EF Stories: Marina da Noruega na EF Berlim
Berlim é uma grande cidade com muitos contrastes - de museus de primeira linha a cenas de arte underground, cafés da moda a comida de rua local, parques e arranha-céus. Quem não gostaria de conhecer essa cidade, além de aprender alemão e fazer amigos de todo o mundo? Meu semestre em Berlim tem sido muito educativo até agora, e estou muito feliz por ter tomado a decisão de ir. Se você quiser conhecer uma grande cidade europeia que tem de tudo, recomendo que viaje com a EF para Berlim.
Por que escolhi estudar no exterior?
Há muito tempo eu queria viajar com a EF e sabia que queria fazer algo diferente depois do ensino médio, em vez de ir direto para a universidade. Eu queria experimentar algo novo, uma cultura diferente com um idioma diferente e, é claro, conhecer novas pessoas.
Qual é o contexto da escolha de seu local de estudo?
Estou aprendendo alemão desde o ensino médio e, desde que me lembro, é uma das minhas matérias favoritas. Especialmente no ano passado, tive uma experiência muito boa quando escolhi o alemão como minha especialização. Eu não queria abandonar o alemão, mas aprender ainda mais. Além disso, Berlim é uma cidade que me agrada muito!
A família que me hospedou
Optei por morar em uma casa de família, o que me deixou muito feliz. Mas é claro que é possível morar em uma residência estudantil, se preferir. Escolhi uma família porque queria aproveitar a oportunidade de falar alemão o máximo possível. Tive muita sorte com minha família e morei com uma mãe e uma irmã. Minha irmã era da Suíça e, desde o início, só falávamos alemão. Em outras palavras, nos demos muito bem desde o início. Minha irmã e eu nos tornamos grandes amigas. Além disso, eu morava a apenas 30 minutos da escola, o que me deixava muito satisfeita!
Qual era o seu receio?
Antes de mais nada, eu temia deixar minha família e meu cachorro. Além disso, eu estava preocupada em deixar meus amigos e meu emprego. Também já havia pensado há muito tempo em como seria viver em um país completamente diferente, onde se fala outro idioma. Também foi a primeira vez que viajei completamente sozinha. Foi muito empolgante e um pouco desafiador no início; foi difícil deixar o "lar seguro". Felizmente, você se acostuma rapidamente à nova vida cotidiana quando entra em novas rotinas.
Como são as ofertas de atividades na escola?
Em primeiro lugar, depende naturalmente da estação, pois as atividades são organizadas de acordo com a época. A oferta de atividades na escola é muito boa e há atividades diferentes a cada semana. Além disso, a equipe da escola é muito simpática e faz o possível para garantir que todos estejam bem e satisfeitos. Exemplos de atividades incluem passeios pela cidade (em que os alunos são apresentados a diferentes partes da cidade), museus, esportes e "stammtisch". O "Stammtisch" acontece toda quarta-feira; vamos a um bar e comemos e bebemos o que quisermos. Acho que é muito aconchegante e social, uma oportunidade perfeita para conhecer novos alunos.
Como você lidou com a saudade de casa?
No início, senti muita saudade e pensava muito em tudo o que acontecia em casa. Dizem que isso melhora com o tempo, e foi o que aconteceu comigo. Berlim também não é tão longe, o que significa que posso voltar para casa facilmente nos feriados ou fins de semana, se quiser. Conversar com amigos/familiares por telefone também ajudou a aliviar a saudade de casa. Também ajudou ter comigo coisas que me faziam lembrar de casa, como chocolate norueguês e outras coisas de casa.
Qual foi a melhor parte da viagem até agora?
É muito difícil escolher! Em primeiro lugar, o desenvolvimento que se tem no idioma. Embora eu já soubesse um pouco antes, é muito divertido ver o quanto avancei agora. Aprendi MUITO e ainda aprendo coisas novas todos os dias. Além disso, fiquei muito confiante quando se trata de falar, o que não era o caso quando cheguei. Todas as atividades, especialmente o stammtisch às quartas-feiras, são lembranças que levarei para o resto de minha vida. Conhecer tantas pessoas diferentes de países diferentes e ter uma visão de outras culturas e modos de vida é a melhor parte.
Experiência própria
Em geral, uma estadia no exterior é boa tanto para seu currículo quanto para seu desenvolvimento pessoal. Para mim, essa jornada foi principalmente pessoal. Aprendi muito sobre mim mesma, vi minhas qualidades, o que faço de melhor e meus pontos fracos. Também conheci muitas pessoas maravilhosas que eu não teria conhecido se não tivesse saído. E a melhor parte de todas: você aprende um novo idioma!
Para concluir, acho que tudo se resume a tomar uma decisão. Acredito que muitos gostariam de ter uma estadia no exterior, mas talvez tenham medo de dar o salto. Embora possa ser desafiador, você precisa se empenhar. Uma coisa é certa: você nunca se arrependerá de ter ido, só se arrependerá de não ter ido.