GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Adeus cartões postais, olá emojis

Adeus cartões postais, olá emojis

Imagine um tempo onde as pessoas iam viajar e você não tinha mais notícias delas durante toda a aventura: Bem vindo às viagens pelo mundo no século 20 (ou 19 nesse caso)! Esse era um tempo em que as pessoas carregavam muito mais bagagem – malas pesadas, cheias de guias turísticos, câmeras e catálogos de endereços – enquanto não tinham contato algum com as pessoas que ficaram em casa (sim, esse era o mundo antes dos celulares!).

VOLTE AOS DIAS EM QUE TUDO ERA #LATERGRAM*

Nos velhos tempos, você se despedia dos seus amigos no aeroporto. Então, dependendo dos vários serviços postais do mundo, você receberia um cartão postal do correio (geralmente uma ou duas semanas depois – Ah, as alegrias do correio!). Um pouco depois, uma vez que os zilhões de rolos de filmes tenham sido revelados (sim, revelados), você encontraria seus amigos para olhar os vários momentos da viagem. Às vezes, pessoas registravam suas viagens em enormes câmeras de vídeo e você era convidado por meio de guloseimas a ver exibições infinitas de passeios de camelo, somados  a imagens tremidas de ruínas e do pôr do sol. Naquela época, você não tinha chance de não prestar atenção ou simplesmente pular para as partes boas, como você faz com vídeos online, pois o diretor/ator/produtor do referido vídeo te observava enquanto você o assistia na tela.

*****Postado após a data em que ocorreu.

CONECTADOS 24 HORAS POR DIA

Hoje, todos podem acompanhar nossas viagens: nós fotografamos a preparação da mala, fazemos check in no aeroporto –  tanto na companhia aérea quanto nas redes sociais – e podemos até tuitar durante o vôo, afinal quem não gosta de surfar acima das nuvens (para os poucos voos que, por sorte, tem wifi a bordo). Tendo chegado ao destino, mandamos uma pequena mensagem à nossa mãe, postamos no instagram uma foto do #almoço, antes nosso primeiro salto livre com paraquedas. Depois atualizamos nosso Facebook com fotos de uma bela praia, fazemos uma avaliação do restauranto no qual jantamos enquanto jogamos conversas no snapchat com amigos de casa. Antes de ir para a cama,  reservamos uma aula de mergulho online e se a insônia nos manter acordados, entramos no Skype para conversar com nosso melhor amigo de nossa terra. Quando voltamos da viagem, geralmente todos já sabem tudo e se não sabem, nós apenas enviamos um link para o site com as fotos…

MAS ISSO TUDO NÃO É UM POUCO DEMAIS?

Nas viagens à moda antiga tudo o que não fazia parte da mala, não fazia parte das férias: o que os olhos não veem, o coração não sente. Atualmente as nossas vidas sem férias estão a apenas um clique de distância e nossos celulares são nossos companheiros constantes. Senhas de Wi-Fi, receptor de Internet e tomadas elétricas estão sempre em nossas mentes e às vezes são mais importantes do que a vista do hotel. Olhamos as coisas através de uma lente – ou ainda pior, testemunhamos através dos olhos de outra pessoa – e podemos perder belas paisagens, aventuras e experiências enquanto postamos coisas online.

COMUNICAÇÃO EM VIAGENS NO SÉCULO 21: USE COM MODERAÇÃO

Não me levem a mal, ter um smartphone durante uma viagem pode ser super útil –  se usado com responsabilidade. Você tem tudo o que precisa em seu telefone: há mapas, reservas e confirmações, somados a mais hotéis, agendas e avaliações sempre à mão. Você pode ler tudo sobre qualquer lugar em um aparelho que não pesa quase nada. Muitos smartphones também tiram ótimas fotos, o que ajuda a economizar o espaço que seria da câmera em sua mala. Devido a facilidade de manter contato com as pessoas, viajar e viver no exterior por longos períodos se tornou mais fácil – não temos que estar longe de nossos entes queridos durante semanas sem fim. O segredo de tudo isso é usar o celular de forma a tornar a viagem mais conveniente – não ficando conectado o tempo inteiro à vida fora das férias e passar mais tempo online do que offline.

MOSTRE, NÃO FALE

Um truque para dar férias ao seu smartphone é reduzir o tempo online usando uma única rede social e focar em imagens – afinal, uma foto fala mais que mil palavras. Outro jeito de evoluir o “mostre, não fale” é usando emojis: a melhor forma de dizer algo em pouco tempo e possivelmente a solução perfeita para os viajantes. Os emojis ultrapassam a barreira do idioma com perfeição, economizam tempo e, geralmente, são incríveis. Para a felicidade de todos, nossos próprios Travelmojis combinam perfeitamente viagens e diversão para tornar as conversas mais descontraídas.

ENCONTRE EQUILÍBRIO

Como tudo na vida – desde ficar de pé em frente de um buffet ‘coma tudo o que puder’ em seu hotel a usar o seu celular numa viagem – é importante encontrar a mistura certa e o balanceamento perfeito. Férias podem ser uma pausa relaxante e rejuvenecedora de nossa vida rotineira, incluindo nossos hábitos telefônicos. No fim das contas, quem viaja por horas faz exatamente o que nós fazemos no ponto de ônibus indo pra casa? O objetivo de explorar o mundo não deveria ser ganhar a Internet com incontáveis posts e contatos constantes. Afinal, uma boa viagem significa se desconectar do mundo online – e ampliar os horizontes offline!

Faça seu intercâmbio com a EFSaiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever