Como economizar para um ano sabático: 10 coisas para começar hoje
Se existe um conselho que eu daria para alguém, esse conselho seria viajar. Viaje o quanto puder. Até onde você puder. Enquanto você puder. Porque a vida não é para ser vivida em apenas um lugar e, quanto mais você explorar o mundo, mais você irá aprender. Não somente sobre outras culturas, mas também sobre você mesmo. Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade.
Mas não sou a primeira pessoa a dar esse conselho. Na verdade, muitas pessoas são pró-viagens e é por isso que existem tantas opções relacionadas a esse tema por aí. Para quem não sabe, um ano sabático é um rito de passagem para muitas pessoas hoje em dia, especialmente jovens de 20 e poucos anos. É uma oportunidade de limpar sua mente (depois do ensino médio, por exemplo), descobrir o que você quer da vida e explorar o que o mundo tem a oferecer antes de se estabelecer em uma carreira e ter uma família.
Anos sabáticos podem variar de algumas semanas a alguns anos. No entanto, podem ficar caro e é por esta razão que é importante se planejar e economizar o máximo possível com antecedência. É claro, falar é mais fácil do que fazer, mas estou aqui para te dar algumas dicas que podem te ajudar a colocar seu passaporte em bom uso!
1. Defina metas
Por que você está indo em um ano sabático? É algo importante uma vez que você esteja investindo tanto tempo, dinheiro e energia nisso. Defina metas sobre o que você gostaria que fossem os resultados e também por quanto tempo e para onde você gostaria de ir. Isso irá ajudá-lo a planejar suas economias e convencer seus pais também.
2. Arrume um emprego
Quero dizer, isso é óbvio, não é? Isso permitirá que você economize o suficiente para tirar esse ano de folga para viajar. Se puder, peça mais horas ao seu chefe no trabalho, mesmo nos finais de semana. Se isso não for uma opção, considere um segundo emprego. Faça trabalhos paralelos. Freelance. Babá. Passear com os cães do seu bairro. Quanto mais você trabalhar, mais dinheiro ganhará e menos tempo terá para gastá-lo (antes do ano sabático, é claro!). Então, quando todos estiverem curtindo a noite de sexta-feira e você estiver trabalhando, lembre-se de que eles não passarão uma semana em uma cabana de praia na Tailândia ou enfrentarão um grande tubarão branco em uma gaiola na costa da Cidade do Cabo no inverno!
3. More com os seus pais
Isso é bastante brutal se você já se mudou porque seu senso de independência diminuirá e você não poderá mais seguir suas próprias regras. No entanto, você terá três refeições por dia, preparadas por sua mãe, o que, sejamos honestos, costuma ser incrível. Terá menos coisas para limpar sozinho e terá uma enfermeira própria gratuita se você ficar doente. Então, não é tão ruim assim. E, mesmo que seus pais peçam o dinheiro do aluguel, garanto que ainda é mais barato do que ter sua própria casa e você não terá que se preocupar em alugá-la ou se mudar quando finalmente embarcar em seu ano sabático.
4. Torne-se um recluso social
Não vá morar dentro de uma caverna, mas seja razoável ao sair e gastar dinheiro em festas. Bebidas, ingressos de cinema, shows, refeições fora de casa: todos eles se somam. Em vez disso, faça uma noite de cinema na sua própria casa. Faça algumas sessões de culinária com seus amigos e aproveite a natureza. Você vai sentir ar fresco e, adivinha? É de graça!
5. Venda
Se você tem um monte de coisas paradas que não usa mais, venda! Lembre-se, o lixo de alguém é o tesouro de outra pessoa.
6. Anote suas despesas
Verifique quanto você gasta em gasolina, alimentação, aluguel e entretenimento toda semana. Em seguida, veja onde você pode reduzir os custos ou cortá-los. Diga adeus aos cigarros e olá para mergulhos na Costa Rica.
7. Pegue carona
Ou ande de bicicleta, caminhe ou pegue o transporte público para o trabalho e qualquer outro lugar que você puder. O seu bolso, a sua saúde e o meio ambiente agradecem.
8. Abra uma conta poupança
Abra uma conta poupança onde você possa colocar dinheiro semanalmente e certifique-se de nunca utilizá-lo. Se a tentação for muito grande, peça a seus pais que a abram de forma que você tenha certeza de que não irá resgatá-lo.
9. Seja vegetariano
Dói no meu coração escrever, isso mas a carne é muito cara. Tornar-se vegetariano ou limitar o consumo de carne uma vez por semana, por exemplo, realmente economiza dinheiro. Me desculpe, bacon.
10. Peça dinheiro
É simples! Peça dinheiro em ocasiões especiais, feriados e seu aniversário. Seja sincero com todos sobre o motivo de você querer o dinheiro, assim é capaz que eles sejam um pouco mais generosos. Viajar nunca fez mal a ninguém.
No final do dia, lembre-se de que a moderação é fundamental. Mantenha-se focado e no controle de suas finanças, e você estará pronto para fazer essa jornada inesquecível de memórias eternas e novas amizades, tudo isso enquanto se descobre!