A carta de apresentação perfeita
Qual é a fase do processo de seleção para emprego que é mais estressante? Responder a esta pergunta não é uma tarefa fácil e acrescentar uma carta de apresentação a esse conjunto parece ainda pior, mas aqui ficam algumas dicas para que possa usar essa carta a seu favor e ter sucesso.
REGRAS BÁSICAS
Escreva no máximo três parágrafos com três ou quatro frases cada um. Caso se candidate por email, copie a carta de apresentação no corpo do email para que o(a) recrutador(a) possa ler imediatamente. Leia uma, duas, três… quantas vezes forem necessárias para garantir que não haja nem um único erro ortográfico.
AS SAUDAÇÕES
Faça um trabalho ao estilo Sherlock Holmes para descobrir o nome da pessoa responsável pelo recrutamento e não seja genérico escrevendo “Caro(a) Recrutador(a)”.
PARÁGRAFO 1: PEQUENO NOTÁVEL
Quando se escreve uma carta de apresentação não é necessário deixar o melhor para o final: na verdade, a primeira frase pode destacar ou destruir a sua candidatura à vaga. Não gaste caracteres preciosos dizendo o óbvio (o seu nome e que está se candidatando ao emprego xyz) no primeiro parágrafo. Surpreenda-os com uma primeira impressão que explica não só porque está super entusiasmado(a), mas também porque é a pessoa certa para a vaga.
PARÁGRAFO 2: HORA DE BRILHAR
Você se considera especial, não é mesmo? Esse é um bom momento para provar isso. Destaque suas realizações, moste suas habilidades e faça propaganda do seu conhecimento. Não repita o seu currículo nessa parte, mas sim o aumente e conte uma história, já que pode usar frases completas. Escreva num tom amigável e convidativo que te permita mostrar o seu entusiasmo e a sua personalidade – se arrisque mas seja humilde.
PARÁGRAFO 3: FAÇA A LIÇÃO DE CASA
Pesquise e personalize a sua carta de apresentação. Pesquise informações sobre a empresa, o departamento e a posição para a qual vai – pesquise por toda a internet se for preciso, incluindo redes sociais e LinkedIn dos funcionários dessa empresa. Após isso, não tenha medo de mostrar que é um especialista apaixonado e que não se limita a “copiar” e “colar”. Aproveita esse momento para fazer a transição para a sua frase final.
CONCLUA COM IMPACTO
Feche, resumindo em uma frase, dizendo porque você e o trabalho em questão foram feitos um para o outro.
FORMALIDADES FINAIS
Claro que está ansioso(a) para falar mais sobre você na entrevista, e chegará esse momento, porém foque no que é importante no momento, faça um texto sucinto se colocando à disposição para novos contatos e para fornecer maiores informações.
ATENCIOSAMENTE,
Não se esqueça de colocar o seu nome aqui.