EF Stories: Alexio da Itália na EF Bristol
Conte-nos sobre sua experiência com a EF.
Em junho de 2019, embarquei em um programa de estudos no exterior com a EF em Bristol, uma cidade encantadora no sudoeste da Inglaterra. Inicialmente, meu plano era ficar por 8 semanas, mas fiquei tão cativado pela experiência que decidi estendê-la para um total de 10 semanas. Esse foi meu primeiro período significativo fora de casa, passando o verão inteiro no exterior. Surpreendentemente, essas 10 semanas pareceram ter passado voando, e eu realmente queria ter ficado ainda mais tempo.
Quais são suas 3 coisas favoritas sobre Bristol?
Essa experiência me deixou inúmeras lembranças inesquecíveis, o que torna difícil apontar apenas algumas das coisas favoritas dessa jornada impecável. Bristol, como cidade, oferece uma infinidade de delícias para se admirar. Em primeiro lugar, o abraço caloroso e acolhedor de sua comunidade se destaca como um destaque imediato e cativante. As diversas paisagens da cidade, com parques verdejantes, arquitetura histórica e as obras de arte de Banksy espalhadas, criam um ambiente cativante. Por fim, a temperatura agradavelmente amena, um alívio para pessoas como eu, que lutam contra o calor excessivo, contribui para o charme geral da cidade.
De quais atividades você participou durante sua estada no exterior?
Havia uma infinidade de atividades para escolher durante minha estada. Quase todas as tardes, a escola organizava várias atividades recreativas, incluindo jogos de interpretação de papéis, desafios e diversas competições que permitiam que alunos de todo o mundo se reunissem e se divertissem muito. Nos finais de semana, embarcávamos em excursões para explorar os arredores, descobrindo novas cidades, reservas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Ocasionalmente, a escola organizava eventos "especiais", como festas em barcos e encontros noturnos.
Poderia compartilhar sua experiência mais memorável?
As primeiras semanas em Bristol foram as mais intensas para mim. Chegar em um lugar completamente desconhecido e encontrar vários desafios me forçou a me adaptar rapidamente e a me tornar mais autoconfiante. Como viajei sozinho, inicialmente não conhecia ninguém. Apesar disso, rapidamente criei fortes vínculos com minha família, colegas estudantes e até mesmo com a equipe da EF. Consegui abordar e resolver uma série de questões cotidianas que surgiram durante esse período, demonstrando minha capacidade de lidar com situações desconhecidas de forma independente.
Como essa experiência o impactou pessoalmente?
Essa experiência, como qualquer outra aventura internacional em que eu tenha embarcado, me moldou profundamente. Em primeiro lugar, ela promoveu um nível significativo de maturidade. Tive de me tornar autossuficiente em vários aspectos, desde andar sozinho no transporte público até administrar minhas despesas durante toda a viagem. Além disso, assumi várias responsabilidades ao navegar sozinho em uma nova cidade. Em segundo lugar, aprimorei minhas habilidades de adaptação.
Que conselho você daria a alguém que está pensando em fazer EF?
Meu conselho é simples: vá em frente! Não há nada como a experiência de sair de casa, explorar novos lugares, abraçar culturas diferentes e conhecer pessoas de todas as classes sociais. Independentemente dos desafios que você possa enfrentar, todos eles contribuem para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal. Às vezes, precisamos sair de nossas rotinas habituais e ver a nós mesmos, nossas vidas e nossas ações sob uma nova perspectiva. A EF é uma excelente organização, com a qual tive uma experiência positiva, e não vejo razão para não recomendá-la a qualquer pessoa que queira embarcar em uma jornada semelhante. Os programas bem organizados e as diversas localizações das escolas da EF a diferenciam!
Você acredita que adquiriu habilidades que serão valiosas em sua carreira futura?
Com certeza, esse tipo de experiência contribui significativamente para o desenvolvimento de valiosas habilidades sociais, muito procuradas no mundo profissional. Além disso, é uma excelente oportunidade para aprimorar suas habilidades técnicas por meio das aulas e dos instrutores especializados da EF.
Se você tivesse a chance de embarcar em um avião agora mesmo, qual destino de EF você escolheria?
Embora eu adorasse explorar vários destinos em todo o mundo, minha escolha imediata seria Boston, uma cidade que sempre exerceu um fascínio especial sobre mim!