EF Stories: Giorgia da Suíça na EF Munique
Decidir começar minha experiência em Munique com a escola EF foi uma das melhores escolhas que já fiz.
Tudo começou com um "vamos ver o que acontece", e devo dizer que agora, a um mês do final de minha estada no idioma, percebo que foi realmente uma surpresa; eu sabia que experiências como essa deixam uma marca, mas não pensei que seria tão profunda.
Empreender esse tipo de aventura sempre foi um sonho meu e, como adoro idiomas, decidi tentar combinar três meses de estudo intensivo de alemão com um estágio subsequente de três meses. Fui ao Escritório de Idiomas e Estágios do Cantão com um amigo, com quem compartilhei a experiência. Depois de várias entrevistas, escolhemos Munique como nosso destino. Esse local era totalmente novo para o programa do Cantão, assim como a colaboração com a escola EF não havia sido planejada anteriormente.
Lembro-me do primeiro dia em que cheguei à casa da família que me hospedaria por seis meses. Eu estava com meus pais e meu irmão, que decidiram me acompanhar e aproveitar a oportunidade para conhecer a cidade. Eu estava bastante nervosa, mas também curioso para conhecer minha família anfitriã (Gastfamilie). Eu me senti à vontade com eles desde o início e estabeleci um ótimo relacionamento.
O prédio ficava perto de uma das principais estações de Munique. Eu praticamente morava no centro da cidade e, nesse aspecto, tive muita sorte. O apartamento ficava no quinto e último andar, sem elevador. Não consigo esquecer a expressão no rosto do meu pai quando ele percebeu que teríamos que carregar minhas quatro malas por cinco lances de escada!
Mas o momento mais engraçado foi quando minha mãe e eu estávamos na porta da casa e meu pai não queria nos deixar entrar. Minha mãe imediatamente pensou que tínhamos que tirar os sapatos. No entanto, o motivo real era bem diferente... a bolsa que eu tinha do Bayern de Munique. Ele era torcedor do time rival, o Munique 1860.
Durante toda a minha estada, a bolsa ficou no meu quarto e, toda vez que ele a via de relance, era provocado. Ainda dou risada pensando nisso!
Na primeira semana, eu estava um pouco desorientada, mas na segunda semana, comecei a gostar da cidade e da atmosfera criada na escola com os colegas e professores. A escola tinha uma sensação muito familiar, em parte por ser relativamente pequena. Isso me permitiu formar relacionamentos maravilhosos e fiz amigos fantásticos com os quais tenho certeza de que manterei contato ao longo do tempo.
Um aspecto singular da escola EF que me chamou a atenção foi a maneira informal com que os alunos se dirigiam aos professores, ao diretor e a todos os funcionários da EF. Pessoalmente, gostei muito disso, pois acho que contribui para a atmosfera familiar que se sente nas salas de aula e nos corredores.
Durante os primeiros três meses, participei de um curso de preparação para o estágio. Foi um curso interessante, com um pequeno grupo de alunos, e foi especialmente útil porque me ensinou os termos e o vocabulário relacionados ao ambiente de trabalho. Depois de várias aulas preparatórias, tive uma entrevista com o escritório de vendas da escola e, em novembro, comecei minha aventura de trabalho, ainda com a EF.
Imediatamente me senti muito confortável, à vontade com o ambiente e os colegas. Embora o início tenha sido desafiador, já que eu não estava acostumado com o ritmo de trabalho, o estágio me ajudou a dar meus primeiros passos no mundo profissional. Acredito que adquiri várias habilidades que serão úteis no meu futuro. Trabalhar no escritório de vendas da EF me permitiu manter contato com a escola e, muitas vezes, dar apoio prático, como na ocasião em que tive de receber todos os novos alunos com a equipe, dando-lhes informações, tirando fotos e guiando-os em um passeio pela cidade.
Recomendo a todos que tenham uma experiência como a minha e descubram novas realidades e culturas. Sair de casa, mudar de país, conhecer pessoas de todo o mundo, aprimorar as habilidades linguísticas e, mais tarde, aplicar o conhecimento linguístico e profissional adquirido nos enriquece, inclusive internamente.
Sempre guardarei a lembrança desses seis meses em Munique. Agora, estou ansioso por outra estada em San Diego, e estou muito curioso para ver como será...