10 destinos de verão para quem gosta de gastronomia
O verão está quase aí, e isso significa que é hora de começar a planejar suas férias de verão! Se o seu lema de vida é “viajar por comida”, você precisa conferir esses 10 destinos épicos para quem curte gastronomia.
Dos movimentados mercados de vendedores ambulantes de Cingapura ao fish & chips à beira-mar de Brighton, explorar uma cidade por meio de sua culinária é uma das melhores maneiras de realmente conhecer a cultura local.
1. Singapura
A rica herança cultural de Cingapura é o que a torna uma cidade tão excitante para os amantes da gastronomia. Seu aspecto gastronômico representa sua população diversificada – com influência chinesa, malaia, indiana, indonésia e europeia.
Embora a cidade tenha vários restaurantes requintados, são os mercados ambulantes locais que oferecem a melhor culinária local a ótimos preços. Não perca as especialidades de Cingapura: arroz de frango, espetos satay, caranguejo com pimenta e nasi lemak. Esses movimentados mercados ao ar livre estão espalhados por toda a cidade e ficam abertos até tarde nas noites amenas de verão. E quando você precisa se refrescar, a Ilha Sentosa oferece o refúgio perfeito à beira-mar.
2. Sliema, Malta
A ilha de Malta é um tesouro escondido para quem procura uma escapadela de verão europeia sem as multidões. O pequeno porto de pesca de Sliema é uma charmosa e colorida cidade turística com enseadas rochosas e um longo calçadão repleto de restaurantes locais. Então, o que é exatamente a comida maltesa? Inspirando-se em sua proximidade com a Sicília e o norte da África, carregado de sabores mediterrâneos, a comida maltesa é realmente de dar água na boca. Procure torta de lampuki (torta de peixe), ensopado de coelho, bragioli (azeitonas de carne), kapunata (versão maltesa de ratatouille) e kannoli para sobremesa.
3. Toronto, Canadá
O verão em Toronto tem uma vibe de longas noites, festivais gastronômicos, shows, mercados pop-up, filmes sob as estrelas e piqueniques à beira-mar. Os moradores se reúnem às margens do Lago Ontário para se refrescar, antes de retornar à cidade para festejar nos festivais de comida de verão. Vá para TacoFest e RibFest em junho, aproveite as ofertas de Summerlicious em julho e Sweetery e Taste of the Middle East em agosto.
4. Seul, Coreia do Sul
A cultura coreana entrou no mainstream graças ao K-Pop e séries como Squid Game da Netflix, então agora é o momento perfeito para fazer uma viagem a este país fascinante. Os coreanos têm orgulho de sua cultura culinária, o que significa que os viajantes serão recompensados com uma miscelânea de pratos, sabores e aromas locais. Barracas de comida de rua se alinham em cada esquina, servindo guloseimas baratas como hotteok (panqueca recheada), tteokbokki (bolinhos de arroz picantes) e odeng (bolo de peixe). Durante os meses quentes de verão, o Mercado Noturno de Seul Bamdokkaebi é o lugar para comer, fazer compras e beber nas noites de sexta e sábado.
5. Brighton, Reino Unido
Nada é mais a cara do verão no Reino Unido como peixe e batatas fritas na praia. E Brighton, uma das cidades litorâneas mais populares do Reino Unido, oferece cobertura, com ótimos pontos de venda para viagem à beira-mar. Se você preferir algo um pouco menos gorduroso, confira o icônico Shelter Hall de Brighton, que abriga sete dos melhores restaurantes da região, de autêntica pizza italiana a vietnamita fresca e coreano picante. O melhor de tudo é que ele se espalha direto na praia, para que você aproveite seu almoço enquanto aproveita as vistas deslumbrantes.
6. Honolulu, Havaí
Aproveite a agitação da mundialmente famosa praia de Waikiki em Honolulu e assista surfistas experientes surfando nas ondas, antes de sair para um luau e assistir a hula tradicional. Parece bucólico? O Havaí é um paraíso tropical e sua capital Honolulu é o destino de verão perfeito para os amantes da gastronomia. Se você optar por sashimi e poke bowls, poi (pasta de raiz de taro) ou um enorme prato de carnes havaianas tradicionais da Helena's Hawaiian Food, você não ficará com fome. Não se esqueça de deixar espaço para a sobremesa: torta haupia de chocolate, malasadas recheadas com creme ou gelo raspado.
7. Cidade do Cabo, África do Sul
A Cidade do Cabo é um paraíso de verão no Hemisfério Sul, com temperaturas amenas e intermináveis dias ensolarados que se estendem de novembro a fevereiro. E se a Cidade do Cabo não cruzar seu radar gastronômico, você terá uma surpresa agradável. Embora as carnes de caça cozidas em um braai (churrasco) sul-africano certamente valham a pena provar, a herança multicultural da cidade criou uma cena gastronômica verdadeiramente internacional, rica em sabores e estilos. Pare no Neighbourgoods Market em um sábado e faça um piquenique épico para desfrutar enquanto assiste a um pôr do sol espetacular de uma das praias da cidade.
8. Berlim, Alemanha
No verão, as ruas de Berlim se transformam em terraços para refeições ao ar livre, e seus parques e lagos são o lugar para fazer piqueniques e se refrescar. A vibração cosmopolita da cidade ecoa em sua incrível cena gastronômica e vida noturna épica. O bairro hipster de Kreuzberg não tem escassez de restaurantes e bares internacionais para se deliciar. Ou se você quiser uma refeição rápida entre os passeios turísticos, pegue um favorito cult de Berlim Currywurst mit Pommes (pedaços de salsicha com curry em pó e batatas fritas), Döner kebab ou um Brezel salgado.
9. Barcelona, Espanha
Barcelona é uma cidade que nunca dorme – especialmente no verão. Com uma das melhores praias urbanas da Europa e milhares de bares e restaurantes que servem cozinha espanhola durante toda a noite, o verão é o momento perfeito para explorar esta animada cidade espanhola. Passe o dia pulando de bar até a praia, provando tapas como croquetes, presunto ibérico, patatas bravas, bocadillos e chouriço à medida que explora o local. E quando você precisar se reidratar, um grande jarro de sangria gelada deve fazer o truque!
10. Brisbane, Austrália
Brisbane é uma das maiores cidades da Austrália, situada na costa dourada de Queensland. Seu clima quente durante todo o ano faz valer a pena viver a vida ao ar livre, e a cidade é conhecida por sua vibração descontraída. O brunch é considerado uma instituição, então prepare-se para atravessar a cidade em busca do melhor café e abacate na torrada.
Os amantes de frutos do mar devem provar os mais amados de Brisbane – Moreton bay bugs, uma pequena lagosta que geralmente é servida grelhada no churrasco. E para comer barato, o Eat Street Markets em um antigo terminal de contêineres serve cozinha internacional e música ao vivo todo fim de semana. Só não se esqueça que o verão australiano vai de dezembro a fevereiro, então é o lugar perfeito para visitar quando fica frio em qualquer outro lugar.