Depoimento: Juliana Souza
Meu nome é Juliana e fiz meu primeiro intercâmbio com a EF em janeiro de 2017. Meu sonho era viajar para os Estados Unidos, aproveitei minhas férias do trabalho para investir no intercâmbio pois eu já estudava inglês desde os 8 anos porém nunca tinha viajado para um país nativo de língua inglesa. Escolhi a EF pois eles me passaram confiança e como já estava, há um bom tempo, pesquisando sobre intercâmbio, acabei fechando com a EF. Em relação a escolha da cidade, como eu só podia viajar em janeiro (inverno americano) mas eu não queria ir para um lugar muito frio, acabei escolhendo a Califórnia.
Todas as vezes que entrei em contato com a EF, o pessoal sempre falava da cidade de Santa Bárbara na Califórnia. E foi pra lá que fui.
Foi minha primeira viagem aos Estados Unidos e sozinha, sai da minha zona de conforto e aprendi a me virar.
Cheguei 2 dias antes e aproveitei pra conhecer Los Angeles, depois fui encontrar o pessoal do transfer da EF no domingo para irmos para Santa Barbara. A cidade fica, mais ou menos, umas 2 horas/2 horas e meia de L.A. Tinha uns 5 brasileiros na minha van até Santa Barbara, foi bem legal o nosso trajeto. Quando chegamos na cidade, o transfer foi deixando cada aluno na casa da sua host family.
Até hoje não esqueço o frio na barriga que senti, pois estava nervosa. Quando cheguei na casa da minha host (Patricia), foi bem tranquilo. Ela me levou até o meu quarto, apresentou a casa e conversamos. Ela me perguntou o que eu gostava de comer, o que eu precisava. E na mesma hora fomos até o supermercado e ao centro da cidade para comprar um chip de celular.
A minha host foi uma pessoa incrível durante a minha pequena temporada em Santa Barbara. Ela fazia meu café da manhã e jantar, e era só ela na casa. Ela me levou no meu primeiro dia de aula e me explicou como funcionava o transporte. A minha casa era perto da escola, demorava entre 10 a 15 minutos de ônibus mais 5 minutos andando. A casa tinha algumas regras, como lavar a louça que sujou, arrumar a cama e secar a banheira após o banho, mas ao meu ver foram pequenas coisas que não seria nada demais. Tudo questão de bom senso.
Teve um dia que minha host queria me levar para conhecer alguns pontos turísticos da cidade, foi bem legal. Uma coisa muito legal foi que ela é professora e eu também, então tínhamos muita coisa em comum para conversar. No meu último dia, ela me deu um presente muito significativo, uma bolsa escrito “Best teacher in the world” e alguns materiais que toda professora gosta.
Em relação à escola, foi tudo maravilhoso. O staff da EF é maravilhoso, os professores que tive foram super didáticos. Aprendi muito no pouco tempo que estive lá e senti uma melhora muito grande na minha pronúncia.
Conheci pessoas maravilhosas na escola e o melhor de tudo: de todas as partes do mundo. Ainda quero muito voltar pra Califórnia, mas no verão. E relembrar e criar novas memórias.