A importância da educação para a cidadania global
Você provavelmente já ouviu o termo “cidadão global” várias vezes até agora. Especialmente em nosso mundo super conectado, às vezes parece uma necessidade em como você se identifica.
Para aqueles que desconhecem, um cidadão global é alguém que se identifica como parte de uma comunidade mundial e cujas ações contribuem para a construção dos valores e práticas dessa comunidade. Mas o que significa ser um cidadão global?
Ser cidadão global
Ao longo da história humana, sempre nos organizamos em grupos e comunidades que compartilham valores, idéias, cultura e uma identidade geral. Isso, por sua vez, ajudou (e ainda ajuda) a moldar nossas necessidades econômicas, políticas, religiosas e sociais. Mas no século XXI, como o mundo tem menos barreiras físicas e de comunicação, vimos um aumento na demanda por engajamento global, resultando em cidadãos globais que desejam pertencer a uma comunidade mundial em vez de apenas uma pequena comunidade local.
Na sala de aula, os alunos podem começar a enfrentar questões de independência global por meio de um curso de economia; diversidade e cultura em um curso de história; desenvolvimento sustentável em um curso de ciências ambientais e muito mais. As aulas que permitem métodos variados de aprendizado, como debate e interpretação de papéis, estão se tornando uma necessidade crescente para o currículo escolar.
Como resultado, os alunos aprendem a se tornar aprendizes de sucesso, indivíduos confiantes, cidadãos responsáveis e colaboradores efetivos. Resumindo, isso permitirá que os alunos explorem, desenvolvam e expressem seus próprios valores e opiniões. Eles aumentarão suas habilidades de ouvir e respeitar os outros, suas opiniões, e serão capazes de fazer escolhas informadas que não apenas os afetam, mas também afetam as outras pessoas. Assim, o futuro do mundo está nas mãos dos jovens.
-
Você se torna mais consciente
Um cidadão global está ciente de que vivemos em uma rede interconectada, onde muitas de nossas ações e escolhas afetam localmente, nacionalmente e muitas vezes até internacionalmente. Eles são capazes de respeitar a si mesmos e aos outros, independentemente de onde estão.
Umas das consequências de pensar globalmente é que você verá mais pessoas advogando por questões sérias. Algumas dessas questões podem incluir direitos humanos, pluralismo religioso, igualdade de gênero, Estado de Direito, proteção ambiental, crescimento econômico sustentável e redução da pobreza.
-
Você participa da comunidade
Geralmente, um cidadão global tenta entender como o mundo funciona e tenta se manter bem informado. Participa da comunidade em vários níveis, do local ao global e estão dispostos a agir para tornar o mundo um lugar mais justo e sustentável. É aí que entram os jovens.
-
Você se torna um solucionador de problemas
Com uma educação para a cidadania global os jovens são capazes de resolver problemas, tomar decisões, pensar criticamente, comunicar idéias de forma eficaz e trabalhar bem com os outros. Isso não ajuda apenas a vida pessoal e educacional, mas também profissionalmente. Assim, uma educação global na sala de aula é fundamental. Você tem várias oportunidades para ser flexível, criativo e proativo.