GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Curiosidades sobre os melhores projetos arquitetônicos do mundo

Curiosidades sobre os melhores projetos arquitetônicos do mundo

Meu amor pela arquitetura vem de uma infância completamente obcecada por Lego. Para muitos, ela oferece o meio perfeito para incrementar o Instagram ou melhorar sua cultura. Até mesmo o bom e velho Winston Churchill ficou impressionado. "Nós moldamos nossos edifícios e, depois, eles nos moldam", afirmou ele. Inspire-se com alguns fatos divertidos sobre nossas construções favoritas abaixo e escolha a próxima cidade do seu intercâmbio.

1. The Dongdaemun Design Plaza

Arquiteta: Zaha Hadid, "Rainha da curva"

Destino: Seul, Coreia do Sul

Em 2015, o DDP foi o local mais marcado no Instagram em toda a Coreia! O Design Market dentro do edifício nunca fecha, então as pessoas podem absorver a cultura e fazer compras no Dongdaemun Market o dia todo, todos os dias.

Você sabia: A arquiteta Zaha Hadid nunca projetou um edifício com um ângulo reto.

2. 30 St Mary Axe

Arquiteto: Norman Foster, "Herói da alta tecnologia"

Destino: Londres, Reino Unido

Na minha opinião (básica), o 30 St Mary Axe parece uma nave espacial. Mary Axe parece uma nave espacial. Os londrinos pensam diferente e o apelidaram de "The Gherkin" (O pepino) porque parece um pepino gigante em conserva. Ele é composto de 7.429 painéis de vidro e 22 milhas de infraestrutura de aço.

Você sabia? A torre foi projetada de forma aerodinâmica para que o vento realmente a envolva, reduzindo seu impacto.

3. Sagrada Familia

Arquiteto: Antonio Gaudi, "o arquiteto de Deus"

Destino: Barcelona, Espanha

Bem no meio do movimentado distrito de Eixample, a obra-prima de Gaudí foi projetada para celebrar a natureza, com pilares dentro do edifício construídos para se assemelharem a árvores gigantes. É tão épica que a UNESCO decidiu conferir-lhe o status de Patrimônio Mundial.

Você sabia? Ela está em construção há 137 anos! E ainda não foi concluída.

4. Marina Bay Sands

Arquiteto: Moshe Safdie, "O Modernista"

Destino: Singapura

O Marina Bay Sands foi construído para se assemelhar a uma pilha de cartas de baralho, o que é apropriado, pois abriga um impressionante cassino. Ele também possui a maior piscina elevada do mundo, projetada como uma piscina infinita e decorada com palmeiras 57 andares acima do solo.

Você sabia? Todo o resort Marina Bay Sands custou impressionantes 8 bilhões de dólares locais para ser construído!

5. The Guggenheim

Arquiteto: Frank Lloyd Wright, "o maior arquiteto americano de todos os tempos"

Destino: Nova York, EUA

Quando foi inaugurado, em 1959, o Gugg teve uma recepção um pouco mista, com um crítico chamando-o de "um prato de aveia invertido". Ele projetou o interior para ser uma experiência "fluida", com uma longa galeria aberta descendo em espiral de cima para baixo e a arte instalada na parede externa.

Você sabia? Wright fez mais de 700 esboços antes de encontrar o desenho certo.

6. Sydney Opera House

Arquiteto: Jørn Utzon, "The Additive architect" (O arquiteto aditivo)

Destino: Sydney, Austrália

O arquiteto Jørn Utzon venceu o concurso internacional de design da Opera House depois de explicar que seu projeto se assemelhava às velas de um navio na água. Visionário! Quando foi inaugurada pela Rainha Elizabeth em 1973, mais de 10.000 trabalhadores estavam envolvidos em sua construção.

Você sabia? O Concert Hall é sempre mantido a 22,5 graus Celsius quando a Orquestra Sinfônica toca, para manter os instrumentos em perfeitas condições.

7. Walt Disney Concert Hall

Arquiteto: Frank Gehry, "Não me chame de arquiteto"

Destino: Los Angeles, EUA

Gehry, um dos arquitetos mais famosos do mundo, projetou a sala de concertos de Los Angeles para representar os "movimentos da cidade" e refletir o ritmo da música. Desconstrutivismo em sua melhor forma, o revestimento externo do edifício consiste em 6.500 painéis de aço, todos de tamanhos diferentes.

Você sabia? O edifício era um grande ímã de calor, derretendo cones de trânsito e superaquecendo os apartamentos próximos, até que as pessoas perceberam e mandaram lixar o metal externo.

8. The Pantheon

Arquiteto: Apolodoro de Damasco

Destino: Roma, Itália

Construído há mais de 2000 anos, o Panteão foi apelidado de "Templo dos Deuses". Um verdadeiro feito da engenharia arquitetônica, as 16 colunas coríntias que sustentam o pórtico na frente pesam 60 toneladas... cada uma! (Equivalente a cerca de 70 elefantes).

Você sabia? Ele tem a maior cúpula sem suporte do mundo e apresenta um misterioso buraco no topo chamado de "óculo".

9. Stonehenge

Arquiteto: Alienígenas?

Destino: Salisbury, Reino Unido

Stonehenge tem mais de 5.000 anos de idade (supere isso, Panteão!), o que o torna uma construção neolítica. Algumas das pedras gigantes foram transportadas por mais de 150 milhas, mas os cientistas e historiadores ainda não sabem ao certo como.

Você sabia? O propósito de Stonehenge ainda está sendo debatido, mas parece ter sido um antigo cemitério.

Com os campus da EF localizados a poucos passos de distância dessas joias arquitetônicas, visite-os você mesmo e descubra seus próprios fatos peculiares em um curso de idiomas no exterior. Boa aventura!

Planeje uma viagem para um destes destinos design-friendly Saiba mais
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Aprenda um dos 10 idiomas em mais de 50 destinos

Saiba mais