Como fazer faculdade na Inglaterra / Reino Unido
O Reino Unido é a casa de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, tornando-se uma escolha popular para estudantes que desejam seguir com o Ensino Superior. Como no caso de alguns países, o Reino Unido tem seu próprio processo seletivo.
Para te ajudar a entrar nesse novo território e dar algumas dicas de como fazer sua inscrição, nós fizemos uma lista de 10 passos para você entrar em uma universidade no Reino Unido.
1. Faça pesquisas
Quanto mais cedo você começar a procurar por universidades e cursos, melhor.
Enquanto descobrir o que você quer estudar pode ser divertido, a escolha de um curso também é uma decisão muito importante. Tenha em mente que você estará trabalhando para obter um diploma no assunto escolhido por você por pelo menos três anos – você precisa ter certeza que é algo que você realmente esteja interessado.
Procure pelas grades dos cursos pelos quais que você está interessado e leia o máximo que você puder sobre eles.
2. Escolha sua universidade
Assim que você souber o que quer estudar, você pode se dedicar em qual universidade você deseja se inscrever. Procure o ranking das universidades do Reino Unido, mas não se empolgue demais em escolher as melhores universidades pelo seu “prestígio”. Vale a pena pesquisar quais universidades oferecem os cursos mais bem avaliados no assunto escolhido por você e ler os comentários dos alunos.
3. Familiarize-se com as UCAS
UCAS ( Serviços de Admissão de Faculdades e Universidades) opera no processo seletivo para universidades britânicas . Essa é a plataforma que você vai usar para procurar os cursos e se inscrever em no máximo cinco universidades da sua escolha.
Uma vez que você se registrou, você estará apto para preencher seu perfil pessoal – entre no site, leia atentamente e siga as instruções indicadas, assim que sua inscrição estiver completa, você estará apto para seguir com seu processo na UCAS, que irá te atualizar se e quando houver alguma mudança na sua inscrição.
4. Esteja preparado
Se você estiver aplicando para o curso de medicina, veterinária, odontologia e para cursos em Oxford e Cambridge, prepare-se para a possibilidade de um convite para uma entrevista. É aqui que a sua paixão pelo curso escolhido deve realmente brilhar.
Esteja preparado para perguntas difíceis, que exijam respostas detalhadas, antes disso, tente treinar com algum professor ou alguém da família.
A melhor maneira para estar completamente preparado, é começar a ler livros e jornais acadêmicos avançados no seu curso de interesse. Você não será o único que estará bem informado e preparado para perguntas que contenham pegadinhas, porém, você irá se sentir mais confiante ao longo da sua entrevista.
5. Esteja com seu inglês na ponta da língua
As universidades no Reino Unido exigem que você tenha um determinado nível de inglês. Embora o padrão exigido para entrar em uma universidade do Reino Unido varie entre as instituições, se o inglês não for sua língua nativa, é importante ter a certificação de sua proficiência.
Geralmente, as universidades listam seus requisitos de proficiência em inglês em uma variedade de diferentes testes, incluindo Cambridge English, TOEFL e IELTS (se você não sabe qual exame de inglês deve fazer, leia as opções aqui). Para ter certeza de que você vai se sair bem em seu teste, invista em seu aprendizado; aprender inglês em um país de língua inglesa é uma das maneiras mais rápidas de progredir e chegar ao nível exigido.
6. Tenha alguma experiência
Assim como se candidatar para um novo emprego, qualquer experiência prática relevante que você possa adicionar ao seu perfil aumenta suas chances de receber uma oferta de uma universidade do Reino Unido.
Quer se trate de um novo estágio, de um curso de verão ou de passar algum tempo como voluntário, as universidades olham favoravelmente para os esforços de ampliar seus horizontes e fortalecer suas habilidades. Qualquer nova experiência ajudará a reforçar sua declaração pessoal (mais sobre isso em um segundo!) E seu currículo.
7. Visite as universidades
Depois de decidir algumas universidades que você gosta, é importante planejar uma visita para fazer um tour. Vendo uma universidade e analisar se a localização pode realmente ajudar a moldar a sua opinião sobre isso. Se você tiver a oportunidade de visitar as universidades nas quais está interessado, pesquise quando são os “Open Days” e tente incluir o máximo possível em uma viagem.
Isso nem sempre pode ser possível, especialmente para estudantes que vivem longe do Reino Unido. Muitas universidades oferecem tours virtuais, levando você a um passeio on-line pela instituição – isso pode lhe dar uma boa ideia do que realmente é uma universidade, isso também ajuda a procurar comentários para avaliar o que os alunos acharam em seu tempo estudando lá.
8. Escreva uma declaração pessoal
A declaração é uma das partes mais desafiadoras do processo de inscrição. É praticamente um texto de uma página sobre o motivo pelo qual você quer estudar o curso que escolheu e por que você seria um ótimo aluno. Devido à grande quantidade de inscrições que as universidades recebem a cada ano, é importante redigir uma declaração pessoal original e convincente que o diferencie do resto.
Uma declaração pessoal pode fazer quebrar sua inscrição, por isso é importante dedicar tempo suficiente a ela. Procure ajuda de professores, familiares ou conselheiros para garantir que a qualidade e o conteúdo sejam os melhores possíveis. Quando estiver satisfeito, lembre-se de devolvê-lo aos professores ou orientadores que te ajudaram para revisar.
9. Tenha uma referência segura
Todos os candidatos devem incluir uma carta de referência, muitas vezes escrita por um professor, conselheiro ou orientador. Seu árbitro deve ser alguém que o conheça bem e possa escrever uma recomendação detalhada e precisa sobre você. Eles também podem conferir com seus professores para que eles possam atestar seus pontos fortes e realizações acadêmicas.
10. Envie (e saiba seus prazos)
Depois de escolher as universidades nas quais deseja se inscrever e ter as notas previstas, a carta de referência e uma ótima declaração pessoal, você está pronto para começar!
Antes de enviar sua inscrição, lembre-se de revisá-la algumas vezes para verificar se há erros ou inconsistências. Vale a pena pedir para uma outra pessoa fazer uma última revisão antes de puxar o gatilho. Depois de se sentir confiante, envie sua inscrição.
Lembre-se! Os prazos são os seguintes: 15 de outubro para medicina, medicina veterinária, odontologia e estudantes matriculados em Oxford e Cambridge, e 15 de janeiro para todos os outros candidatos. Boa sorte a todos!