Guia para um Gap Year na Europa
O gap year, ou ano sabático, contempla uma variedade de destinos e objetivos: aprender um idioma, obter experiência internacional ou explorar o mundo em um país de cada vez são apenas algumas das possibilidades (e vantagens) de tirar uma folga da escola ou do trabalho.
Depois dos Estados Unidos, da Ásia, da Austrália e da Nova Zelândia, é hora de ver o que a Europa - também conhecida como o continente onde a comida deliciosa, as culturas cativantes e as paisagens de tirar o fôlego estão sempre a uma curta viagem de trem ou avião - tem a oferecer aos entusiastas do ano sabático.
Por que a Europa?
A Europa é um continente cheio de cidades cosmopolitas, cadeias de montanhas impressionantes e praias tranquilas em ilhas perfeitas. Com uma variedade tão grande de experiências incríveis em oferta, há mais do que o suficiente para satisfazer seu desejo de viajar, não importa a forma em que ele se apresente. Seja esquiando ou caminhando pelos Alpes, tomando sol nas praias da Espanha ou da França, ou fazendo maratonas de compras em Milão ou Londres: poucos lugares têm tanta história e fama. A Europa oferece a combinação perfeita de edifícios modernos, bairros icônicos e pontos de referência renomados.
Explorar e ampliar seus horizontes nunca foi tão fácil: viajar pela Europa pode ser feito com conforto e estilo - e com sua opção favorita de transporte. Além disso, pense na culinária! Tão variada quanto as paisagens, uma suntuosa gama de pratos aguarda o viajante faminto (ou apenas amante da comida). Coma toneladas de pequenas tapas em Madri, salive sobre pilhas cremosas de espaguete à carbonara em Roma ou coma uma farta salsicha em Munique.
Aprenda ou ensine no exterior
A diversidade da Europa não é apenas culinária ou geográfica, ela também é linguística: você ouvirá uma infinidade de idiomas diferentes e muitos países são bilíngues ou até multilíngues. Na EF, sabemos que não há melhor maneira de aprender um idioma do que mergulhar diretamente na cultura que você está descobrindo. Matricule-se em um curso de espanhol e mude-se para a colorida Barcelona, aprenda inglês enquanto explora a agitada Londres, desfrute da ensolarada Nice enquanto aprimora seus conhecimentos com aulas de francês ou viva la dolce vita enquanto se torna fluente com um curso de italiano na icônica Roma. Você não apenas praticará seu vocabulário recém-adquirido todos os dias e aprenderá muito mais rápido (prometemos!), mas também fará amigos para a vida toda e conhecerá sua nova cidade natal.
Passar parte de um ano sabático lecionando no exterior também é popular e muito gratificante! Durante a semana de trabalho, você pode ensinar idiomas ou qualquer outra habilidade e, em alguns casos, até mesmo obter uma qualificação reconhecida internacionalmente. Use seus fins de semana e férias escolares para viajar pelo país anfitrião (e pelo resto da Europa) e financiar sua exploração internacional com o trabalho. Você terá a satisfação de saber que está fazendo uma diferença real para os outros, e isso também fica ótimo no seu currículo!
Explore mais com facilidade
Com países tão próximos, é muito fácil explorar um atrás do outro. Não são necessários voos de longa distância; na verdade você pode acordar em uma cidade e ir dormir em um país totalmente diferente sem nem mesmo precisar embarcar em um avião. Basta levar seu passaporte e obter um passe Interrail (trem) que permite aproveitar a rede de trens de alta velocidade que cruzam a Europa e tornam as viagens internacionais muito fáceis. Um mês de interrail e turismo nas principais cidades da Europa pode ser a continuação perfeita de alguns meses de trabalho no exterior.
Se você preferir chegar ao seu destino ainda mais rápido, os voos de curta distância atendem a todas as capitais e a muitas cidades menores de cada país. Companhias aéreas econômicas, como a easyJet, Ryanair e Monarch, oferecem voos extremamente baratos se você reservar com (muita) antecedência ou viajar no meio da semana ou em um período fora de temporada. Fique atento também às promoções relâmpago, pois você pode conseguir uma verdadeira pechincha no último minuto.
Passe uma temporada
Encontrar um emprego no exterior é uma ótima maneira de financiar suas explorações internacionais durante um ano sabático. Além disso, você vai se divertir muito passando tempo com pessoas que pensam como você, enquanto aprende um novo idioma e aumenta a experiência global e as habilidades sociais que vão fazer seu currículo brilhar. Existe uma grande variedade de opções de empregos sazonais em vários países europeus, portanto, há algo para todos os gostos.
Se você gosta muito de esquiar, se inscrever em uma temporada de esqui é uma tarefa fácil, e se você ainda não sabe esquiar nas pistas, um ano sabático pode ser o momento perfeito para aprender. Os resorts de esqui estão sempre à procura de funcionários e as escolas de esqui precisam de instrutores, enquanto as operadoras de turismo procuram representantes de férias para realizar atividades nos Alpes ou cozinheiros experientes para hospedar chalés de madeira em vilarejos alpinos.
Embora as grandes empresas (como a Crystal e a Nielson) talvez não paguem muito dinheiro, você geralmente terá sua acomodação, passes de teleférico e aluguel de equipamentos organizados para você. E a melhor parte: você pode passar até seis meses respirando o ar puro das montanhas e esquiando em algumas das melhores montanhas do mundo. Escolha um grande resort em uma altitude elevada - como Tignes, Val d'Isere ou Val Thorens - isso garantirá uma temporada mais longa, devido ao derretimento mais lento da neve, além de oferecer uma enorme área de esqui para explorar. Lembre-se apenas de planejar com antecedência - as entrevistas para empregos na temporada de inverno começam já em junho e julho.
Como alternativa, parta para aproveitar o sol como instrutor de esportes aquáticos e passe os meses de verão ensinando a velejar na costa da Sicília ou vá para Tenerife para se tornar um instrutor de mergulho PADI. Se você for um velejador entusiasmado, sites como o CrewRecruit facilitam a busca de empregos marítimos como tripulante em uma variedade de barcos a vela ou iates e para todos os níveis de experiência. Para aqueles que conseguem acompanhar o ritmo de Ibiza ou Mallorca, os representantes de resort estão sempre em alta demanda nas ilhas festeiras do Mediterrâneo. Se ainda estiver procurando ideias, o Seasonworkers facilita a busca por um emprego e tem uma série de opções para você se inspirar.
Em um aspecto prático
Os vistos na Europa variam entre os países e dependem de sua nacionalidade. Assim como em qualquer lugar do mundo, não se esqueça de fazer sua pesquisa, ter um passaporte válido pelo período que planeja passar no exterior e reservar um tempo suficiente para obter o visto. Existem muitos sites que desvendam todo o jargão jurídico para dar uma resposta simples, independentemente do seu plano.