7 tradições de Ano Novo ao redor do mundo
Que tal aprender novas tradições para comemorar a chegada do ano novo e quem sabe assim ter ainda mais sorte nos próximos 12 meses? Fizemos uma lista de tradições de diferentes partes do mundo:
1. COMECE O ANO COM PÉ DIREITO
Na Escócia e na Grécia, o «pé direito» é uma antiga tradição. A primeira pessoa que entra na sua casa pode trazer sorte ou azar. É bom que entrem primeiro amigos e parentes, sempre com o pé direito e nunca com as mãos vazias.
2. PULE!
Faça como os dinamarqueses e comece o ano pulando de uma cadeira a meia-noite. No Brasil, os que tem a sorte de estar perto do mar, pulam sete ondas ao mesmo tempo que pedem sete desejos.
3. MUITAS UVAS NA BOCA
Na Espanha e muitos outros países de língua espanhola, as pessoas começam o ano novo com a boca cheia: a crença diz que comer doze uvas à meia-noite trará doze meses cheios de felicidade e prosperidade. As uvas não podem ser comidas a qualquer momento: ao toque dos sinos dos últimos 12 segundos do ano se come uma uva a cada toque.
4. ZA ZDOROVJIE
Na Rússia, os desejos de Ano Novo são levados muito a sério. Os russos escrevem seus pedidos em um pedaço de papel e o queimam. Essas cinzan são jogadas na taça de champagne e essa mistura é bebida. Saúde!
5. UM ANO DE VIAGENS
Essa é uma ótima tradição a ser seguida por todos aqueles que amam viajar: na Colômbia, as pessoas que desejam ter um ano novo cheio de viagens, dão uma volta no quarteirão à meia-noite com uma mala (vazia).
6. CUIDADO COM O QUE VOCÊ COME
Comer alimentos redondos atrai prosperidade. Na Itália é costume dizer que o prato típico que se come à meia-noite, o “cotechino y lenticchie” (um tipo de linguiça com lentilhas), traz muita sorte – afinal de contas a lentilha parece com pequenas moedas.
7. TUDO REDONDO
Nas Filipinas é comum que tudo que estiver sobre a mesa e algumas coisas mais sejam redondas: a fruta servida é redonda, as pessoas se presenteiam com moedas e vestes roupas com bolas.