O melhor guia de verão para Roma
Ah, o verão em Roma. Isso nos faz pensar em visitar pontos turísticos históricos, devorar montanhas de gelato macio e passar noites quentes desfrutando de boa comida e música até tarde, não é? Mas isso está longe de ser tudo o que a capital italiana tem a oferecer.
Depois de conhecer o famoso Coliseu, a Cidade do Vaticano, o Panteão e a Escadaria Espanhola, aqui está o nosso guia para conhecer mais o verão quando for estudar italiano em Roma.
1. Aproveite ao máximo as manhãs...
Junho e setembro em Roma são quentes, mas a cidade pode facilmente atingir temperaturas diurnas escaldantes durante julho e agosto. No entanto, não deixe que isso o impeça de explorar esse belo lugar, apenas certifique-se de planejar suas atividades para o início do dia. Levante-se cedo e seja o primeiro a ver os pontos turísticos; você desfrutará de temperaturas matinais mais frescas, passará menos tempo esperando em filas e haverá menos turistas em suas fotografias. Lembre-se de levar uma garrafa de água com você; há pequenos bebedouros públicos, conhecidos como "nasoni", por toda a cidade para ajudá-lo a se manter hidratado!
2. ...e as noites!
Aplique a mesma regra à noite; as coisas começam a esfriar por volta das 16 horas e os habitantes locais nem pensam em jantar antes das 20 horas. Se você passou a tarde quente relaxando na sombra ou dentro de casa (onde pode até haver ar-condicionado), a exploração da cidade pode recomeçar à noite. À noite, muitas das praças, monumentos e edifícios históricos ficam iluminados. Dirija-se à Fontana di Trevi ou à espetacular Piazza Navona, que costuma ficar repleta de artistas e artistas de rua após o anoitecer. Além disso, muitas das grandes atrações de Roma, como a Cidade do Vaticano e o Coliseu, oferecem passeios noturnos.
3. Assistir a um filme ao ar livre
Assistir a uma tela grande, cercado por algumas das arquiteturas históricas da cidade enquanto o sol se põe; o cinema ao ar livre não pode ser mais cênico do que isso. Durante o verão, Roma apresenta uma programação repleta de projeções de cinema ao ar livre. Você encontrará uma grande variedade de exibições gratuitas na Piazza San Cosimato e na Piazza Vittorio, e a única ilha de Roma, a Ilha do Tibre, é um lugar incrível para assistir a um filme. Desde os últimos lançamentos e clássicos de Hollywood até filmes independentes e documentários, há um evento para todos os gostos. Se isso ainda não for cultura suficiente para você, também há muitos espetáculos de teatro e ópera ao vivo.
4. Comer, beber e comer um pouco mais
Há muitas experiências gastronômicas clássicas para marcar em sua lista de desejos em Roma. Você pode começar o dia com um café expresso, depois se refrescar com uma generosa porção de gelato (basicamente um sorvete muito cremoso e delicioso) e, por fim, saborear uma pizza de massa fina recém-assada. Mas, para realmente experimentar as delícias culinárias de Roma, há alguns outros pratos que você deve procurar. Se você gosta de doces, procure um maritozzo. Esses pães macios tradicionais são recheados com chantilly e geralmente são consumidos no café da manhã. Para um petisco saboroso, o melhor lanche de rua é o suppli - uma bola de arroz frita, coberta com farinha de rosca e geralmente recheada com queijo.
5. Explorar os parques
A Villa Borghese é o maior parque público de Roma. Esse espaço verde lindamente projetado é repleto de jardins bem cuidados, avenidas arborizadas, um lago com barcos, belos pavilhões e uma variedade de esculturas e fontes ornamentadas. Passear pelos jardins é uma maneira pacífica (e gratuita!) de escapar da agitação da cidade, e há atrações que incluem um zoológico com mais de 100 anos de idade e várias galerias de arte famosas localizadas em edifícios históricos. Os jardins escondidos da Villa Sciarra e o grande parque da Villa Doria Pamphilj também são gratuitos e de fácil acesso a partir do centro de Roma.
6. Passeios turísticos de bicicleta
A Via Ápia Romana - Via Appia Antica - é uma das estradas mais antigas de Roma e costumava se estender até o sul da Itália. Parte do caminho ainda é pavimentada com as pedras originais usadas para criar a estrada. Para um dia fantástico, alugue bicicletas e siga a estrada; você passará por uma grande quantidade de igrejas e ruínas históricas, elegantes ciprestes e até mesmo várias catacumbas (fascinantes locais de sepultamento subterrâneo) que você pode visitar, se tiver coragem. Essa também é uma ótima rota para uma longa caminhada, e definitivamente vale a pena fazê-la logo pela manhã ou em um dia mais fresco.