Como superar a vergonha de aprender um novo idioma
Recentemente, um TikToker viralizou por compartilhar sua teoria sobre a "Cringe Mountain" - o pico íngreme que você precisa escalar para se tornar realmente bom em alguma coisa.
No início, escalar a "Cringe Mountain" parece uma façanha intransponível: um passo após o outro, você fica cheio de dúvidas e insegurança durante a subida. Você pode escorregar, perder o equilíbrio, precisar fazer longas pausas ou ter que voltar e tentar novamente ao longo do caminho. E, enquanto isso, os espectadores lá embaixo ficam envergonhados ao vê-lo subir desajeitadamente.
Mas se você continuar, o pico íngreme ficará plano e, por fim, você descerá confortavelmente até a "Land of Cool". Agora todos os outros desejam invejosamente ter a coragem de escalar a "Cringe Mountain".
Lamentamos informar, mas, às vezes, estudar um idioma é como escalar a "Cringe Mountain".
Quando você aprende um novo idioma pela primeira vez, tem um longo caminho a percorrer antes de poder afirmar confortavelmente que é fluente. Sua jornada pode ser desajeitada à medida que você usa novo vocabulário e frases ao longo do caminho. Acrescente algumas conversas com falantes nativos e você logo descobrirá que conversar em tempo real o leva para fora da sua zona de conforto.
Você pode dizer a coisa errada ou pronunciar algumas palavras incorretamente e isso pode abalar sua confiança à medida que você se corrige e tenta novamente. Você está aprendendo novas habilidades, está melhorando, mas também está escalando a "Cringe Mountain". E, assim como escalar uma montanha, a jornada pode ser desconfortável e desafiadora, mas, em última instância, muito gratificante se você persistir.
Para ajudá-lo a superar o constrangimento de aprender um novo idioma, aqui estão algumas dicas para chegar à "Land of Cool":
1. Aceite a estranheza
Quando você está começando, é natural sentir-se constrangido e inseguro. Mas, em vez de deixar que isso o impeça, aceite a estranheza. Reconheça que cometer erros é uma parte natural do processo de aprendizado, e não há problema em tropeçar ao longo do caminho.
2. Pratique, pratique, pratique
Quanto mais praticar, mais confortável você se sentirá com o idioma. Procure oportunidades de usar suas novas habilidades em situações da vida real, seja conversando com um falante nativo ou com outros amigos que queiram aumentar a fluência. Quanto mais você mergulhar no idioma, mais rápido será o seu progresso.
3. Invista em sua jornada de aprendizado
Seja em um curso totalmente imersivo no exterior ou em um programa de intercâmbio cultural, dedique tempo para investir em sua jornada rumo à fluência com cursos de idiomas. Você não vai se arrepender de dedicar tempo para aprender um idioma, e isso o ajudará a escalar a "Cringe Mountain" com mais apoio ao longo do caminho.
4. Arranje um parceiro de intercâmbio
Estudar com um amigo pode tornar a jornada menos assustadora. Encontre alguém que fale a língua que você está aprendendo e que queira praticar o idioma que você já fala. Dessa forma, vocês podem aprender um com o outro e obter feedback valioso em um ambiente sem muita pressão.
5. Entenda que os erros e se sentir estagnado fazem parte do processo
Aprender um novo idioma não é uma jornada linear. Há solavancos e obstáculos ao longo do caminho. Quando você cometer um erro, saiba que ele faz parte do processo de aprendizado. Ninguém aprende um idioma sem cometer erros. E quando chegar a um ponto crítico em seu processo, continue avançando. Tudo isso é uma parte normal da jornada.
6. Encontre sua voz (com sotaque)
Ao aprender um idioma, pode ser difícil ouvir sua própria voz com sotaque falando de uma forma que parece estranha para você. Supere esse desconforto imitando o sotaque que você ouve de falantes nativos na vida real ou em filmes e programas de TV. Entenda que aprender um novo sotaque pode ser metade da batalha, portanto, não tenha medo de se empenhar para acertar.
7. Comemore seu progresso
Aprender um novo idioma exige tempo e esforço, portanto, é importante comemorar seu progresso ao longo do caminho. Anote os marcos que alcançar, seja dominar uma nova regra gramatical ou manter uma conversa com um falante nativo. Comemorar seus sucessos pode ajudá-lo a se manter motivado e tornar a jornada menos intimidadora.
Agora coloque essas dicas em prática e envie um cartão postal da "Land of Cool" para a gente quando você chegar lá!