6 benefícios de estudar no exterior para adultos acima de 50 anos
Sonha em viajar para o exterior e pedir uma refeição em outro idioma? Talvez mergulhar em filmes ou literatura estrangeiros? Ou talvez apenas expandir seu círculo de amigos? Fazer um curso de idioma exterior é uma ótima maneira de abrir seu mundo de maneiras novas e empolgantes.
Nunca é tarde demais para começar a aprender um novo idioma. Sabemos que as crianças são como esponjas com grande capacidade de imitação e retenção, mas os adultos possuem algo ainda mais importante quando se trata de aprendizado de idiomas: motivação.
E não há melhor maneira de liberar sua motivação do que mergulhar em um novo idioma e cultura em uma viagem de estudos no exterior. Se você está imaginando festas selvagens e dormitórios de albergues, não poderia estar mais errado. As viagens de estudo no exterior para alunos mais velhos combinam o aprendizado em sala de aula com excursões para conhecer a cultura local ou fazer compras, ouvir música e desfrutar da gastronomia - tudo projetado para dar vida ao idioma e enriquecer suas viagens.
A vida começa aos 50 anos. Então, o que está esperando? É hora de descobrir os benefícios de estudar no exterior para pessoas com mais de 50 anos.
1. Faça novos amigos
Encontrar uma paixão, seja ela viajar, arte, gastronomia ou idiomas, e compartilhá-la com outras pessoas pode abrir as portas para novas amizades. Também sabemos que ser sociável é tão importante quanto dinheiro e saúde quando se trata de felicidade no futuro. Uma viagem para estudar fora oferece o melhor dos dois mundos: viajantes com a mesma opinião e que compartilham sua paixão pelo aprendizado de idiomas.
2. Desfrutar de enriquecimento cultural
Mergulhar em uma nova cultura é uma oportunidade maravilhosa de ampliar suas perspectivas, redes e interesses. Há um mundo inteiro de filmes, literatura, música e arte estrangeiros a ser descoberto, e aprender um idioma abre esse mundo para você de uma nova maneira. O ator Colin Firth aprendeu italiano quando adulto e, como resultado, apaixonou-se pela literatura italiana.
Ser capaz de conversar em um nível básico quando você viaja pode quebrar as barreiras entre os turistas e os habitantes locais e você ficará surpreso com a recepção calorosa que receberá depois de usar algumas frases locais.
3. Aumente a potência de seu cérebro
Esqueça os mirtilos e os peixes oleosos, aprender um idioma estrangeiro é uma ótima maneira de aumentar suas habilidades cognitivas. Uma nova pesquisa constatou que, após apenas quatro meses de aprendizado de um novo idioma, adultos com idade entre 59 e 79 anos observaram melhorias tanto na cognição cerebral (como pensamento, compreensão e solução de problemas) quanto na conectividade funcional.
Outro estudo envolvendo pacientes com Alzheimer descobriu que as pessoas que falavam mais de um idioma desenvolveram a doença até cinco anos mais tarde do que os monolíngues.
4. Aprender realmente um idioma
Talvez você tenha brincado com aplicativos de 5 minutos por dia ou talvez tenha se matriculado em aulas noturnas para recuperar suas habilidades linguísticas dos tempos de escola. Mas essas táticas só o levarão até certo ponto. Para realmente aprender um idioma, a imersão é fundamental. Estudar no exterior lhe dá a chance de ter aulas formais pela manhã e depois usar suas novas habilidades à tarde, explorando museus, mercados, restaurantes e concertos. Você também pode optar por se hospedar em uma casa de família local e realmente maximizar seu tempo de conversação. Essa abordagem ajudará a garantir que seu vocabulário e suas lições de gramática sejam realmente bem aproveitados.
5. Desafie a si mesmo
À medida que você envelhece, navegar em novos ambientes e desafios pode não ser tão natural. Estudar no exterior estimula o desenvolvimento pessoal e a autoconfiança à medida que você sai da sua zona de conforto. Imagine como você se sentirá orgulhoso na primeira vez que conseguir conversar com alguém em espanhol ou fazer seu pedido em italiano. É uma ótima maneira de provar a si mesmo que a idade é apenas um número!
6. Aventura e exploração
Estudar no exterior mais tarde na vida oferece a chance de novas aventuras e uma maneira diferente de viajar. Você não apenas descobrirá uma nova cidade e sua cultura, mas também descobrirá mais sobre si mesmo e estimulará sua curiosidade e criatividade inatas. As viagens de estudo no exterior oferecem excursões como passeios a pé pela cidade, visitas a galerias de arte, aulas de culinária e passeios de tapas para garantir que você aproveite ao máximo sua viagem ao exterior.
Os benefícios de estudar no exterior não se limitam aos estudantes mais jovens e enriquecem muito a vida dos adultos com mais de 50 anos.