6 dicas de linguagem corporal para fazer novos amigos
“Não há estranhos aqui; apenas amigos que você ainda não conheceu.”
Essa citação, do poeta irlandês William Butler Yeats, é algo para se ter em mente na próxima vez que você entrar em uma sala cheia de pessoas que não conhece. Embora possa ser uma mudança de vida dar o primeiro passo para fazer amigos, também é ridiculamente assustador. É por isso que reunimos uma lista de dicas de linguagem corporal que dirão àqueles amigos do seu intercâmbio que você ainda não conheceu que você está disposto a isso, mesmo antes do primeiro “Olá”.
1. Mantenha uma postura aberta
Comece com sua postura. Certifique-se de que não está criando uma barreira física entre você e os outros. Uma barreira pode ser uma coisa óbvia, como ter a cabeça enterrada no telefone, ou pode ser mais sutil. Cruzar os braços ou segurar uma bebida na altura do peito também o fecha. Quando você tem uma postura aberta - ou seja, cabeça erguida, ombros para trás e sem barreiras -, você mostra aos outros que está disposto a ser abordado.
2. Faça contato visual
Sabe por que é comum fazer contato visual ao brindar? Historicamente, era para saber se seu companheiro havia envenenado o vinho. Um pouco exagerado, mas o ponto é o seguinte: com apenas uma fração de segundo de contato visual, você pode estabelecer confiança (ou saber se precisa de um novo companheiro de bebida). Você viu alguém interessante do outro lado da sala? Olhe para ela. Essa dica não verbal mostra que você é amigável e está pronto para conversar.
Dica de profissional: Agora, digamos que essa pessoa venha até você. Fazer contato visual enquanto fala indica que você está prestando atenção. Mas o excesso de contato visual pode afastar as pessoas. Qual é a quantidade certa? De acordo com um estudo, manter contato visual de 60% a 70% do tempo é ideal para estabelecer uma conexão emocional.
3. Vire-se na direção deles, por completo
Quando apenas parte do seu corpo, por exemplo, a cabeça, está voltada para a outra pessoa, isso indica que você não está envolvido e pode estar procurando uma saída rápida da conversa. Uma maneira simples e poderosa de conquistar alguém é virar todo o seu corpo na direção da pessoa. Pontos de bônus se você apontar os pés na direção dela. Esse pequeno detalhe tranquiliza instantaneamente a pessoa de que você não está prestes a fugir.
4. Sorria e faça com que seja real
Dê uma olhada em qualquer foto de Meghan Markle tirada por paparazzi. Essa garota pode estar tendo o pior dia e você sempre a verá exibindo o mesmo sorriso alegre. O que faz com que ele pareça genuíno, em vez de parecer que ela está fingindo? Ela sorri com os olhos. Isso significa duas coisas: conscientemente trazer brilho ao seu olhar e (voltando à regra número 2) dar aos outros a chance de ver isso. Os sorrisos falsos não mantêm contato visual.
Dica de profissional: Para obter melhores resultados, não dê aquele sorriso imediatamente. Os especialistas em linguagem corporal recomendam esperar até que você tenha registrado a outra pessoa (contato visual novamente!). Isso permite que a pessoa saiba que ela é o motivo do seu sorriso - e isso é muito mais especial do que trabalhar na sala com um sorriso estampado no rosto. Além disso, é mais fácil para os músculos.
5. Acene com a cabeça, mas não muito
Acenar com a cabeça diz ao orador que você está acompanhando e está interessado no que ele tem a dizer. Mas, assim como no contato visual, onde um pouco é bom, o excesso pode ter um efeito negativo. Acenar demais transmite uma mensagem de impaciência, como se você estivesse tentando apressar a conversa. Mostre sua sinceridade espaçando os balanços de cabeça.
6. Seja o aprovador
Qual é a maior dica de linguagem corporal que você pode dar a um amigo que ainda não conhece? Vá direto até ele e comece a conversar. Lembre-se de que ele provavelmente está tão aberto a conhecer pessoas (e tão nervoso com isso) quanto você. Desafie-se a abordar cinco pessoas e conversar com elas por pelo menos cinco minutos. Uma vez feito isso, você terá cinco novos amigos para voltar a conversar.