Guia para Gap Year nos EUA
Não existe uma maneira certa de fazer um gap year, tempo perfeito para começar ou localização ideal para visitar – depende sempre de você e do que valoriza mais. Talvez queira obter experiência de trabalho antes de ir para a universidade, fazer uma pausa na sua carreira para fazer voluntariado ou se aventurar em vários continentes. As possibilidades são infinitas – e os benefícios também.
Nós organizamos um guia rápido do que fazer em um ano nos Estados Unidos. Esperamos que te ajude a descobrir novas culturas, fazer amigos para toda a vida e voltar para casa tendo aberto os horizontes. Não irá encontrar nenhuma dica sobre quanto tempo deve dedicar a fazer a atividade X ou Y durante o seu gap year, pois acreditamos que tudo depende dos seus gostos e do que pretende fazer/ganhar com essas experiências.
Por que os EUA?
Os EUA é o grande favorito quando o assunto é Gap Year – e quem pode culpá-lo? O país é tão vasto e variado que tem tudo o que o seu coração amante de viagens pode desejar. Desde montanhas cobertas de neve a enormes parques nacionais, cidades que nunca dormem e praias das quais não irá querer sair. Desde o cantinho verde e encantador de Nova Inglaterra, no noroeste, ao paraíso tropical do Havaí, no meio do oceano Pacífico. A América tem de tudo!
Faça uma ROAD TRIP
Colocar uma mochila nas costas, alugar um trailer ou uma clássica pick-up e seguir a estrada tem feito parte dos clássicos americanos há gerações e é fácil perceber o porquê – os EUA foram feitos para road trips. A Auto-estrada da Costa do Pacífico é um itinerário bastante popular, uma vez que se percorre as colinas e falésias da costa californiana, mostrando o que tem de melhor na cultura de praia americana. Faça uma parada em Santa Barbara e aproveite para fazer surf e visitar as comunidades rurais de Big Sur. Não se esqueça de reservar um tempinho para visitar as glamourosas cidades americanas: Los Angeles, San Diego e San Francisco.
Enquanto a Auto-estrada da Costa do Pacífico permite que você aprecie uma versão ensolarada e paradisíaca da América, a Estrada Going-to-the-Sun mostra o interior montanhoso. Abrangendo todo o Parque Nacional da geleira de Montana, esta estrada fica interdita no inverno mas, durante a primavera e o verão, é uma inspiradora introdução às melhores paisagens da América, contando com lagos, cascatas e geleiras.
Caso tenha um pouco mais de tempo, percorra a famosa Rota 66, que te leva de Chicago a Santa Mônica. Entretanto, o itinerário definitivo de road trip vai de costa a costa – começando em San Francisco, acabando em Nova York e incluindo os parques de Yosemite, Grand Canyon, as festas de Las Vegas, Nova Orleans, o icônico e peculiar estado do Texas e, por fim, a capital Washington D.C.
Experimente a VIDA na CIDADE
Nova Iorque, Los Angeles, San Diego, Chicago, Miami – a lista das cidades americanas de renome parece nunca acabar, por isso, porque não chamar uma (ou mais que uma) delas de lar?
Um gap year não precisa ser vivido em contante movimento – você pode ficar alojado num lugar por um longo período de tempo e mergulhar completamente na vida de uma cidade norte-americana. Aperfeiçoe o seu inglês, presencie a mudança de inverno para a primavera em Nova York ou torne-se um cliente habitual de um dos muitos restaurantes latinos que Miami tem para oferecer – viver durante um longo período de tempo numa só cidade permite que você tenha uma visão mais ampla do local, como um morador, e não apenas turista.
Muitas destas cidades são centros de todos os tipos de setores de atividades – perfeitas para quem está à procura de misturar a experiência de gap year com o desenvolvimento da carreira. Você pode estagiar na mesma área que estudou ou passar dois meses descobrindo exatamente o que quer e experimentar uma área específica em primeira-mão, antes de ingressar na universidade ou de seguir mais estudos numa certa área.
Faça VOLUNTARIADO
Fazer Voluntariado é uma das atividades mais populares durante um gap year – não é apenas bonito em seu currículo, mas também pode ser muito gratificante. Se decidir trabalhar em qualquer um dos 59 parques nacionais dos Estados Unidos, por exemplo, poderá viver estas paisagens espetaculares ao vivo!
No Havaí, poderá participar do monitoramento de vulcões ativos e ganhar experiência, em primeira mão, na pesquisa científica. Por outro lado, caso faça voluntariado na Flórida, poderá ter um papel ativo na proteção dos ecossistemas marinhos. No Parque Nacional dos Everglades, a maior área sub-tropical da América, poderá contribuir para a restauração ecológica enquanto vive perto de Miami. 95% do Parque Nacional de Biscayne é composto por água e os voluntários são necessários para ser possível preservar os manguezais, recifes e habitats de espécies em perigo de extinção.
Bem afastados do Sunshine State, os parques nacionais de Yellowstone e Rocky Mountain são os parques mais espetaculares onde pode ser voluntário. Se gosta verdadeiramente de aventuras no mundo selvagem, então o Alaska tem, sem dúvida, uma paisagem tão espetacular que as lembranças irão durar para toda a vida.
7 dos 10 maiores parques nacionais dos EUA encontram-se neste estado. Com 13 milhões de hectares (ou seja, maior que a Suíça), Wrangell – St. Elias é o maior parque nacional americano e é lar de tudo, desde montanhas a campos vulcânicos, geleiras e vida selvagem diversificada. Irá encontrar todo o tipo de trabalhos de conservação no Alaska, especialmente no parque nacional de Denali, que é basicamente uma extensão de terra enorme com o Monte McKinley como a atração principal, bem como o parque nacional de Katmai, habitat de mais de 2000 ursos-castanhos.
Aproveite a SAZONALIDADE
Os trabalhos de conservação são uma excelente atividade de gap year mas oportunidades remuneradas são difíceis de encontrar. No entanto, existem diversos trabalhos sazonais disponíveis em várias áreas – e pessoas com interesses parecidos, trabalhando ao seu lado, será, sem dúvida, divertido. No inverno, os resorts de ski do Colorado e Utah estão sempre à procura de instrutores e outros funcionários, portanto fique atento!
No Verão, viaje até à costa Oeste e faça do Oceano o seu escritório, enquanto trabalha como instrutor de surf. Os acampamentos de verão são tão americanos quanto a Coca-cola e o frango frito, trabalhar como um monitor e líder de atividades, num destes acampamentos, é uma atividade extremamente popular para pessoas que, como você, querem fazer um gap year. Pode participar e liderar qualquer atividade que queira desde esportes aquáticos, a futebol e aulas de teatro. Se está a procura de algo ainda mais tradicional, porque não trabalhar num rancho no Texas?
Websites como o Workaway oferecem alojamento e comida em troca de trabalho. É uma ótima maneira de conhecer outros viajantes e de tentar trabalhos que nunca imaginou. Quer trabalhe ao ar livre, num hotel no meio da cidade ou numa pequena cidade – isso te proporcionará descobrir o coração da América.
Obter um visto que permita trabalhar nos EUA é, talvez, o maior obstáculo que irá encontrar, por isso planeje com antecedência! Conseguir o visto depende de onde mora, do tipo de trabalho deseja ter e se é um estudante, ou não. Todos os vistos temporários requerem que o empregador submeta uma petição junto dos U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS). Só depois deste documento ser aprovado é que poderá fazer a sua candidatura. Para mais informação sobre o processo de visto, contate a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, ou no país em que está morando.