EF Academy Blog
Histórias de nossos high schools internacionais
MenuCarreiras na EF

7 maneiras de incentivar os filhos a aprender outra língua

7 maneiras de incentivar os filhos a aprender outra língua

Em um mundo globalizado, ser capaz de falar um segundo ou terceiro idioma é algo valioso para as pessoas pelo resto de suas vidas. Existem muitas evidências de que quanto mais jovem a criança aprende, melhor desenvolve a pronúncia, o sotaque e as regras gramaticais, portanto, o aprendizado é mais produtivo antes do final dos anos de adolescência.

Então como podemos ajudar nossas crianças a se tornarem fluentes?

1. Fale

Se você já fala o idioma que as crianças estudam, será mais fácil para elas se sentirem confortáveis ao tentarem se comunicar. Assim como aprenderam a falar a língua nativa com você, vão se beneficiar tentando praticar o idioma novo em família. Você pode ajudá-las a estabelecer uma boa base no conforto de casa, longe da pressão das provas ou da sala de aula.

2. Estude com as crianças

Uma das melhores formas de incentivar seus filhos a praticarem algo que pode ser entediante ou até difícil às vezes, é se juntando a eles. Estude com seus filhos e mostre a eles que vocês podem superar desafios juntos.Isso demonstrará que eles não estão sozinhos, ajudando a fortalecer habilidades no idioma, além de ser uma ótima forma de se sentirem conectados aos pais.

3. Encontre lazer no idioma escolhido

Pense em como sua família gosta de se divertir em conjunto. Tem alguma série que vocês todos gostam de assistir? E filmes? Existem vários bons filmes e boas séries que oferecem legendas ou até áudio em línguas diferentes. Na próxima sessão em família, mude o áudio e/ou a legenda, e tentem escolher suas frases favoritas da sessão em conjunto.

4. Coloque-os em um curso de idioma

Cursos de idioma são uma ótima forma de aprender rapidamente. Enquanto a escola das crianças pode não oferecer algum idioma em específico, existem diversas opções de escolas que oferecem chances delas melhorarem no idioma. Uma boa alternativa é encontrar um curso preparatório no exterior, no qual seus filhos podem estar completamente imersos na língua e desenvolvendo uma base sólida.

5. Encontre grupos de estudo

Junto com o curso de idiomas, seu filhos podem obter bons resultados se juntando a um grupo de estudos. Algumas comunidades se juntam depois do período de escola e fazem aulas em centros recreativos, onde seus filhos podem fazer novos amigos e colegas que também estão se desenvolvendo no idioma.

6. Olhe para dentro da sua comunidade

Falando sobre construir uma comunidade, você tem um amigo, familiar, ou vizinho que também fala o idioma que seu filho está tentando aprender? Conte a eles sobre suas crianças e os convidem para bater um papo na língua estudada. Tente organizar um jantar ou atividade que gostem de fazer juntos.

7. Use aplicativos e ferramentas online

Um dos aplicativos mais famosos para idiomas no momento é o Duolingo. Ele é uma boa forma de praticar frases curtas, aprender novo vocabulário e até praticar pronúncia. Outras ferramentas populares são o Memrise, o qual faz gamificação da evolução do aluno no idioma, Busuu, que ajuda com pronúncia e sotaque, e o Drops, que oferece estudos rápidos de 5 minutos e você pode fazer onde quiser.