12 maneiras de tornar seu intercâmbio mais sustentável
/)
Como habitantes deste planeta, cabe a todos nós ajudar a manter nossa casa em boas condições. Lidar com as mudanças climáticas em escala global é uma tarefa para governos e cientistas, mas há maneiras pelas quais nós, pessoas comuns, podemos contribuir. Existem cada vez mais escolhas que podemos fazer para minimizar nosso impacto na Terra, incluindo hábitos que podemos adotar ao viajar e estudar no exterior. O segredo? Pensar localmente, mesmo quando estamos longe de casa.
Aqui estão nossas principais dicas para tornar sua experiência de intercâmbio mais sustentável.
1. Escolha bem como se locomover
Aproveite ao máximo o transporte público da sua nova cidade enquanto estiver estudando ou veja até onde consegue ir a pé ou de bicicleta. Escolher um local para morar próximo ao campus reduzirá o tempo e a frequência dos deslocamentos.
2. Torne sua mala mais ecológica
Você também pode planejar sua bagagem de forma inteligente para viver de maneira mais sustentável assim que chegar. Desde escolher itens sem plástico até encontrar produtos de higiene ambientalmente responsáveis, vale a pena conferir nosso guia de bagagem sustentável.
3. Faça trabalho voluntário
Doar um pouco do seu tempo para um projeto de voluntariado pode ser tão bom para o planeta quanto para a comunidade local e para o seu currículo. Veja quais oportunidades estão disponíveis na região ou na escola onde está estudando. Você pode participar de mutirões para limpar praias e evitar que plásticos cheguem ao oceano ou ajudar a plantar árvores que absorvem carbono. Além disso, envolver-se em iniciativas locais é uma ótima maneira de conhecer falantes nativos e aprimorar seu aprendizado de idiomas.
4. Descubra os mercados de produtores locais
O que colocamos no nosso prato tem um grande impacto na sustentabilidade do nosso estilo de vida. A dica é tentar consumir alimentos orgânicos, sazonais e locais, que não tenham percorrido longas distâncias para chegar até você. Uma ótima maneira de fazer isso é comprando produtos frescos em feiras de produtores em vez de supermercados. Assim, você também terá a chance de experimentar novos sabores e pratos deliciosos.
5. Experimente uma alimentação vegetariana
Quando se trata do meio ambiente, a alimentação vegetariana tem uma pegada de carbono menor. Que tal tentar reduzir o consumo de carne por um tempo? A produção de carne requer mais terras e gera mais emissões de gases do efeito estufa do que o cultivo de vegetais. Além disso, a carne frequentemente percorre grandes distâncias antes de chegar aos mercados. Por isso, especialistas recomendam diminuir o consumo de carne ou optar por produtos de origem local.
6. Priorize restaurantes locais
Escolher restaurantes locais ao comer fora traz diversas vantagens. Primeiro, você estará apoiando um pequeno negócio em vez de uma grande rede de restaurantes, que geralmente tem um impacto ambiental maior. Além disso, a experiência gastronômica e cultural tende a ser mais autêntica. Pergunte a amigos e famílias anfitriãs por recomendações para descobrir os melhores lugares da cidade.
7. Escolha cidades com credenciais sustentáveis
Do ponto de vista ambiental, nem todos os destinos são iguais. Algumas cidades investem mais em sustentabilidade e são mais ecológicas. Pesquisar e escolher lugares comprometidos com o meio ambiente pode fazer a diferença.
8. Explore destinos próximos
Estudar no exterior é uma ótima oportunidade para conhecer um novo país — ou até mesmo um novo continente! Ao planejar passeios de fim de semana, veja quais atrações ou cidades estão próximas. Optar por viajar de trem ou ônibus, em vez de avião, pode reduzir significativamente sua pegada de carbono. Na Europa, por exemplo, há excelentes conexões ferroviárias entre cidades e muitas delas já operam com energia renovável. Além de tudo, a viagem de trem pode ser muito mais bonita e agradável.
9. Preste atenção aos pequenos detalhes
Não se esqueça dos pequenos gestos. Evite jogar lixo na rua ou coletar objetos de reservas naturais e sítios históricos, não compre produtos feitos de animais em risco de extinção, leve uma garrafa reutilizável e tome banhos curtos para economizar água e energia. Cada ação conta!
10. Apoie negócios locais
Artesanatos e produtos feitos por artistas e pequenos empreendedores locais são as melhores lembranças de viagem. Além de serem únicos e especiais, o dinheiro gasto contribui diretamente para o crescimento sustentável da comunidade.
11. Converse com seus amigos
Uma das melhores maneiras de causar um impacto positivo é iniciar conversas sobre o meio ambiente. Podemos controlar nossas próprias escolhas, mas, ao inspirarmos outras pessoas a fazerem o mesmo, podemos criar um efeito cascata e motivar mais ações sustentáveis. Que tal cozinhar uma refeição vegetariana para seus colegas ou convidá-los para visitar um mercado local? Pequenas atitudes podem fazer a diferença!
12. Continue os hábitos sustentáveis ao voltar para casa
Ao retornar do intercâmbio, aproveite para refletir sobre quais hábitos sustentáveis podem ser incorporados ao seu dia a dia. Utilizar transporte público, apoiar negócios locais e consumir alimentos sazonais e de produção regional são escolhas sustentáveis que podem ser adotadas em qualquer lugar.