4 fatos surpreendentes sobre aprender um idioma
Nós recebemos muita informação quando se trata de aprender um novo idioma: que você tem que começar mais novo, que estudantes mais velhos enfrentam mais dificuldades e que há um limite de quantos idiomas seu cérebro consegue guardar.
Como a EF existe desde de 1965 e nós testamos cada estudante antes e depois deles estudarem um idioma no exterior conosco, nós conseguimos tirar muitos insights de como as pessoas aprendem uma língua estrangeira.
De uma grande gama de estudantes estrangeiros que estudaram conosco nos últimos dois anos em mais de 50 escolas ao redor do mundo, conseguimos obter os seguintes, e fascinantes, insights: muitos dos quais trazem nuances nas informações que tínhamos sobre aprender um novo idioma e até mesmo modificam alguns outros.
1. Imersão no idioma é particularmente uma forma efetiva de começar a aprender um novo idioma
Pessoas que não tiveram contato anterior com o idioma fazem mais progresso em suas primeiras semanas no exterior do que qualquer outro grupo de estudantes. Apesar de você esperar que a imersão seja absolutamente intimidadora para iniciantes, esse não parece ser o caso para muitos alunos.
Nossos dados mostram que ir ao exterior para aprender um novo idioma como um verdadeiro iniciante lhe dará um impulso poderoso para o seu aprendizado, independente da sua idade. Esse achado é muito importante para pais que possam se preocupar em mandar seus filhos para o exterior sem o conhecimento suficiente do idioma, e é uma boa notícia para adultos que sentem que “perderam o barco” quando se trata de aprender uma nova língua.
2. Jovens adultos são preparados para aprender um idioma rapidamente
Alunos em seus 20 anos aprendem um idioma mais rapidamente em um ambiente de imersão do que qualquer outro grupo etário. Provavelmente porque jovens adultos possuem as habilidades de estudo e a familiaridade com a gramática que tornam o aprendizado mais rápido. Eles geralmente têm um forte fator motivacional externo para aprender línguas estrangeiras por causa de seus estudos ou sonhos de carreira; falar uma língua estrangeira, particularmente inglês, é uma vantagem enquanto se estuda e pode até aumentar os ganhos quando se está trabalhando.
Diferenças no aprendizado entre grupos etários são muito menores do que se espera. Nossos dados mostram que as habilidades se desenvolvem em tempos bem parecidos da adolescência à vida adulta. Isso também se aplica àqueles que começam a aprender um idioma e que têm entre 50-80 anos, então, mesmo que você não tenha começado a aprender um idioma desde muito novo, estudá-lo em um país onde ele é falado de forma nativa pode melhor suas habilidades.
3. Homens e mulheres aprendem idiomas na mesma velocidade
Muita pesquisas, incluindo o EF EPI, descobriram diferenças entre os gêneros em proficiência de idiomas, uma vez que as mulheres geralmente são mais proficientes e mais motivadas a aprender um novo idioma. Mas há boas notícias para os homens que estudam no exterior: quando olhamos especificamente para pessoas aprendendo idiomas em uma imersão cultural, não há diferença alguma na velocidade de aprendizagem entre os gêneros.
No entanto, nossos dados mostram que estudantes homens estudam um pouco mais e, portanto, fazem mais progresso, mesmo que não seja uma diferença tão grande. Isso deveria encorajar os pais de estudantes mulheres a investirem em cursos mais duradouros para assegurar que elas tirem o máximo de suas experiência no exterior e melhorem suas habilidades com idiomas da mesma forma que os homens.
4. Falar um segundo idioma lhe ajudará a aprender um terceiro
A maior diferença na velocidade de aprendizado é entre estudantes individuais, mas nossos dados também mostram que estudantes de países onde duas ou mais línguas são usadas no sistema de educação aprendem mais rapidamente do que estudantes de países onde um único idioma é dominante. Outra pesquisa parece confirmar isso, mostrando que quando uma pessoa já fala duas línguas, aprender uma terceira é mais fácil. Isso acontece porque seus cérebros já estão preparados para aprender (e usar) outro idioma e então podem aprender em menos tempo.