GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Depoimento: Alexandre Massulo

Ex-aluno EF Washington, D.C.
Depoimento: Alexandre Massulo

Olá, meu nome é Alexandre Massulo e eu contarei brevemente como foi minha história antes, durante e depois da realização do meu intercâmbio em Washington DC, nos EUA, pela EF.

Tomar a decisão de realizar um intercâmbio não foi fácil! Todas aquelas inseguranças naturais sobre uma viagem longa em um país diferente pesaram para mim também e deixar o meu emprego para trás foi o fator que mais me deixou incerto sobre o intercâmbio.

Eu trabalhava na Johnson & Johnson há 6 anos, tinha um bom salário e até uma perspectiva de crescimento dentro da companhia. Confesso que pensava: “Será que eu vou arrumar emprego no mesmo nível quando retornar?”

É, não foi à toa que essa ideia de estudar fora do Brasil já vinha sido estudada por mim há mais de 1 ano. Mas o sonho de estudar nos Estados Unidos sempre esteve presente dentro de mim e, quando finalizei minha faculdade, pensei: “Agora é a hora de arriscar e realizar meu sonho. Se eu não fizer isso agora, talvez não será possível no futuro e com certeza irei me arrepender por deixar passar essa oportunidade”

Larguei tudo! Todo o dinheiro investi nessa viagem e até meu carro eu vendi!

Saí da empresa deixando a seguinte mensagem aos meus colegas de trabalho: “Estou indo sim, mas sou muito grato à J&J por tudo e estou começando este desafio justamente para voltar aqui um dia mais preparado para ocupar uma melhor função!”

Saí do Brasil com o coração cheio de alegria e esperança de uma viagem inesquecível, que me daria bons frutos.

Bom, eu já regressei do intercâmbio nos Estados Unidos e, antes de falar como foram estes 9 meses, já quero dizer que não me arrependo de absolutamente nada e que essa decisão foi uma das melhores decisões que já tomei em minha vida!

Mas vamos lá:

Eu cheguei a Washington DC inseguro no inglês. Nos primeiros 2 meses, não entendia e não falava quase nada! Mas isso não foi um problema porque toda a dificuldade vem para fazer você crescer! E eu tomei essa certeza para mim durante toda minha estadia e esse pensamento positivo fez a diferença: quando uma pessoa tem autoconfiança, não há quem segure! Além disso, todos os alunos foram extremamente simpáticos e pacientes comigo; realmente era só questão de dedicação aos estudos e tempo para começar a falar com eles em inglês.

Em 3 meses, já estava me expressando e entendendo meus colegas. As 5 horas diárias de aula foram excepcionais: todos os professores foram muito simpáticos e totalmente interessados em proporcionar o melhor ensino! Eu estava participando do SGA (Student Government Association), que é um grupo de estudantes que realizam atividades para a escola – o qual serviu como aulas extras de inglês para mim! Com isso, treinei meu “listening” e meu “speaking”, além de discutir ideias em inglês. Era quase como em um ambiente de trabalho!

Hoje, após 9 meses, consigo entender perfeitamente meus amigos e converso com eles naturalmente! Meu mundo aumentou! Conheci e fiz amizades com pessoas do mundo inteiro, tenho amigos de várias nacionalidades e agora possuo um network extremamente forte para trabalhar em vários países.

Também não tive o que reclamar das acomodações e, durante todo o meu tempo lá, não tive problema algum com meus colegas de quarto.

A comida foi a parte difícil. Como é uma escola internacional, não é fácil agradar a todos os paladares e confesso que a saudade da comida brasileira prevaleceu – o que é normal. E, além disso, há várias outras opções fora da escola.

Bom, eu finalizei o curso em C1 (avançado), mas eu trouxe na bagagem muito mais do que um certificado. Estou trazendo de lá lembranças de momentos inesquecíveis que irei sempre recordar com muito carinho. Festas, conversas, desafios e surpresas! Lá eu fiz apresentações em inglês, eu me diverti, eu me superei, cantei para pessoas do mundo todo… Enfim, eu vivi um tempo memorável.

Retornei para o Brasil falando inglês e fiz verdadeiros irmãos ao redor do mundo. Com certeza, irei revê-los! Minha mente está mais aberta; hoje vejo que estou mais preparado e confiante para encarar novos desafios. Sou totalmente agradecido pelo que vivi.

Mas, você ainda deve estar se perguntando: “E com relação às oportunidades de emprego? Apareceram novos trabalhos?”.

A resposta é sim! Já recebi propostas para retornar à J&J e a outras companhias! Tenho até uma possibilidade de trabalhar na EF Brasil – o que eu mais gostaria, confesso! Cheguei ao Brasil há apenas algumas semanas, mas tenho certeza absoluta que logo estarei atuando novamente!

Recomendo essa experiência a você! Se algo no seu coração pede isso, faça e se dedique aos estudos enquanto estiver por lá, pois o resultado no inglês e a satisfação pessoal virão até você!

Essa foi apenas uma citação básica do que vivi. Espero que você tenha a mesma oportunidade que eu tive, possa comprovar tudo o que eu falei e sinta o que um intercâmbio pode proporcionar.

Faça um intercâmbio de longa duração!EF Gap Year
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Teste seu inglês em minutos

Saiba mais