EF Stories: Mika Fukunaga do Japão na EF Eastbourne
Por que você decidiu estudar no exterior?
Eu sempre me interessei pelo Reino Unido e queria poder falar inglês melhor.
O que fez você escolher a EF para ir ao Reino Unido?
Em primeiro lugar, consegui obter informações locais diretamente com a equipe japonesa e me senti menos preocupada e ansiosa antes de viajar.
Além disso, dei uma olhada no site e percebi que se tratava de uma escola de idiomas especializada no aprendizado de inglês.
Qual era o seu nível de proficiência no idioma antes e depois de estudar no exterior?
Antes de estudar no exterior, minha pontuação no IELTS era de aproximadamente 5,0. Resultado do teste EF na graduação: C1.2 (conversação) C2 (compreensão oral e leitura).
Que preparativos você fez antes da partida? Há alguma informação que você gostaria de saber com antecedência?
Antes da partida, preparei meus pertences pessoais. Com relação aos meus estudos, revisei minha gramática inglesa mais uma vez. O que eu deveria saber é a distância da casa da casa da minha família até a escola e o tempo de deslocamento, que era maior do que eu esperava. Além disso, as diferenças de preço são grandes entre o Reino Unido e o Japão. Eu gostaria de ter pesquisado mais para entender o que é mais caro.
Conte-nos sobre o ambiente em sua sala de aula e as nacionalidades de seus colegas.
O ambiente era animado e amigável, com todos ensinando uns aos outros os idiomas que não conheciam. As nacionalidades eram bastante variadas, incluindo Coreia do Sul, China, França, Alemanha, Itália, Taiwan, Espanha, Portugal, Rússia, Colômbia, Turquia, Arábia Saudita, Rússia, Suíça, Argentina, Chile, México, Uruguai, Brasil e outros.
Qual foi sua aula SPIN (disciplina eletiva especial) favorita?
Aulas de arte, fala e compreensão oral.
Quais tópicos foram discutidos durante sua consulta individual a cada 6 semanas?
Sobre como meu inglês estava melhorando e como eu estudava inglês. Além disso, sobre como eu estava me comunicando em inglês fora da escola.
Você pode nos falar sobre o conteúdo do projeto do semestre?
Fizemos pôsteres e diferentes objetos e fizemos discursos relacionados a questões ambientais. No inverno, o projeto foi sobre Guy Fawkes, que incorporou a cultura britânica.
Conte-nos sobre sua hospedagem em casa de família.
Eu estava hospedado em uma casa de família com cinco pessoas, incluindo o pai (40 anos), a mãe (40 anos), o filho (20 anos), a namorada do filho (20 anos) e outra pessoa que morava com eles (40 anos). Eu também tinha um colega de quarto de Hong Kong.
Qual era o tempo aproximado necessário de onde você está hospedada até a escola e o meio de transporte?
Levava cerca de 30 minutos de ônibus. O custo do transporte foi de cerca de 10 libras por semana.
Como você passava o tempo depois da escola e durante os feriados prolongados?
Depois da escola, normalmente eu ia a cafés com meus amigos, ficava na escola e praticava vários esportes e ia para o litoral para relaxar, já que a escola ficava perto dele. Nos dias que terminavam pela manhã, eu fazia passeios de um dia para Londres, Brighton e outros destinos no Reino Unido.
Durante minhas primeiras férias prolongadas, fui para a Escócia por uma semana com amigos da EF e depois passei os dias seguintes visitando York, na Inglaterra. Nas minhas segundas férias, visitei amigos na Alemanha, viajei para a Espanha com amigos e fiz um tour por Londres com amigos do Japão.
Você pôde usar seu celular enquanto estava lá?
Comprei um cartão SIM e usei meu smartphone.
Como foi sua experiência com o suporte local da EF (gerentes de moradia, coordenadores de emprego, etc.)?
Não tive a oportunidade de conversar muito, mas senti que eles responderam rapidamente.
Em sua opinião, qual é a diferença mais interessante entre o Japão e o Reino Unido?
Há muitos aspectos interessantes, mas o maior deles é a diferença na cultura gastronômica. Por exemplo, achei interessante o fato de todos os restaurantes do Reino Unido terem um cardápio vegetariano. Também achei interessante que havia uma história famosa sobre não levar guarda-chuva mesmo em dias de chuva, e que as piadas e o sarcasmo eram muito frios em comparação com o Japão. Além disso, quando fui ao supermercado, achei interessante o fato de haver uma grande variedade de legumes, queijo e carne que eu não encontrava no Japão.
O que você acha que mudou com os estudos no exterior, quais experiências e habilidades você acha que são úteis e o que você não pode desenvolver a menos que estude no exterior?
Nos últimos oito meses, minha personalidade mudou significativamente e me tornei uma pessoa proativa. Fui sozinha visitar os amigos que fiz na escola e que moravam na Europa, e experimentei a vida local lá. Também comecei a pensar profundamente sobre questões ambientais e outras questões mundiais, e a formar minhas próprias opiniões sobre elas. Isso porque me deparei com tópicos acadêmicos durante as aulas e participei de debates e apresentações com meus colegas de classe todas as semanas.
Aprendi com meus colegas muitos conhecimentos e ideias que não conhecia antes, o que também ampliou minha visão. Acredito que essas experiências se tornarão meu verdadeiro conhecimento ao estudar no exterior e discutir com colegas de classe e amigos de várias nacionalidades. Não sou exatamente uma especialista em tudo sobre o sistema educacional do país de meus amigos, que tipo de estilo de vida eles levam, que tipo de religião têm etc., mas pude aprender muitas coisas e achei isso muito interessante.
Minha fala em inglês melhorou muito, o que não era bom no início. Posso sentir isso completamente. Agora sou capaz de falar inglês em público com confiança. Eu ia a um salão de beleza local uma vez a cada dois ou três meses e, a cada vez que ia, conseguia falar mais rápido e conversar melhor com meu cabeleireiro. Em apenas 8 meses, conheci muitas pessoas e fiz amigos de todo o mundo. Esses são tesouros que duram a vida inteira.
Com base em sua experiência de estudo no exterior, em que tipo de setor ou emprego você deseja trabalhar?
No futuro, gostaria de conseguir um emprego em que possa me comunicar em inglês diariamente. Minha meta atual é usar meu visto de trabalho de férias para trabalhar e morar no exterior.
Por favor, envie uma mensagem para aqueles que estão pensando em estudar no exterior sobre o charme da cidade que visitou e o que sentiu.
Eastbourne é uma cidade pequena com uma atmosfera caseira à beira-mar, e acho que é um lugar adequado para estudar inglês. É um lugar onde você pode se sentir à vontade, mesmo que seja a primeira vez que esteja estudando no exterior, pois muitas vezes você pode ter pequenas conversas com os habitantes locais enquanto espera no ponto de ônibus, em restaurantes, etc. Eastbourne é um ótimo lugar para fazer turismo, pois é possível chegar a Londres e ao aeroporto apenas de trem, portanto, venha estudar em Eastbourne.