7 coisas que você precisa saber antes de estudar no exterior
Estudar no exterior é emocionante, não tem outra maneira de descrever. Foi a melhor época da minha vida e pode ser da sua também quando você conhecer pessoas do mundo todo, ganhar experiência diferente de qualquer outra, e criar novas memórias para a vida. Porém, se você estiver mal preparado, você pode achar a transição de uma vida familiar confortável para uma vida independente um pouco difícil e estressante.
Minhas circunstâncias foram ótimas, pois tive bastante apoio dos meus pais, escritório de admissões, entre outros. Ainda assim, eu conheço algumas pessoas que tiveram momentos difíceis que poderiam ter sido evitados no início da jornada. Se eles soubessem alguma informação antes ou pensassem em planos B’s para possíveis acidentes. Eu já estive onde você está, e eu quero ajudar a tornar sua experiência de estudar no exterior o mais simples possível.
Então, aqui estão 7 coisas que você precisa saber antes de estudar no exterior.
-
Escolha onde estudar
Os países são como pessoas, não existem dois que são iguais. Quando você está fazendo amizades, você provavelmente vai achar mais fácil conectar com pessoas que são mais compátiveis com você. Ao escolher um país ou lugar que você quer passar um tempo significativo morando e estudando, melhor você fazer o mesmo mas em forma de pesquisa.
Primeiro, saiba mais sobre a lingua, cultura, religião, comidas e mais sobre o país para que você não vá no escuro. Talvez você prefira ir sem nenhum conceito ou expectativas, o que é bom também. Não importa o que for, é sempre bom saber antes com o que você está lidando para você não se arrepender da sua decisão.
-
Clima & roupas
Uma coisa que você precisa considerar é o clima. Pesquise sobre o clima e a temperatura média do lugar que você escolher. Eu sou da Málasia, um país onde a temperatura média é de 37 graus Celsius durante o ano todo, o que significa usar camisetas leves e shorts.
Eu estudei na EF Academy Torbay que tem, digamos, um clima excêntrico. Enquanto escrevo este blog, a persiana está fechada impedindo que a luz do sol e o calor me incomodem. No entanto, há apenas duas semanas atrás, tivemos uma tempestade de neve que não acontecia em Torbay há mais de nove anos. Amanhã e nos próximos dias, a previsão é de muita chuva. Como pode ver, é melhor saber como o clima da região para você conseguir levar roupas apropriadas.
-
Plano de telefone
Isto é absolutamente essencial quando estiver estudando no exterior. Você nunca sabe se de repente precisa fazer uma ligação no Aeroporto, usar a internet para o Google Maps, ou procurer alguma informação como um taxi/uber. Antes de viajar, verifique se sua operadora oferece planos internacionais para o país que você está se mudando e se o valor é acessível.
Se não for, não se esqueça de contratar um plano de celular no aeroporto assim que pousar, para você ter uma coisa a menos com o que se preocupar. Se puder, leve também um celular reserve, caso algo aconteça com o seu. É sempre bom estar preparado.
-
Orçamento e finanças
Isso pode ser algo que você não pensa com muia frequência quando seus pais estão por perto, mas quando estiver estudando no exterior, você precisa estar ciente de sua situação financeira e do seu orçamento. Assim como sua operadora de celular, não se esqueça de avisar seu banco o que está acontecendo antes de você viajar para eles não recusarem seu pagamento quando você estiver comprando um café.
Algumas coisas que você precisa saber:
- a taxa de cobrança internacional do seu banco
- a taxa de câmbio atual entre seu país e o país que você está mudando
- o sistema monetário da sua nova casa.
Por exemplo, quando eu estava nos EUA, demorou muito para eu me acostumar com o sistema monetário deles e as vezes ficava embaraçoso quando eu ficava mexendo na minha carteira tentato pegar as moedas certas. Então não se esqueça de entender o sistema para evitar ser “aquela pessoa”.
-
Número de emergência
Todos nós provavelmente sabemos o número de emergência de diferentes países, é claro, não é isso que estou me referindo. (Obs.: Saiba o número de emergência do país que você está mudando, caso ainda não saiba.) O que eu estou falando é sobre o número de emergência da sua escola/universidade para que você possa ligar para alguém caso você se perca ou aconteça algo no aeroporto quando você pousar.
Para estar em preparado, certifique-se que você tem o número de emergência escrito em um pedaço de papel para colocar em sua bagagem caso algo aconteça com seu celular.
-
Dispositivos eletrônicos
Por outro lado, celulares e notebooks são essenciais, já que amaioria das escolas e universidades hoje em dia estão mais tecnologicas, introduzindo o Google e outro programas de aprendizado em seus sistemas. Se você não tiver um notebook, você vai achar difícil digitar uma redação de 1.000 palavras na tela do seu celular ou criar uma apresentação no seu tablet.
Certifique-se de conhecer sua escola/curso e ter o equipamento eletrônico apropriado.
-
Choque cultural & saudades de casa
Eu conheço vários amigos que tiveram um choque cultural quando eles começaram a estudar no exterior, e muitos dos meus amigos tiveram saudades de casa durante o ano acadêmico. Seguindo a primeira dica, com sorte, você vai evitar o choque cultural. Mesmo assim, imprevistos às vezes acontecem, então você precisa aprender a lidar com isso.
Para fazer isso, mantenha a mente aberta e positiva do que está acontecendo ao seu redor e peça ajuda se necessário. Não se isole e apenas espere que alguém apareça. Você tem que assumir responsabilidade por si mesmo porque agora você é um jovem adulto.
Quanto à saudade de casa, eu nunca senti porque – bem, eu não sei o por quê. Então, minha experiência é de observar os outros, talvez trazer alguma comisa do seu país e ligar regularmente para seus pais ajude. Tenha em mente que não importa o quanto você sinta falta de casa, as próximas férias estão chegando então apenas aproveite seu tempo no exterior porque você vai sentir saudades quando acabar.
Os alunos que estudam no exterior conosco na EF Academy têm a oportunidade de ganhar confiança e se tornarem pensadores independents. Nós proporcionamos uma preparação universitária complete e um futuro que não tem fronteiras.