GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

EF Stories: Emma da Alemanha na EF Tóquio

Emma viajou para a bela Tóquio com a EF para aprender um dos idiomas mais difíceis - o japonês. Leia mais sobre suas experiências durante sua estadia aqui.
EF Stories: Emma da Alemanha na EF Tóquio

Puxa vida, o Japão é bem longe, não é? E a área metropolitana de Tóquio é a mais densamente povoada do mundo... O que eu estava pensando quando, de repente, decidi aprender japonês no Japão? Um idioma que está longe de ser fácil de dominar.

Tenho que admitir que, antes de embarcar em minha aventura de três meses em Tóquio, algumas dúvidas começaram a surgir. Será que vou conseguir lidar com tudo isso? Será que não era uma ideia maluca? Com o tempo de deslocamento da host family para a escola, será que terei a oportunidade de passar tempo com os amigos? Ansiosa, liguei para o escritório da EF e eles me tranquilizaram: esse tempo de deslocamento é normal em uma cidade grande, e a maioria dos estudantes de idiomas sente algum nervosismo. Mas eu definitivamente não me arrependeria dessa jornada. E foi exatamente assim que aconteceu.

Minha Host Family

Minha host family morava um pouco fora de Tóquio, especificamente em Saitama, que faz fronteira com Tóquio ao norte. Eu dividia a pequena casa com o brincalhão Dachshund, Ron, além da calorosa avó, os pais e a mais velha, que trabalhava como cabeleireira em Tóquio.

Eu tirei a sorte grande com minha família - juntos, saímos para passear na região, fizemos compras e cozinhamos. Mas não foi só isso; ao longo de três meses, eles se tornaram uma verdadeira família para mim: minha mãe cuidou de mim com carinho quando fiquei de cama por uma semana, me confortou quando não me sentia bem e perguntava todos os dias o que eu havia aprendido na escola. Até hoje, ainda trocamos mensagens regularmente e enviamos cartões postais uns aos outros.

A escola

Mas eu não tinha viajado da Alemanha até o Japão apenas para ficar sentada sem fazer nada. O objetivo da viagem era, afinal, aprender japonês. E que lugar melhor para fazer isso do que a escola de idiomas EF no coração de Tóquio, em Shibuya?

Situada no 27º andar das Shibuya Cross Towers, você tem uma vista fantástica de toda a cidade. De lá, você pode avistar a Tokyo Tower, o famoso Meiji Shrine e a Tokyo Skytree de diferentes janelas. Graças a esse incrível horizonte, você quase esquece que está em uma escola.

As aulas em si são uma combinação de sessões regulares realizadas em um grupo de classe fixo e SPIN-Classes, cursos de interesse especial. Nas SPIN-Classes, você tem a oportunidade de aprofundar suas habilidades de vocabulário e gramática ou experimentar a arte da caligrafia japonesa, Shodo.

No início, pode ser um pouco desafiador, pois a maioria dos professores se recusa a responder em inglês durante as aulas ou a fornecer explicações detalhadas em inglês. No entanto, com o tempo, você percebe que esse é o melhor método para mergulhar totalmente em um idioma. Os professores são incrivelmente pacientes e explicam tudo até que você realmente entenda.

Mas não são apenas os professores que dão tudo de si; a administração da escola e toda a equipe da EF também estão lá para ajudá-lo com questões práticas, como a prorrogação do seu visto, ou acompanhá-lo à farmácia ou ao hospital em caso de doença.

Meu tempo livre

Durante meu tempo livre, haviam tantas coisas para experimentar! Haviam excursões organizadas pela escola, como uma visita ao Museu Studio Ghibli, observação de flores de cerejeira no rio Meguro ou uma aula de dança tradicional japonesa. Muitas dessas atividades são gratuitas.

É claro que você não tem essas experiências sozinho, pois na escola você conhece pessoas de todo o mundo. Como todos são novos em uma cidade desconhecida e estão aprendendo um idioma que normalmente só conhecem de forma fragmentada por meio de mangás e animes, novas amizades se formam com uma rapidez surpreendente.

Durante o "Dia Internacional" da EF, realizado regularmente, você tem a oportunidade não apenas de aprender sobre a cultura japonesa, mas também de explorar muitos outros países e seus costumes.

Conclusão

O que mais me surpreendeu na viagem, além da tranquilidade com que tudo ocorreu e do quanto me apaixonei por Tóquio, foi o fato de que realmente aprendi japonês. E aprendi muito mais do que jamais imaginei ser possível.

Quando cheguei a Tóquio, eu tinha algum conhecimento de dois dos três sistemas de escrita e um vocabulário de nível de férias, semelhante ao que a maioria das pessoas tem para espanhol ou italiano. Olá, como vai você? Com licença. Por favor, obrigada. Mas isso era basicamente tudo. Depois de apenas cerca de um mês em Tóquio, eu já era capaz de conversar um pouco, mesmo com pessoas como meu pai, que mal falava inglês.

E depois de três meses? Dizer que agora falo japonês perfeitamente e que consigo ler e entender tudo seria um exagero. No entanto, consigo falar sobre mim mesma e discutir vários assuntos com os japoneses, mesmo que ocasionalmente precise consultar um dicionário.

Conheci pessoas fascinantes, cujas vidas eu não teria conhecido sem esse curso de idiomas: o artista de mangá no metrô, os dois estudantes um tanto ocultistas, os colegas tomando um drinque com o chefe ou o jovem cujo maior sonho é trabalhar na Alemanha. E por isso, sou incrivelmente grata.

Learn Japanese in TokyoLearn more
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Descubra os melhores preços e destinos para seu intercâmbio no exterior!

Saiba mais