Um guia rápido de como dar um beijo no rosto
O beijo no rosto é um dilema que você provavelmente encontrará em algum momento da sua vida, especialmente se você viaja ou passa certo tempo no exterior. Ás vezes é difícil saber se você deve dar um aperto de mão, um abraço ou um beijo no rosto, mas mesmo quando se escolhe a última opção pode ser um pouco complicado: quantos? De que lado começo? (E como faço para não parecer tão estranha quanto o casal na foto?).
Verdades sejam ditas: é difícil prever o que a outra pessoa fará, mas ter um pouco de conhecimento sobre o assunto em seu arsenal cultural poderá te ajudar bastante. Aqui temos algumas dicas de como cumprimentar adequadamente uma pessoa com um beijo no rosto:
Esteja preparado
Se estiver em um ambiente de grupo, onde todos estejam se cumprimentando, é mais fácil esperar e observar o que os outros estão fazendo e tentar copiar isso. Se for um encontro individual, é um pouco mais difícil. A primeira dica é: esteja preparado. Se a situação for muito profissional, é melhor optar pelo aperto de mão. Na maioria das outras situações, um beijo no rosto será ótimo.
Se situe
Uma vez comprometido com o beijo no rosto, certifique-se de que você o dará corretamente. Aproxime-se da pessoa que você conhece e coloque delicadamente a mão na parte superior do braço. Gentileza é a palavra chave aqui – ninguém quer ser emboscado ou acusado de machucar o braço de outro. Em seguida, vire a bochecha em direção a outra pessoa e incline-se.
Faremos um minuto de pausa aqui – embora a maioria das pessoas comece o cumprimento com a bochecha direita e, depois, se dirija à esquerda, na Itália é habitual começar pela bochecha esquerda e em seguinte à direita. Não é tão difícil quanto parece – prometo. Portanto, a menos que você esteja em um passeio durante um fim de semana na Itália, se mantenha inclinado para a esquerda.
Saiba quantos beijos oferecer
É aqui que a situação pode ficar um pouco mais complicada. Embora seja costumeiro beijar duas vezes na Espanha, na Itália e na maior parte da França, há outros lugares onde as pessoas preferem um, dois, três ou até quatro beijos. Na maioria dos casos, é mais seguro optar pelo meio mais clássico com um beijo rápido em cada bochecha (para detalhar mais as regiões, consulte este vídeo muito útil).
Lembre-se de não beijar realmente a bochecha. Em vez disso, descanse delicadamente a bochecha contra a deles e beije o ar. Existe um grupo seleto de pessoas que insiste em beijar as outras na bochecha, deixando você beijar o ar a quilômetros de distância do rosto delas, mas, felizmente, essas experiências estão distantes.
Repita o cumprimento
Depois de aprender como cumprimentar, é muito mais fácil se despedir. Apenas repita o que foi feito no cumprimento inicial e você se dará bem. A chave do beijo na bochecha é ser legal, rápido e não pensar demais – basta agir naturalmente, mantendo o contexto cultural em mente e você conseguirá se expressar com confiança.