8 formas pelas quais viajar pode trazer maturidade
Viajar é maravilhoso! E mesmo que nem sempre tudo saia exatamente como planejado – você pode voltar com uma queimadura de água-viva, por exemplo, ou perder sua carteira – você certamente passará por experiências inesquecíveis e voltará muito mais maduro. Para ilustrar, aqui estão as 8 formas pelas quais viajar pode trazer maturidade:
1. Aprenda a respirar fundo
Viajar vai testar os seus limites. O seu trem poderá atrasar ou até mesmo ser cancelado. Ou você vai esperar por horas (sim, horas) na fila do Museu do Louvre e sentir como se estivesse envelhecendo uns 5 anos. Ainda assim, a experiência valerá a pena e no final você certamente aprenderá a ser mais paciente.
2. Aceite o choque cultural
Eventualmente irá acontecer, mesmo que em diferentes níveis para cada pessoa. Em 2006, a BBC reportou que 12 turistas japoneses sofreram durante um ano com “Síndrome de Paris”, um surto nervoso associado ao choque cultural de visitar Paris pela primeira vez. Aparentemente os turistas ficaram desiludidos quando seus ideais românticos e expectativas sobre a icônica cidade foram frustrados com a realidade do que a cidade realmente é. Como assim? Quer dizer que realmente existem moradores de rua, furtos, sujeira e fedor no metrô de Paris? A resposta é sim.
3. Teste o seu relacionamento
Seja viajando com um amigo, namorado ou até mesmo um cachorro, o relacionamento com seu companheiro de viagem será testado. Viajar pode ser estressante, como já falamos, e as pessoas (e animais) lidam com isso de forma diferente. Esse é o famoso “ou vai ou racha”: ou vocês voltarão ainda mais unidos ou provavelmente nunca mais viajarão juntos novamente. Nunca. Mais.
4. Faça novos amigos
Especialmente se você estiver viajando sozinho ou sozinha. Estando longe de casa, você acabará tendo mais oportunidades de fazer amigos em lugares pouco prováveis: no hotel, na lanchonete, no museu. Abrace ao máximo essa ideia e faça amigos para levar por toda a vida. Ainda mais durante um intercâmbio no exterior.
5. Mude suas perspectivas
Talvez você tenha alguma perspectiva ou visão de mundo considerando apenas uma cultura. Isso pode mudar e muito provavelmente irá. Ou, isso irá confirmar as suas crenças e você vai aprender muito mais sobre você. Resultado: amadurecimento! (viu só?)
6. Adapte-se à mudança
A única coisa constante nessa vida é que as coisas mudam o tempo todo. Mantenha isso em mente para sua vida, especialmente se, do nada, um vulcão na Islândia decidir entrar em erupção e bagunçar o tráfego aéreo por semanas (sim, estou falando com você, Eyjafjallajökull!). Você aprenderá a lidar pacientemente com situações estressantes e inesperadas. É aquela velha história: “se a vida ter der limões, faça uma limonada”.
7. Reconsidere o seu apego às coisas
Isso tem muita relação com o número seis, pois, às vezes, algo que você considera valioso pode não estar disponível. Então, se o seu secador de cabelo pifar devido à voltagem errada, você pode se dar conta de que na verdade ele não era tão importante assim para você e curtir o seu novo visual.
8. Dê mais valor às coisas
Dizem que você nunca aprecia nada de verdade até que você perca essa coisa. E é verdade. A boa notícia é que deixar os seus itens mais preciosos de lado vai fazer com que você os valorize ainda mais na volta. Nós garantimos. 😉
Viajar não vai transformar você em uma pessoa completamente diferente da noite para o dia, mas vai fazer você amadurecer em muitas formas. Quanto mais você viajar, mais você vai amadurecer e aprender sobre você mesmo.
Conclusão: nunca deixe de explorar o mundo!