10 motivos porque é melhor estudar um idioma em um intercâmbio do que em casa
É até válido aprender a teoria de um idioma em nosso país e ampliar o vocabulário lendo um livro, mas nada se compara a estudar no exterior. Embora os dois métodos ajudem a adquirir novos conhecimentos linguísticos, está mais do que provado que apenas um deles é o mais indicado para acelerar o aprendizado (e garanto que não é estudar em casa).
Confira 10 motivos pelos quais é melhor estudar um idioma em um intercâmbio e não em casa.
1. A imersão total no idioma
É praticamente impossível você não aprender, afinal irá conversar com sua família anfitriã, assistir a séries e programas de TV locais, pedir a comida que deseja em um restaurante e ler propagandas espalhadas pela cidade. Todo o contato que tiver com a cultura local já será suficiente para aprender novas palavras e compreender melhor o idioma.
2. Se tornar o orgulho da família
Seus pais vão adorar a ideia de você passar um período fora, afinal todos sairão ganhando! Estudar um idioma no exterior é uma experiência única: você terá mais confiança em si mesmo, mais independência e ainda vai se tornar expert em outras culturas. Sua família sabe como ninguém, que você terá momentos inesquecíveis ao mesmo tempo que aprimora suas habilidades linguísticas e desenvolve competências que farão toda diferença no futuro.
3. A oportunidade de praticar o idioma o tempo todo
A prática leva à perfeição e morando no exterior, você não terá outra alternativa a não ser praticar novas habilidades linguísticas todos os dias. E o melhor é que você nem vai sentir, em pouco tempo estará falando o idioma naturalmente, assim como todos os locais. Peça informações na rua, vá ao cinema, confira a previsão das ondas, pois tudo isso fará com que você pratique o idioma diariamente sem nem mesmo perceber.
4. Amizades sem fim
Assim como você, milhares de pessoas que também deixaram seu país para viver uma nova aventura, estão loucas por novas amizades. Você irá aprender e se divertir com colegas de classe de diferentes países que terão no mínimo uma coisa em comum: o novo idioma! Além disso, interagir com os locais é uma das melhores maneiras de treinar os ouvidos, consolidar o conhecimento na língua e conhecer outras culturas.
5. Experiência de vida
Além de aprender um idioma, você irá vivenciar uma cultura totalmente nova e terá que se adaptar à uma vida completamente diferente. Cumprimentar as pessoas na rua, fazer compras, andar de ônibus… Definitivamente morar no exterior é um grande desafio. Depois de se virar em situações completamente novas, você será capaz de enfrentar qualquer coisa.
6. A oportunidade de se destacar entre os demais
Só o fato de dominar um segundo idioma, já fará toda diferença em um processo seletivo de uma empresa ou no ingresso em uma universidade. Mas se além disso você ainda tiver morado fora enfrentando novos desafios, ai o pacote estará completo!
7. Inúmeras oportunidades de explorar novos lugares
Estudar um idioma no exterior é quase como estar de férias. Ok, você terá que frequentar as aulas, mas isso não significa que não poderá conhecer a cidade com seus amigos durante seu tempo livre.
8. A oportunidade de aprender gírias e expressões úteis
As aulas e os livros didáticos não vão ensinar a linguagem das ruas e impedir que você passe vergonha na frente de seus novos amigos. A melhor forma de se socializar em outro idioma é vivenciá-lo. (Veja nosso artigo sobre expressões americanas.)
9. A chance de descobrir novos hobbies
Viver em outro país em um ambiente completamente diferente, pode despertar o interesse por coisas novas. Se você sempre quis fazer um curso de mergulho, vá para Malta, agora se seu sonho é aprender a surfar, seu destino é San Diego. Você poderá descobrir sua paixão por trilhas caminhando pelas florestas nas proximidades de Vancouver, ou se tornar expert em snowboard depois de passar um inverno nos resorts de esqui em Tóquio.
10. Descobrir novos sabores
Não tem quem não goste de uma boa comida. Cada país possui cultura e culinária próprios e cada lugar tem pratos típicos característicos. Imagina quantas tapas diferentes você pode experimentar em Barcelona ou os queijos deliciosos que irá saborear durante seu semestre em Paris.