A melhor playlist para andar em Londres
Londres sem música é… Então, não é a mesma Londres. Os londrinos apreciam os artistas mais famosos do mundo e também os músicos de rua: o status não importa, a cidade pulsa pela música.
Por isso, em sua próxima visita à capital britânica ou apenas para entrar no clima, aumente o som e ouça essa eclética playlist, que apresenta de tudo: desde punk até grime e indie à música eletrônica.
Não há dúvida sobre isso – esta é a música que mais define Londres. Esse sucesso de 1979 do The Clash, conseguiu capturar perfeitamente o espírito aventureiro e rebelde de Londres – um espírito que continua bem vivo nos dias de hoje.
A rainha extraoficial de Londres produziu incontáveis faixas detalhando sua vida na capital. Hometown Glory, que foi uma das primeiras músicas que Adele compôs, é uma carta de amor à cidade; com a qual milhões de pessoas podem se identificar.
Se Adele é rainha de Londres, Ed Sheeran é melhor definido como príncipe. O talentosíssimo jovem de 24 anos já escreveu diversos sucessos sobre Londres – nada melhor que a música The City, que conta a história de Ed em suas “batalhas” em Londres antes da fama.
Londres sempre teve a música eletrônica no lado esquerdo do peito. Ao passo que evoluiu como um gênero ao longo das décadas, artistas inovadores como Jamie XX utilizaram a tecnologia para criar novos sons que não apenas representam Londres como também inspiram artistas ao redor do mundo.
O principal MC do leste londrino, Dizzee Rascal, forneceu uma trilha sonora grime à vida da cidade por mais de uma década. Sua distinta voz e grandes batidas fizeram dele uma das principais vozes de Londres e seus sucessos eletro house de 2009, Bonkers, nunca falhou em fazer os britânicos dançarem.
Com um estilo totalmente diferente de Dizzee Rascal, a popularidade da invernosa banda de folk prova como Londres abraça todas as formas de arte.
The Wombats canta “East London is not a bomb site, it is a treasure chest” nesta faixa indie super popular que te leva em um jornada pela noite pelo extremo leste de Londres – uma das vidas noturnas mais famosas da cidade.
Um clássico absoluto! Pode ser de quase 50 anos atrás, mas ouvir isso em um dia de verão fará você se conectar com Londres de uma maneira ainda mais profunda.
Ok, pode ter um monte de lágrimas no vídeo da música, mas não tem como ser mais Londres que isso: o vídeo mostra uma estação de metrô (a linha Bakerloo, para ser mais preciso), táxis pretos e chuva, tudo enquanto a artista soul britânica canta sobre o coração partido.
Do Brasil à Bélgica e em todos os lugares, Londres é um lar para pessoas de todo o mundo. Essa música pode não ser sobre Londres ou pertencer à uma banda da cidade, mas cabe perfeitamente na maneira como muitas pessoas enxergam Londres: como a própria casa.