10 motivos para visitar Bristol
Nomeada como o melhor lugar para se viver no Reino Unido em 2017, Bristol é uma cidade portuária situada no rio Avon, no oeste do país. É o local de nascimento de Banksy, a casa dos feitos arquitetônicos mais impressionantes de Brunel e a cidade natal de JK Rowling. Esta cidade peculiar e charmosa é frequentemente descrita como um lugar alegre, animado e artístico.
Mas por que exatamente todo mundo está vivendo tão feliz aqui e por que você também vai adorar visitar Bristol? Porque você estará…
1. Vivendo a vida
Além do título de melhor lugar para se viver no Reino Unido, Bristol recebeu muitos outros prêmios ao longo dos anos. Foi eleita o melhor lugar para estudar, uma das cinco cidades mais inspiradoras e até mesmo uma das dez melhores cidades para se viver no mundo. A razão para isso é clara – Bristol sempre tem alguma coisa acontecendo. Tem toda a vida de uma cidade grande embalada em um tamanho mais administrável, por isso é impossível se sentir desengajado e sem inspiração aqui.
De passeios a pé a festivais incríveis, incluindo Bristol Food Connections, Bristol Pride, Bristol Sounds e Bristol Harbor Festival, sempre há algo acontecendo.
2. Voando para cima, para cima e para longe
Por falar em festivais, um dos festivais mais importantes e cativantes para assistir aqui é o Bristol International Balloon Festival, em agosto. Durante essa extravagância, a cidade realmente se transforma em um cartão postal perfeito, e todos querem tirar fotos dos balões de ar quente coloridos que flutuam sobre a ponte Brunel.
Essas fotos agora se tornaram sinônimo de cidade, e geralmente há cerca de 100 balões de ar diferentes em todos os tipos de formas e tamanhos malucos. A melhor maneira de vivenciar este dia magnífico é chegar cedo para ver os balões subirem junto com o sol, depois ficar até tarde para assistir a sua bela descida e participar do final dos fogos de artifício Nightglow.
3. Escalada de picos
O Bristol Three Peaks Challenge é uma versão em escala reduzida do National Three Peaks Challenge. Você vai escalar Knowle Hill, Maes Knoll e Blackberry Hill e passar pelas vistas do lago da Ilha Denny. Embora isso não seja tecnicamente em Bristol, use sua estadia em Bristol para explorar algumas das belas paisagens que o cercam.
4. Explorando Brunel, Banksy e mais
Ao visitar Bristol e caminhar pela cidade, você será atingido pela grande variedade de arquitetura – da medieval à moderna, a um estilo arquitetônico específico apenas para a área, Bristol Bizantina. A ponte suspensa Clifton de Isambard Kingdom Brunel é um claro destaque. Criador da primeira máquina a vapor, Brunel não só revolucionou a indústria, mas também se destacou como arquiteto. Sua ponte em Bristol é famosa por seu tamanho impressionante e cenário dramático.
Depois de fazer um piquenique no parque próximo e contemplar a ponte, vá ao Museu e Galeria de Arte de Bristol. Apesar do nome singular, este lugar abriga sete galerias em uma. Suba até o segundo andar e explore a Eastern Art Gallery, a French Art Gallery, a British and European Art Gallery e muito mais.
E o que Bristol seria sem Banksy? Você encontrará as pinturas infames de Banksy usando o aplicativo Banksy Bristol Trial, incluindo a Garota com o Tímpano Perfurado, o Gato e o Cachorro, o Gorila Mascarado (e muito mais – ele realmente via sua cidade natal como uma tela em branco).
5. Aproveitando o rio Rio
Pode parecer que cometi um erro no título, mas, na verdade, o Rio Avon se traduz literalmente como “Rio Rio”, porque a palavra “Avon” é um cognato da palavra galesa “afon” que significa “rio”. Para distinguir este rio dos oito outros rios no Reino Unido que têm o mesmo nome, este rio é às vezes chamado de Bristol Avon.
