Do colazione ao dolce: como comer como os italianos
(O seguinte artigo foi inspirado em Rebecca, que estudou italiano na EF Roma. Com a permissão dela, adaptamos um dos seus posts sobre alimentação na Itália.)
Os italianos levam a comida muito a sério – e é assim que deve ser, uma vez que ele praticamente a inventaram. (okay, não toda a comida, mas inventaram a pizza, que foi uma das melhores invenções desde sempre, certo?) Para garantir que aproveite ao máximo a sua aventura culinária italiana vamos dividir aqui deliciosas informações e segredos. Assim, as suas papilas gustativas podem viver "la dolce vita", mesmo que você não possa fazer um intercâmbio para a Itália neste momento.
Café da manhã (Colazione)
Os italianos gostam de ter um café da manhã leve, rápido e doce. Por isso, recomendamos que você experimente um cornetto, um bolo delicioso que parece um croissant, mas não é. É muito mais doce, um pouco como brioche, e a maior parte das vezes vem recheado de creme, compota, ou nutella. Opções mais saudáveis incluem cereais, iogurte, ou torrada com um tipo de pasta à sua escolha (ou seja, nutella). Um expresso ou cappuccino é a maneira perfeita de começar o dia, o que convenientemente nos leva ao próximo tópico.
Café (Caffè)
As duas regras mais importantes quando falamos de café na Itália são que você vai parecer meeeesmo parecer um turista se pedir um cappuccino depois das 10 da manhã. O cappuccino é estritamente uma bebida de café da manhã. Depois do meio da manhã, pode beber qualquer outro tipo de café, mas com leite. Outro ponto importante: não peça o café para viagem, é praticamente um pecado. Os italianos celebram a sua cultura de café e fazem disso um evento social que é para saborear – quer seja com amigos ou apenas para acompanhar uma boa leitura.
Além disso, se você pedir um café, vai receber um expresso – dois goles de café. Se o seu objetivo é comer como os italianos, tem de beber um expresso. É um shot de energia rápido e forte, perfeito para beber no bar. Em certos lugaress, se você se sentar para beber seu café, há uma taxa de serviço (uma vez que alguém vai até a sua mesa servir), por isso fique atento.
Almoço (Pranzo)
Os italianos tendem a ter uma dieta bastante saudável, por isso vegetais e carne são ambos básicos da culinária local. A maior parte dos italianos almoçam por volta das 13 ou 14 horas, dependendo de onde vivem e da sua situação de emprego, e é normalmente a refeição principal do dia. Se a sua rotina agitada permitir, o almoço pode ser de dois pratos – massa como primeiro prato e carne ou peixe como o segundo.
Se quiser um almoço mais rápido, uma salada ou um sanduíche será suficiente. Apesar de os italianos gostarem de saborear as suas refeições, há uma opção de takeout chamada pizza al taglio, que é uma fatia de pizza feita num forno elétrico. (Parecidas com as pizzas feitas nos fornos de tijolo, mas já vamos falar sobre isso.) Sim, isto pode soar pretensioso, mas a escolha de forno dá mesmo um sabor diferente à pizza. #themoreyouknow
Lanche (Merenda) e Happy Hour (Aperitivo)
Uma vez que os italianos têm seis horas entre o almoço e o jantar, eles normalmente comem algo entre essas duas refeições. Estes lanches são chamados merenda e são basicamente petiscos. Podem ser doces (como fruta ou biscotti, uma bolacha mais dura) ou salgados (como bolachas de água e sal ou uma fatia de pizza al taglio). Se você tiver fome entre às 17h e às 20h, pode optar por um aperitivo, que é basicamente uma happy hour! O aperitivo é parecido com as tapas espanholas – você vai a um bar ou restaurante, pagas pelas bebidas e comes pequenos petiscos de graça, no buffet do bar. Quando vou a um aperitivo com amigos, normalmente faço disso o meu jantar, uma vez que já enche por si só.
Jantar (Cena)
Um jantar típico numa casa italiana é normalmente massa, carne e vegetais e ocorre por volta das 20h. Ir jantar fora é uma coisa muito importante de se fazer e a refeição é enorme: vários pratos, vinho, e muita conversa prolongada fazem parte do evento. Se quiser comer como os italianos, prepara-se para ficar muito tempo à mesa. A maior parte dos menus oferece quatro pratos e normalmente são assim:
Antipasto: quer literalmente dizer antes (anti) da refeição (pasto). É normalmente uma tábua de queijos, embutidos e azeitonas. Recomendo vivamente a bruschetta, que se pronuncia brusketta, um pedaço de pão grelhado coberto de tomate e azeite, que resulta em papilas gustativas muito felizes.
Primo Piatto: este é o primeiro (primo) prato (piatto) e é normalmente massa. Na verdade, esqueçam isso, é sempre massa. Massa deliciosa, servida em porções apropriadas para que haja espaço para mais no estomâgo. Regras crucias para comer massa: nunca cortes o seu esparguete com uma faca ou use uma colher para o enrolar. Nunca. (você foi avisado)
Secondo Piatto: o segundo (secondo) prato é o prato de proteína. É tipicamente um prato de carne ou paixe que vem acompanhado de vegetais. Em muitos menus italianos, pode encontrar uma seção chamada contorno, que é uma lista dos acompanhamentos do segundo prato.
Uma curiosidade sobre a pizza: é somente no jantar que você pode comer aquela pizza de forno a lenha que todos conhecemos e adoramos. Se o restaurante não for para turistas, pode saborear um pedacinho do paraíso entre às 19:30h e 22h. Algo a considerar: não peças uma pizza e salada de acompanhamento. Você pode combinar a pizza com um antipasto ou com sobremesa, mas nunca com salada. (Come a salada ao almoço e aproveita a pizza, você está na Itália, afinal de contas). Ah, e aqui é perfeitamente aceitável cortar a pizza em fatias e comer com as mãos.
Sobremesa (Dolce)
Por fim, a sobremesa (dolce)! Uma vez que acaba de comer três a quatro pratos de comida, as sobremesas italianas são normalmente leves: Sorbetto al limone é um bom exemplo, mas o meu favorito é tiramisù. O tiramisù é feito de camadas de um tipo de bolacha dura, mergulhadas em expresso, entre camadas cremosas de queijo mascarpone e coberto de cacau em pó, o que cria a mistura certa de doce e cremoso. Depois do jantar, as pessoas bebem normalmente um digestif, como limoncello (licor de limão), ou um expresso para ajudar a digerir a grande refeição que acabaram de consumir.