3 benefícios de ser um nômade digital
A Internet e todas as suas regalias de fácil comunicação têm dado origem a toda uma nova geração de “nômades digitais” (empresários on-line ou freelancers que trabalham viajando), que redefinem o trabalho convencional: os tempos em que se deve estar fisicamente presente em um escritório 8 horas por dia e 5 dias por semana estão chegando ao fim!
Hoje em dia, se a carreira permite, os trabalhadores não têm que estar necessariamente dentro de escritórios ou até mesmo estar na mesma cidade ou país. De acordo com estudos recentes, um em cada cinco trabalhadores em todo o mundo e também mais de um terço dos americanos trabalham remotamente. Este novo conceito de trabalho está diretamente ligado a enormes benefícios econômicos e de saúde. Menos trânsito para a cidade, para menos estresse e menos problemas de saúde. Mas isso é só o começo quando se trata das vantagens de ter um trabalho a este moldes – não ter que se preocupar com alguém roubando o seu almoço da geladeira (rs), trabalhar de pijama, economia de tempo e por aí vai. Separamos os nossos benefícios favoritos de ser um Nômade Digital. Confira:
MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA
Quem nunca se sentiu pressionado em ver o seu chefe andando pelo escritório esperando algum trabalho que você ainda não conseguiu terminar? E quando algumas atitudes te incomodam tanto que a sua vontade é ir embora e passar o resto do dia num parque descansando? Nômades Digitais muitas vezes não têm este tipo de preocupação. Para eles, o local de trabalho pode ser num parque, na mesa da cozinha ou mesmo na própria cama. E seu chefe? É claro que eles estão esperando as tarefas do dia serem concluídas, mas não há nenhuma pressão durante o processo do trabalho. Por outro lado, a renda de um nômade digital é ditada pela própria produtividade, o que pode ser estressante, mas, por si só já fornece ampla motivação para trabalhar duro e ser criativo. Para os trabalhadores independentes, ser o seu próprio patrão, embora nem sempre seja fácil, faz com que a produtividade aumente, como também o foco no trabalho. Motivação e autonomia se completam!
IMERSÃO EM DIFERENTES CULTURAS
Como a presença física de um nômade digital não é importante, não há nenhuma razão para que tenha que trabalhar em sua casa, sua cidade ou até mesmo em seu país! Imagine poder trabalhar onde quiser? Do outro lado do mundo, em uma praia ou em qualquer lugar com uma digna vista de cartão postal. Chega de rotina!
Além disso, a cultura do espaço de trabalho coletivo é enorme na maioria das cidades – Londres, Madrid, Nova York, Seattle, e Sydney – abrigam escritórios coletivos remotos, o que significa conhecer outras pessoas que também vivem desta maneira. Será que as segundas-feiras seriam menos difíceis assim?
APRENDER UM NOVO IDIOMA
Através da independência localização e imersão em novas culturas, estes profissionais liberais têm a oportunidade de aprender novos idiomas. Afinal, quando 18h bate no relógio, a vida fora do trabalho começa. E para os trabalhadores remotos no exterior, isso é uma grande oportunidade de aprender outro idioma, por exemplo.
Interagir com os locais proporciona uma excelente experiência para praticar a língua do local.
Quem disse que um Nômade Digital não pode escolher o país que quer morar? Para eles, não existem raizes em lugar algum! 🙂