EF Stories: Tamar, da Holanda, na EF Costa Rica
Depois de alguns meses de hesitação, tomei a decisão: eu iria tirar um ano sabático e estudar no exterior! O idioma espanhol realmente me atraiu, e o que poderia ser mais divertido do que aprender a falar um novo idioma em um país quente, e não na Espanha, mas em algum lugar do outro lado do mundo. Então... Costa Rica foi o destino! E, em retrospecto, essa acabou sendo uma escolha muito boa, de fato.
Lá fui eu...
Ao chegar em Tamarindo, eu ainda estava um pouco nervoso. Eu não falava o idioma, não conhecia ninguém e agora estava realmente por conta própria. Felizmente, tudo deu certo! Eu havia escolhido um curso intensivo, o que significava que eu tinha cerca de 30 horas de aulas por semana e muito tempo livre. Todas as aulas eram ministradas em espanhol, mas eram muito fáceis de acompanhar, embora no início eu só soubesse as palavras "si" e "no". As aulas eram muito variadas e ensinadas de forma divertida. Dessa forma, depois de 5 meses na Costa Rica, consegui conversar em espanhol com bastante facilidade e terminei no nível B1.2.
Não apenas aprendi a falar espanhol, mas também aprendi sobre a cultura costarriquenha. Com os professores costarriquenhos, aprendemos sobre tradições, culinária, celebrações, certas palavras costarriquenhas e muito mais. Havia também alguns professores de espanhol e, com eles, aprendemos mais sobre a cultura espanhola.
Minha hospedagem
Na EF, há três lugares diferentes para os alunos se hospedarem. Em uma casa de família; na verdade, eles moram em um vilarejo mais distante chamado "Villareal" ou "Santa Rosa" e vêm para o campus todos os dias na van da EF. Você também pode ficar em uma residência perto da escola ou no campus da escola, como eu. Eu dividia um apartamento com outras 4 meninas, 2 das quais dormiam no mesmo quarto que eu e 2 no outro quarto. Demora um pouco para se acostumar, mas é muito divertido. Isso também permite que você tenha colegas de quarto diferentes a cada vez e faça amizade com pessoas de países de todo o mundo.
O que foi muito bom na EF Costa Rica é que ela é bem pequena. Não há um grande número de alunos e, portanto, você conhece quase todo mundo que anda pela escola. Isso cria uma atmosfera muito agradável, onde todos podem conversar uns com os outros e ninguém precisa se sentir sozinho. Dessa forma, é muito fácil fazer amigos e você perceberá que se tornará muito próximo de algumas pessoas. Especialmente o grupo que começou na mesma data que eu e que também ficou por 5 meses ou mais, eles até se sentiram um pouco como uma família depois de 5 meses.
Como fiquei no campus, só precisava dar alguns passos até a piscina ou as salas de aula, e o centro de Tamarindo e a praia também ficavam a uma curta distância. Tamarindo é bastante turística e muitas pessoas vão até lá para surfar. Há muitos restaurantes, muitos bares e, é claro, muitas lojas de surfe. Portanto, alugar uma prancha não é tão difícil e uma aula de surfe também é muito fácil de conseguir. Há muitos turistas principalmente dos Estados Unidos e do Canadá, mas a Costa Rica também é um destino popular para os argentinos. Além dos turistas, é claro que há muitos estudantes de EF em Tamarindo. Como Tamarindo não é muito grande, você sempre encontrará algumas pessoas quando estiver na cidade. Muitos alunos da EF na Costa Rica vieram da Europa e alguns de outras partes do mundo. Portanto, além de melhorar seu espanhol, você também pode melhorar seu inglês!
Tempo livre
E bem... de vez em quando há uma festa para ser encontrada: Ladies night, reggae night, karaokê, há uma festa em algum lugar todos os dias. No início da noite, geralmente nos reuníamos com um grande grupo de alunos em um bar comum, onde era possível jogar sinuca e pingue-pongue, por exemplo, e era assim que começávamos nossa noite divertida. Mas não se tratava apenas de uma festa, era obviamente uma maneira ideal de melhorar seu espanhol. Você poderia praticar seu espanhol conversando com os habitantes locais ou pedindo sua bebida em espanhol, por exemplo; )
Fora isso, a Costa Rica é um país muito agradável e seguro. A natureza é linda! Há muito verde e as praias também são muito bonitas. Na Costa Rica, há muitos parques nacionais onde você pode admirar plantas e animais e, muitas vezes, há também vulcões para observar e belas cachoeiras. Todo fim de semana, a EF organiza uma viagem para algum lugar. Podem ser viagens na própria Costa Rica de 2 ou 3 dias ou viagens para a Nicarágua ou Panamá. As viagens são bem organizadas, você não precisa se preocupar com isso e é muito bom ir com pessoas da EF. Mas é claro que você também pode ir por conta própria! Eu fiz a viagem ao Panamá e a viagem à Nicarágua com a EF. Dessa forma, visitei 3 países em 5 meses. E foi muito divertido! Visitei lindas ilhas com água azul clara e cintilante em Bocas del Toro, no Panamá, e na Nicarágua desci o vulcão em um trenó!
Experiência no exterior: altamente recomendável!
Eu definitivamente me apaixonei pela Costa Rica! Não apenas por ser um país lindo, mas também porque as pessoas são incrivelmente gentis e hospitaleiras. Há também uma atmosfera muito diferente, agradável e descontraída. Jamais esquecerei meus cinco meses na Costa Rica. Eu me diverti muito, aprendi a falar espanhol, me diverti e conheci muitas pessoas legais! Agora não só quero voltar para a Costa Rica, como também quero visitar muitos outros países para rever todos os meus amigos da EF. Portanto, a Costa Rica é altamente recomendada, mas acho que qualquer experiência no exterior é um enriquecimento para você mesmo e a EF pode ajudá-lo com isso!