10 razões pro clima do Reino Unido não ser tão ruim quanto você pensa
As pessoas que não moram no Reino Unido geralmente acreditam que o clima britânico é terrível e se preparam para qualquer visita carregando tudo, desde casacos de chuva a jaquetas de esqui. Mas é verdade? Não necessariamente! De fato, o clima no Reino Unido é tão diverso quanto suas culturas, dialetos e habitantes locais – e muito mais interessante do que você imagina.
Se você planeja estudar no Reino Unido ou simplesmente visitar por um fim de semana e tiver alguma “ansiedade climática”, aqui estão dez razões pelas quais você pode descansar (bem, principalmente):
1. É deliciosamente imprevisível
Sim, os britânicos são famosos por sempre falar sobre o clima – o que não é verdade. Mas é verdade que é um tópico que sempre interessa em todo o país. Para ser justo com os britânicos, eles não estão errados: pode ser um sol forte em um minuto e chuvas fortes no outro. Pelo menos o tempo não é chato!
2. Fica quente … muito quente
Você deve ter ouvido falar que o Reino Unido tem verões chuvosos, mas isso não é verdade. Certamente, alguns anos poderiam ser melhores (chove, mas a chuva é quente!), mas a Grã-Bretanha na verdade desfruta de verões bastante secos e quentes – principalmente nas últimas décadas, onde os verões regularmente batem recordes como os mais quentes de todos os tempos. O sul do Reino Unido, incluindo cidades como Londres, Bournemouth, Brighton, Eastbourne e Bristol, é famoso por seus agradáveis climas de verão, que são quentes, mas não insuportáveis.
3. Oeste para leste, o clima é muito diferente
Veja um mapa meteorológico do Reino Unido e você verá um padrão – o clima na costa oeste é geralmente mais úmido do que na costa leste. Isso ocorre porque existe uma corrente de ar quente chamada Corrente do Golfo que leva o ar quente através do oceano do Caribe para o Reino Unido. Mistura-se com o ar frio da Islândia e Escandinávia no norte e o ar quente da Espanha e da França no sul. O choque de temperatura do ar produz chuva, que cai sobre o oeste, pois é a mais exposta às correntes de ar quente.
4. A chuva varia entre diferentes regiões
Você encontrará mais chuva na costa noroeste do que no sudoeste. Embora a parte central e sudeste do Reino Unido receba menos chuva, também pode ser mais afetada por chuvas extremas. A chuva pode variar mesmo dentro das regiões: algumas áreas não ficam molhadas porque são protegidas por montanhas e colinas!
5. Existem cerca de 100 palavras para chuva
Embora não chova tanto quanto as pessoas pensam, se chover, você terá cerca de 100 palavras diferentes para descrevê-lo em inglês: faça a sua escolha a partir de ótimas sugestões como dilúvio, monção, chuva torrencial, chuvisco, granizo, baldes … A lista continua.
6. Existem mais de 10 climas regionais
O Met Office, que monitora e prevê o clima no Reino Unido, sugere que há 11 regiões climáticas distintas na Grã-Bretanha. Mas, como 11 é muito para lembrar, vamos nos ater aos quatro principais: o nordeste, onde o verão é fresco e o inverno é ameno; o noroeste, onde os verões são amenos e os invernos frios; o sudeste, onde o verão é quente e o inverno é frio; e o sudoeste, onde o verão é quente e o inverno é ameno. Isso torna o Reino Unido um local interessante e interessante para explorar, também em termos de clima.
7. Londres tem as temperaturas mais extremas
Se você procura clima quente, provavelmente sempre desejará escolher o sul do Reino Unido, pois é estatisticamente mais quente que o norte. A região sudoeste, que inclui cidades como Bristol, Torquay e Bournemouth, é mais quente o ano todo – mas Londres e o sudeste são os lugares com as temperaturas mais quentes e mais frias. Isso é afetado pelos ventos continentais europeus, quentes no verão e frios no inverno.
8. Procurando neve? Vá para o norte
O Reino Unido não é conhecido por suas paisagens de neve (mesmo que os britânicos esperem por isso), mas na verdade existem áreas que recebem muita neve – elas estão todas no norte! A Escócia é a mais nevada, o que faz sentido, porque na verdade está na mesma latitude da Noruega, Suécia e Dinamarca. Só não pense em ir para o sudoeste para ver neve, porque recebe a menor queda de neve do mundo.
9. Recebeu um furacão ocasional…
Devido à sua posição na corrente do Golfo, o Reino Unido ocasionalmente é atingido pelas sobras de furacões no Oceano Atlântico, que tendem a evitar incólume a Europa continental. As últimas grandes tempestades que atingiram o Reino Unido foram Ophelia em 2017 e Christian em 2013. Provavelmente a pior tempestade foi a infame Grande Tempestade de 1987 – especialmente porque a previsão do tempo dizia a todos que não havia com o que se preocupar! Mas não se preocupe, grandes tempestades ainda são ocorrências raras no Reino Unido.
10.… e até tem tornados (e é, de fato, a capital mundial dos tornados!)
Não, isso não é uma piada! Os cientistas estudaram a frequência de tornados relatados por quilômetro quadrado, e o Reino Unido ficou no topo – mais do que qualquer outro país do mundo. Tudo bem, esses tornados raramente são destrutivos (você pode dar um suspiro de alívio), mas ainda é uma estatística impressionante e inesperada.