Descubra como comer igual aos japoneses
É amplamente aceito que a culinária japonesa não é apenas absolutamente deliciosa, mas também é muito boa para você. Isso se deve, em parte, aos ingredientes de primeira linha que são usados, mas também a uma atitude super saudável em relação ao que eles colocam em seus corpos.
Os cientistas analisaram a dieta tradicional japonesa e sugerem que, se você passar algumas semanas (ou a vida inteira) comendo os pratos habituais de alimentos frescos, guloseimas não processadas e um item fermentado ocasional, seu corpo (e papilas gustativas) agradecerá. Não precisa me dizer duas vezes... Passe o sashimi!
Aprenda suas maneiras à mesa
Antes de nos alimentarmos, há alguns costumes você deve saber para quando estiver comendo no Japão ou jantando com anfitriões japoneses durante seu intercâmbio. Por exemplo, nunca se deve levantar a comida mais alto do que a boca e, embora se deva usar os pauzinhos para comer os pedaços sólidos de comida em uma sopa, nunca se deve usá-los para espetar a comida. Também é indelicado deixá-los apoiados na lateral da tigela ou do prato - use um descanso, se houver um, ou a embalagem em que vieram.
Não exagere
Para realmente comer como os japoneses, você também precisa pensar como os japoneses. Há um ditado tradicional, "Hara hachi bu", que significa que você deve comer até estar 80% satisfeito. Finalmente, você não precisará mais desabotoar a calça jeans após a refeição.
O café da manhã é saboroso
Um café da manhã tradicional japonês pode incluir sopa de missô, arroz cozido no vapor e pratos como peixe grelhado, algas marinhas secas (nori), picles, soja fermentada (natto) e legumes. Você não encontrará nada frito ou muito gorduroso, pois esses pratos são feitos para serem leves e fornecerem bastante proteína para o seu dia.
Invista em uma lancheira
A refeição do meio-dia no Japão geralmente consiste em pratos de arroz ou macarrão, como tigelas de ramen, soba e udon. Muitas pessoas também levam um almoço embalado, conhecido como bentō, para a aula ou para o trabalho. Em uma caixa de bentō, você pode encontrar omeletes de ovo e arroz enrolados, bolinhos de arroz envoltos em algas marinhas, ovos cozidos marinados em molho de soja, espetos de almôndegas ou curry de frango. Há também um costume divertido de tentar deixar a comida do almoço fofa, como cortar fatias de maçã no formato de orelhas de coelho!
O jantar é a principal refeição do dia
A refeição noturna quase sempre envolve arroz. Alguns pratos comuns incluem frango katsu curry e sushi, e provavelmente você também terá sopa, picles (tsukemono) e pratos de vegetais. As sobras podem ser colocadas na caixa de bentō do dia seguinte.
Louco por matcha
O chá verde é a bebida preferida e geralmente é consumido junto com uma refeição. O Matcha - um tipo de chá verde em pó que contém mais cafeína - tornou-se super popular mesmo fora do Japão e é repleto de antioxidantes, que são ótimos para um coração saudável.
É bom comer sazonal
A cultura japonesa enfatiza muito a conexão com a mudança das estações e o consumo de ingredientes da estação é uma parte importante da dieta nacional. Se você morar no Japão por um tempo, espere ver os cardápios mudando a cada poucas semanas para refletir o que há de bom naquela época do ano. Comer de acordo com a estação também é mais ecológico, pois significa que menos alimentos são enviados para o país do exterior quando não estão prontos para serem colhidos localmente.
Você verá muitos peixes frescos
O Japão é formado por mais de 6.000 ilhas, portanto, não é surpresa que haja muito peixe fresco no cardápio. O peixe fresco e cru é um elemento básico do sushi, um tipo de culinária tradicional japonesa que consiste em arroz cozido com guarnições de vegetais, peixes ou frutos do mar que se tornou internacionalmente apreciado. Embora também seja possível encontrar pratos de carne com boi e frango, são os peixes e frutos do mar que dominam aqui.
Dica principal - experimente os alimentos fermentados do Japão
A fermentação é a base de muitos dos pratos clássicos do Japão. Os alimentos fermentados são repletos de micróbios benéficos e nutrientes que são fantásticos para manter seu intestino saudável e seu cérebro e corpo funcionando bem. O miso é uma pasta saborosa feita de soja fermentada que é a base da adorada sopa de miso, e o nattō é um prato de grãos de soja fermentados e pegajosos. O Japão é o país com o maior número de pessoas no mundo que viveram até os 100 anos de idade, portanto, eles estão claramente fazendo algo certo - não ignore a tigela de picles na mesa!