Viva como um parisiense: 8 dicas para o verão em Paris
Toda estação em Paris tem seu apelo e o verão não é exceção. Os meses de calor são um ótimo momento para explorar a atmosfera parisiense e permanecer nas ruas nada desertas da cidade e amáveis cafés ao ar livre. Seja qual for o desejo do seu coração em relação a esse destino, nossas dicas irão norteá-lo e o verão em Paris não irá te decepcionar.
1. Estada no “terrasse”
O verão em Paris significa relaxar nas cafeterias em terraços por horas sem fim. Quem não conhece a imagem clichê das cadeiras brancas e verdes dos bistrôs parisienses lotando em frente aos cafés? Aqui estão alguns lugares charmosos onde você poderá assistir e desfrutar de ótimas bebidas: o pátio do Musée de la Vie Romantique, escondido em uma rua dos fundos do movimentado bairro de Pigalle; o terraço de Lena e Mimile embutido em uma parede de pedra; o terraço de Rosa Bonheur, onde, se tiver sorte, você poderá deitar em uma espreguiçadeira, e, por fim, o Chez Prune, na fronteira com o Canal Saint-Martin, um clássico atemporal.
2. Escolha o parque certo para você
À medida que a temperatura aumenta, os parisienses se reúnem em um dos muitos parques da cidade e fazem piqueniques ou apéros que duram até à noite. E o verão em Paris torna-se a época perfeita para vagar pela cidade e encontrar o melhores cantos para relaxar! Descanse à sombra da Torre Eiffel no Champs de Mars; faça um piquenique no “quintal do Louvre” no Jardin des Tuileries, desfrute de vistas deslumbrantes da cidade a partir do elevado Buttes Chaumont, no 20º arrondissement; relaxe no Parc de Bercy a leste da cidade ou passeie pelas ruas coloridas do jardim botânico do Jardin des Plantes, no 5º arrondissement.
3. Torne-se um mestre de petanca
Aprimore suas habilidades em petanca no verão em Paris! Em poucas palavras, petanca ou, mais conhecido por aqui como bocha, é o equivalente no francês ao boliche. Envolve rolar ou arremessar bolas de aço, do tamanho de uma bola de beisebol, em direção a um alvo chamado cochonnet, em terra firme. O jogador ou time que tiver mais bolas de petanca mais próximas do alvo vence. Embora originário do sul da França, este jogo é bastante popular em Paris. Você o verá em parques ou campos específicos chamados boulodromes. Talvez o lugar mais impressionante para jogar petanca seja o Arènes de Lutèce, um anfiteatro que remonta à era galo-romana, acessível a partir da Rue de Monge, no 5º arrondissement (estação de metrô Place Monge).
4. Apaixone-se pelas Berges de Seine
Berges de Seine, às margens do rio Sena, é um dos projetos urbanos mais divertidos realizados em Paris. Inaugurado em 2013, este trecho de 2,3 km de extensão para pedestres, na margem esquerda do Sena, possui uma coleção de atividades e espaços públicos para todos desfrutarem. Um verdadeiro playground para grandes e pequenos. Você pode andar de bicicleta alugada, do Musée d’Orsay até a Pont de l’Alma, jogar tênis de mesa, participar de uma aula de ioga gratuita, reservar seu próprio espaço de relaxamento em contêineres customizados, deixar sua marca em uma lousa gigante ou apreciar uma boa leitura em um jardim flutuante a um passo da Torre Eiffel.
5. Dê um mergulho!
Durante o verão em Paris, o calor pode começar a ficar insuportável e nenhuma quantidade de gelo Perrier é suficiente. Refresque-se em um desses pontos de natação específicos. O recém-renovado Piscine Molitor (Pi de ”As aventuras de Pi” recebeu esse nome em homenagem a esta piscina), no elegante bairro de 16e, vai tirar o fôlego e levá-lo de volta aos anos 1930. Você pode desfrutar de uma piscina externa e uma piscina interna. Dê um mergulho na piscina flutuante de Josephine Baker, no rio Sena, ou fuja para a praia Plages em Paris, praias artificiais temporárias criadas pela margem do rio Sena e pelo Bassin de la Villette. Quem disse que não era possível relaxar em espreguiçadeiras enormes ou jogar vôlei de praia no coração de Paris?
6. Não apenas sorvete, Berthillon
Verão não é verão sem sorvete. Para o melhor sorvete caseiro da cidade, vá até Berthillon na Île Saint-Louis. Uma das duas ilhas naturais que flutuam no Sena, a Ilha Saint-Louis abriga mais sorveterias em sua rua principal do que qualquer outra rua na terra. Você não se importará com as filas quilométricas, pois pode até vislumbrar a Catedral de Notre-Dame enquanto aguarda a seu pedacinho de céu congelado.
7. Fuja da cidade por um dia
Às vezes você só quer ficar longe de tudo, em algum lugar onde o som de ondas ou pássaros cantando abafe o barulho da cidade. Não se preocupe, há muitas opções para passeios de um dia perto de Paris. Quilômetros de praias de areia esperam por você no elegante resort à beira-mar de Deauville: percorra seu famoso calçadão ou jogue uma partida de minigolfe. Viaje no tempo e faça uma visita guiada à casa e jardim rural de Monet, em Giverny, onde suas famosas pinturas de nenúfares ganharam vida. Para algumas visitas sensacionais ao castelo, dirija-se a Versailles, um clássico, ou a Fontainebleau, uma residência real secundária que o encantará’ com seus extensos jardins.
8. Ao ar livre
O verão realmente significa passar o tempo lá fora e você descobrirá que Paris faz bem. Existem muitos programas culturais, musicais e esportivos realizados em belos cenários ao ar livre, a qualquer hora do dia. Assista à exibição de filmes cult e curtas-metragens no Open Air Cinema Festival, no Parc de la Villette, de meados de julho a final de agosto, ou dance nos festivais de música Solidays e Rock en Seine ao som da música francesa e artistas internacionais. Se você estiver se sentindo aventureiro, junte-se às centenas de parisienses no cruzamento do canal mítico Paris à la Nage, um evento realizado por mais de 100 anos, todos os verões.