O Porto de Bristol, ou Porto Flutuante, como é frequentemente chamado, não é afetado pela maré do rio devido às suas eclusas e se tornou um ponto de encontro para turistas e moradores locais. Em um dia de sol, o porto é o lugar perfeito para relaxar e se divertir com os amigos devido à sua variedade de cafés, bares e atrações turísticas.
6. Explorando mistérios e descobertas
Bristol está repleta de histórias intrigantes – muitas das quais você pode ouvir nos muitos passeios a pé oferecidos. Da Princesa Caraboo (1791 – 1864), que apareceu em Bristol nos anos 1800 e se tornou o assunto da cidade porque falava uma língua estrangeira que ninguém conseguia entender, a Elizabeth Blackwell (1821-1910) que fez campanha para permitir as mulheres estudar medicina e se tornou a primeira mulher a ter seu nome no registro do British General Medical Council.
Um exemplo mais recente de um mistério local é talvez o grafiteiro Banksy, que permaneceu anônimo apesar da fama mundial.
7. Pular em barcos e bicicletas
Ao visitar Bristol, faça um cruzeiro até o desfiladeiro de Avon para aprender sobre a vida selvagem local ou embarque em um barco para cima e para baixo no porto flutuante – muitos passeios vêm com chá da tarde.
Um simples passeio de bicicleta pela cidade também é uma ótima maneira de fazer alguns passeios turísticos, e há muitos lugares para alugar uma bicicleta. Você pode fazer isso sozinho ou em um passeio com o Adventurous Activity Center. Se você tiver problemas com sua bicicleta, vá até a margem do rio e pare em Mud Dock, um café-bar que também funciona como um serviço de conserto de bicicletas.
8. Admirando catedrais e castelos
Os aficionados por história vão se apaixonar pela cidade devido à sua riqueza de edifícios históricos intrigantes. A Catedral de Bristol, por exemplo, existe desde o século 12 e contém muitas esculturas antigas e entalhes intrincados.
Bristol também abriga o Castelo de Blaise, um museu e propriedade do século 19 com hectares de jardins bem cuidados para explorar. A casa contém objetos do cotidiano vitoriano para você examinar, uma sala de fotos com um pórtico clássico e teto de vidro da década de 1830 e um telhado para que você possa ter vistas panorâmicas da propriedade.
Se você quiser explorar mais a herança de Bristol, você pode até mesmo baixar guias de áudio de turismo a pé completamente gratuitos para aprender mais sobre a história intrigante de Bristol.
9. Desfrutando de alguma cultura moderna
Bristol é considerada a cidade mais artística (leia-se: hipster) do Reino Unido. Além de uma cena de arte incrível, você descobrirá que Bristol atende a outros gostos hipster também: os gourmets ficarão encantados com o St Nicholas ‘Markets, os obcecados por música vão querer ficar em lojas de vinil como Idle Hands e Payback, e os amantes do vintage devem passar meio dia no Mercado Velho. E não se esqueça de todos aqueles artistas independentes pintando a cidade com spray e se divertindo no coletivo do Centrespace – eles tornam a cidade vibrante e inovadora.
Embora seja apenas uma cidade e um condado, tem até sua própria moeda, a libra de Bristol, para manter o dinheiro circulando perto de casa, em vez de ser sugado por grandes empresas em outros lugares.
10. Saindo de casa
Bristol oferece muitas atividades ao ar livre e locais para passear. Quando o sol está brilhando, relaxe em um espaço verde aberto no Bristol Downs, jante ao ar livre em um jardim de pub ou dê um passeio pela Reserva Natural Leigh Woods.
Para aquele jardim de pub, você pode sentar-se no White Lion, com vista para a Ponte Suspensa de Clifton e o Desfiladeiro de Avon. Para aquela viagem a Bristol Downs, traga um piquenique e alguns amigos, e talvez uma bola de futebol se você quiser se exercitar. Para sua viagem à reserva natural, calce suas botas de caminhada e procure por trilhas de caminhada.
Pensando em visitar Bristol? Confira nossa amostra de itinerário para mais inspiração.