EF Stories: Daniela do Brasil na EF Londres
O plano era viajar acompanhada, mas a amiga mudou de ideia. Daniela não desistiu de curtir as férias pelo mundo. Precisava ajustar o roteiro e topou a sugestão de encarar o passeio diferente: um intercâmbio de vinte e um dias para aprender inglês e viver novas experiências.
Apaixonada pelo continente europeu, o destino escolhido é Londres, no Reino Unido. Com conhecimento básico do idioma falado na região, realizar um intercâmbio, aos 45 anos, significa percorrer uma jornada de superação frente ao desconhecido. "Eu fico me perguntando se vou conseguir me expressar e se eles vão me entender. Tem que ter coragem de viajar sozinha", diz Daniela.
O embarque para o exterior está previsto para o ano que vem, quando a apresentadora de TV tira um descanso da rotina intensa. De segunda a sexta-feira, a moradora de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, acorda às 4h30 da manhã e se prepara para a primeira jornada de trabalho. Às 7h30 da manhã, ela apresenta um programa de TV ao vivo sobre qualidade de vida e bem-estar. Enquanto ela repercute temas ligados à condição humana, outro apresentador aborda as questões do ponto de vista espiritual. O sucesso da performance diante das câmeras depende, ainda, da dedicação, nos bastidores, com pesquisas e estudos sobre os assuntos a serem abordados no programa.
As tarefas na TV são conciliadas com a função de terapeuta. À tarde, ela troca o estúdio pelo consultório para atender aos pacientes. Entre um intervalo e outro, ela encontra tempo para realizar outros compromissos importantes.
A rotina exige disciplina e organização com os horários e hábitos. O sono, a alimentação e a atividade física recebem atenção especial. Festas e saídas noturnas, durante a semana, nem pensar. As caminhadas são diárias e fundamentais para exercitar o corpo e a mente.
O cronograma agitado segue até as férias. Elas começam em março, mas a experiência do intercâmbio já começou. "A viagem começa na hora em que você a deseja", diz Daniela, que curte cada fase dos preparativos rumo a novas vivências. Ela compara o ato de viajar com o ofício dos professores, que lidam com o conhecimento e estão em constante contato com novas tendências de linguagens e comportamentos. Além do aprendizado, ela acredita que o contato com outras culturas torna a vida mais leve. "Viajar é amaciar o motor. É uma das coisas mais lindas do mundo e nada substitui essa experiência ", completa a moradora do Estado de São Paulo.
O planejamento do intercâmbio envolve navegar virtualmente pelos endereços por onde vai passar, explorando os cenários e descobrindo como chegar até os pontos favoritos, em Londres. Os pensamentos, também, são tomados pelas expectativas em torno das pessoas que vão cruzar o caminho dela e de cada detalhe dos lugares, desde a cor do céu até a arquitetura das construções, passando pela culinária e pelos aspectos da diversidade cultural da região. "Eu amo viajar, e gosto de visitar os lugares como se eu morasse lá", comenta Daniela.
Além de se divertir na fase de preparação da viagem, Daniela acredita que a atenção dispensada à organização ajuda a dar mais segurança ao passeio. "Acho legal se prevenir, se precaver para ficar mais tranquilo", diz Daniela, ponderando que dá para controlar tudo. O segredo é não se abater com o inesperado e seguir em frente. "Sempre tem um imprevistinho, mas faz parte. O certo é, também, não dar certo; e faz parte", diz Daniela que encerrou a conversa para atender o próximo paciente, comprometida com o horário e responsabilidades, sem perder a leveza.