10 preparativos para antes de qualquer viagem
A sua próxima aventura está virando a esquina, mas antes de partir lembre-se de deixar tudo pronto da melhor forma e se prepare como o mais experiente profissional (de viagens) faria. Aqui estão as dez melhores dicas para isso:
1. CONHEÇA AS REGRAS
Dependendo do destino para onde vai, as regras relativas ao tempo a que está autorizado a ficar como turista podem variar muito. Certifique-se que conhece as regras e que tem o visto adequado (caso necessário). Além disso, verifique se o seu passaporte tem validade de até 6 meses após o retorno, pois existem alguns países que requerem isso. E, por último, confirme que já tomou as vacinas necessárias para fazer uma viagem segura – uma pesquisa rápida no Google e uma visita ao seu médico irão te dar as informações (e as vacinas!) que precisa. E lembre-se: Se for viajar a um destino exótico – fazendo um safari, por exemplo – é importante ver a questão das vacinas com alguns meses de antecedência porque algumas vacinas precisam ser administradas em várias doses.
2. MANTENHA A CONEXÃO
Acho que todos nós já passamos por isso: De repente a bateria do celular cai para 4% durante uma conversa que pode mudar a sua vida e você começa a escrever cada vez mais rápido para dizer tudo antes que o celular diga adeus. Não é um sentimento agradável e a única coisa que pode te salvar é o carregador. Tenha certeza de ter o carregador sempre ao seu lado e não se esqueça do adaptador, desta forma pode carregar o seu celular em qualquer parte do mundo.
3. USE O GOOGLE MAPS
Se for viajar com um dispositivo iOS ou Android, então não terá que se preocupar em se perder. O Google permite salvar mapas que podem ser acessados em modo offline (pode dizer adeus aos custos de roaming). Pode gravar mapas de regiões tão grandes como Paris, e até 6 mapas de cada vez. Se já sabe os locais que quer visitar durante a sua viagem, faça um favor a si mesmo e baixe os mapas antes de ir.
4. TENHA UM CHIP LOCAL
Enquanto estamos nesse assunto (de telefone), caso esteja pensando em ficar no mesmo país durante algum tempo, vale a pena investir num cartão SIM local. Isso permitirá manter o contato com os seus amigos locais, chamar táxis e navegar na internet sem se preocupar com taxas de roaming ou com sinal de wifi. É importante levar um telefone desbloqueado, caso contrário não conseguirá usar o cartão SIM de outra rede.
5. PESQUISE
Faça pesquisas antes de viajar. Quase todas as cidades, mesmo as menores, possuem website local onde colocam agendas culturais com os eventos que estão por vir. Edições locais da revista Time Out podem também ser um excelente recurso. Não hesite em pedir dicas a amigos ou amigos de amigos nas redes sociais – irá se surpreender com quantas pessoas estão dispostas a ajudar e compartilhar os segredos das cidades. Quanto mais pesquisar, melhor preparado e entusiasmado ficará!
6. COMECE A FAZER NETWORKING
Se vai sozinho mas não quer passar as suas férias isolado, então comece a fazer networking e a expandir a sua rede de contatos antes de partir. Mostre o seu roteiro através de um blog de viagem (Tumblr é uma boa escolha, uma vez que permite criar hashtags por destino, por exemplo) e conecte-se com seus amigos ou amigos de amigos via Facebook ou Instagram – mais uma vez, a maioria das pessoas irá, de bom grado, compartilhar dicas com você e até te encontrar num café, quem sabe!
7. VEJA, FOTOGRAFE, GUARDE, MOSTRE
Deixa eu adivinhar: provavelmente irá tirar milhares de fotos na sua viagem. Uma cidade nova, uma festa na piscina, o cappuccino de todas as manhãs e os monumentos históricos que encontrará irão render excelentes postagens em seu Instagram. Se está tirando fotos à moda antiga – com uma câmara ao invés do celular – então tem muitas maneiras de salvar e mostrá-las. Faça upload delas para o seu blog, ou crie uma galeria de fotos online com o Flickr ou SmugMug.
8. APRENDA EXPRESSÕES LOCAIS
Saber como se comunicar com os residentes é a chave para fazer amigos e se sentir em casa na sua nova cidade (mesmo ficando por apenas alguns dias). Não precisa ser fluente no idioma, mas conhecer algumas frases e expressões básicas irão te ajudar imensamente e quanto mais souber, melhor. Antes de viajar, compre um livro que tenha essas frases (não são muito caros e são leves e fáceis de transportar) e estude-o! Conseguir dar as orientações necessárias quando tiver que pegar um táxi, fazer compras na mercearia local ou explicar as suas alergias a um médico que não fale seu idioma pode, literalmente, salvar sua vida.
9. LEVE DINHEIRO
A não ser que vá para a Suécia, onde o governo está tentando criar uma sociedade sem dinheiro, a realidade na maioria dos países (ainda mais nos menos desenvolvidos) é “o dinheiro é quem manda”. Com certeza você não quer acabar num cenário horrível em que não é capaz de comprar comida, transporte ou acomodação porque não há nenhum caixa eletrônico por perto, por isso troque dinheiro suficiente antes de partir. Mas tenha cuidado com batedores de carteira – nunca deixe todo o seu dinheiro no mesmo lugar e nunca deixe o seu dinheiro em cima da cama quando sair do hotel.
10. FAÇA AS MALAS “LIKE A BOSS”
Não há nada mais irritante que andar arrastando uma mala gigante, cheia de coisas que provavelmente nunca mais voltará a usar e não ter espaço nenhum para trazer as coisas que compra durante a viagem, sendo obrigado a pagar pelo excesso de bagagem na volta para casa. Para evitar esta situação, lide com uma das partes mais importantes (e menos divertidas) de preparar a sua viagem “like a boss”. Se for viajar apenar durante um final de semana ou por menos de uma semana leve uma mala menor, enrole a sua roupa ao invés de dobrar, e avalie todos os conjuntos que escolheu, antes de dar por terminada a sua arrumação – você perceberá que consegue sobreviver com bem menos do que pensava.
E agora que está pronto para partir – Buon voyage! Buon Viaggo! Have a nice trip! Trevlig resa! Buon Viaje!