GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

11 dicas para aumentar o seu network

11 dicas para aumentar o seu network

Ir a um evento de network é o mesmo que um primeiro encontro. Você pensa duas ou três vezes no que vai vestir, ensaia o que vai dizer e preocupa-se com as pausas silenciosas ou com as mãos suadas.

A boa notícia é que os primeiros encontros podem ser praticados e tornam-se mais fáceis com o tempo, pelo menos os relacionados com o networking. Com pouco de experiência, poderá se misturar e conectar-se como um profissional e ainda pode terminar no trabalho dos seus sonhos. Juntamos 11 dicas para aumentar a sua rede de contatos.

  1. REGRAS BÁSICAS

Devia ser autoexplicativo, mas não custa repetir: sorria, esteja acessível e amigável e não compartilhe demais. Faça questões (abertas), ouça atentamente, mostre interesse genuíno e impressione dando seguimento às suas perguntas.

  1. CHEGAR CEDO COMPENSA

Chegando modernamente atrasado(a) geralmente é algo aceitável, mas não quando falamos de networking: Chegar cedo traz a vantagem de que vai estar menos lotado e não vai ter de interromper ninguém para iniciar uma conversa – networkers ainda têm energia e tempo para falar uns com os outros.

  1. TENHA UM PLANO

Poucas pessoas consideram o networking como a sua atividade favorita, portanto, defina um objetivo – fale com 10 pessoas ou passe uma hora no evento. Depois ofereça a si próprio uma recompensa e aumente os seus objetivos para a próxima.

  1. LEVE CARTÕES DE VISITA

Cartões de visita são a moeda de troca em eventos de networking – leve e troque. Se quer ir mais longe, crie cartões com cores, tamanhos ou conteúdos únicos. No entanto, não seja engraçadinho(a) porque as pessoas podem acabar jogando o seu cartão fora.

  1. ANOTE

Nós gostamos de pessoas que prestam atenção ao que dizemos. Um truque fácil para se lembrar de detalhes, histórias e momentos é apontar o que ouviu depois de cada um ir para seu lado – hobbies e paixões são perfeitos para quebrar o gelo.

  1. DÊ SEQUÊNCIA

Nos encontros amorosos segue-se a regra dos três dias, os networkers precisam seguir a regra do “um dia”: Faça follow-up até 24 horas (máximo 48). E-mails são uma forma rápida de fazer isso – ganhe pontos ao referir-se a uma história, artigo ou história que discutiu (e escreva-os).

  1. TORNE PESSOAL

Tentar chamar a atenção num e-mail pode ser complicado, é muito mais fácil falar com as pessoas ao vivo. Depois do contato inicial, sugira ir beber um café ou um almoço de negócios – garanta que a sua reunião tenha um objetivo. Tempo é dinheiro.

  1. A MAGIA DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são os melhores amigos para se fazer network: Ao olhar para fotos para se lembrar dos rostos ou ver CVs e portfólios, pode entrar em contato antes e depois do evento.

  1. SEJA PACIENTE

No Networking é preciso dar e receber. Não é tudo sobre si e os próximos passos da sua carreira – é sobre o futuro, ajudar os outros, apresentando-os a alguém ou fazendo-lhes um favor.

  1. QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE

Uma ligação de qualidade é mais valiosa do que 20 superficiais. No entanto, provavelmente precisa de 20 superficiais para atingir a jóia. (Sim, é como em namoros). Então bata um papo até chegar ao momento de brilhar.

  1. CUIDE DO SEU NETWORK

Você conversou, já está com uma pilha de cartões de visita e fez várias ligações online. Até pode ter um café marcado. Em teoria, podia ficar feliz com o que tem, certo? Errado. O trabalho acabou de começar. Agora tem que dar valor ao seu network – fale com os seus contatos, mande-lhes cartões em datas importantes e certifique-se que não se esquecem de você – não sabe quando pode precisar deles.

Imagem de Geoffrey Franklin, Flickr / Creative Commons

Quer impulsionar sua carreira internacional?Saiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever