GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

As 10 melhores cidades para explorar a arte de rua

As 10 melhores cidades para explorar a arte de rua

A arte de rua é cada vez mais reconhecida como uma forma criativa de regenerar as paisagens urbanas em telas de concreto coloridas.

Com frequência, você encontrará essa forma de arte exclusiva espalhada pelas paredes da cidade em locais descolados, criativos e que agradam ao Instagram, tanto para os habitantes locais quanto para os turistas.

Descobrir esses locais é uma maneira excelente e econômica de conhecer um novo lugar. Aqui está nossa seleção das melhores cidades do mundo para descobrir a arte de rua durante seu intercâmbio no exterior.

1. Londres, Reino Unido

O próspero cenário artístico de Londres se reflete em sua variedade eclética de obras de arte criativas espalhadas por suas ruas históricas. Essa combinação reflete perfeitamente a vibrante mistura de cultura moderna e tradicional da cidade.

Não perca: Brick Lane. A animada área de Shoreditch, em Londres, é difícil de ser superada quando se trata de arte de rua, com muitos nomes famosos que deixaram sua marca aqui. Você encontrará uma variedade de murais, estênceis e esculturas de rua que vivem coloridos ao lado das antigas paredes de tijolos dessa movimentada rua comercial.

2. Melbourne, Austrália

Melbourne é a luz que guia a arte de rua australiana, que passou a representar o espírito cultural da cidade. A cidade da costa sul é conhecida por ser pioneira no grafite com estêncil - uma forma de arte de rua facilmente replicável que usa tinta spray em um contorno de papel. Melbourne também realizou com orgulho o primeiro festival de estêncil do mundo em 2004.

Não perca: Hosier Lane. Essa rua lateral com localização central é essencialmente uma galeria de arte a céu aberto que exibe trabalhos dos melhores artistas de grafite da cidade. As obras de arte em destaque são atualizadas com frequência, o que significa que você pode fazer visitas regulares e sempre encontrar algo novo.

3. Bristol, Reino Unido

Nenhuma conversa sobre arte de rua estaria completa sem mencionar seu pioneiro mais conhecido, Banksy. O artista de rua anônimo e inovador cresceu em Bristol e algumas de suas obras mais icônicas podem ser encontradas aqui. Além de Banksy, Bristol ainda é um dos centros criativos do Reino Unido. Aqui, você pode explorar as obras de incríveis artistas de rua espalhados pela cidade. Tente pegar um dos passeios a pé regulares de arte de rua que cobrem o melhor da cena de arte pública de Bristol.

Não perca: The Mild Mild West, 80 Stokes Croft. Essa cena irônica de um urso de pelúcia gigante enfrentando a polícia de choque britânica é um exemplo clássico da mistura característica de Banksy de surrealismo e comentário social.

4. Los Angeles, EUA

A Cidade dos Anjos tem sido o lar de inúmeros ícones culturais ao longo dos anos, com muitas obras de arte de rua dedicadas aos amados moradores locais. Os rostos conhecidos variam de Marilyn Monroe a Kurt Cobain, bem como muitas homenagens comoventes à lenda do basquete Kobe Bryant.

Não perca: Mural Mile em Pacoima. O que começou como um projeto comunitário de base é agora uma vasta tela urbana que retrata centenas de obras ecléticas de artistas locais. Variando do hiper-realista ao fantasticamente sobrenatural, cada peça tem sua própria história para contar.

5. Kuala Lumpur, Malásia

Com um horizonte futurista dominando a paisagem, as ruas de Kuala Lumpur têm se tornado cada vez mais povoadas por obras de arte inovadoras. O governo da cidade sancionou esses esforços artísticos para dar nova vida a áreas menos conhecidas. Os exemplos incluem degraus de pedra projetados para se assemelharem a um rio caudaloso e um antigo ônibus escolar parcialmente embutido em uma parede de tijolos.

Não perca: Kwai Chai Hong ("Little Ghost Alley"). Esse beco abandonado no coração da Chinatown de Kuala Lumpur foi transformado em um ponto de encontro de arte de rua. O espaço conta a história da vida cotidiana na área durante a década de 1960. As paredes dilapidadas agora são murais nostálgicos que levam os visitantes a uma viagem pela estrada da memória.

6. Toronto, Canadá

Frequentemente mencionada como o lugar com maior diversidade cultural do mundo, a maior cidade do Canadá possui uma cena de arte de rua animada, o que não surpreende. O programa StreetARToronto, iniciado em 2012, produziu uma variedade de impressionantes galerias ao ar livre em toda a cidade. Artistas locais proeminentes foram contratados para pintar, respingar e estampar novas cores no cenário urbano.

Não perca: Graffiti Alley. Não há surpresas quanto ao que você encontrará aqui. A apenas algumas quadras da colossal CN Tower, você encontrará a Graffiti Alley, um dos primeiros lugares em Toronto onde a arte de rua foi legalizada. O beco longo e multicolorido é agora o ponto de arte de rua mais conhecido de Toronto. Ela apresenta uma variedade infinita de obras de arte cativantes e é o lar de mini festivais de arte regulares.

7. Berlim, Alemanha

Poucos lugares podem se igualar ao pulso criativo da capital da Alemanha, lar de uma vasta gama de arte de rua. O museu recentemente inaugurado, The Urban Nation, é totalmente dedicado à história e à cultura da arte urbana contemporânea de Berlim. É uma visita obrigatória em sua próxima viagem.

Não perca: A East Side Gallery. Estendendo-se por mais de um quilômetro ao longo do descolado e criativo bairro de Friedrichshain, em Berlim, a East Side Gallery apresenta uma variedade épica de obras de arte. Isso é ainda mais impactante quando você percebe que tudo está localizado ao longo do muro que dividiu essa incrível cidade em duas por tantos anos.

8. Nova York, EUA

A Selva de Concreto é frequentemente considerada o local de nascimento da arte de rua, devido à sua rica história com a forma de arte. Olhe para cima enquanto passeia pelas infinitas avenidas de Nova York e você poderá facilmente descobrir incríveis murais de vários andares pintados em todos os seus cinco bairros.

Não perca: O mural Mount Rushmore of Art na 210 10th Avenue, Chelsea. Esse exemplo espetacular da cena de arte urbana de Nova York é do famoso artista de rua Eduardo Kobra. A obra é uma homenagem carinhosa às lendas da arte Andy Warhol, Frida Kahlo, Keith Haring e Jean-Michel Basquiat. Ela retrata de forma colorida seus rostos em vários andares de um edifício de Manhattan no estilo do icônico monumento Mount Rushmore.

9. Lisboa, Portugal

Empoleirada no cenário do Rio Tejo, a capital portuguesa ostenta uma exibição diversificada de arte de rua. Isso inclui o trabalho exclusivo do artista local Artur Bordalo, que criou um portfólio de esculturas de rua feitas inteiramente de lixo.

Não perca: Poseidon by PichiAvo, 65 Calçado de Santa Apolônia. A uma curta caminhada da estação de trem mais antiga de Portugal, você encontrará uma representação multicolorida do deus do mar Poseidon, olhando para a água. A peça é de uma beleza hipnótica e vale a pena ficar olhando para ela.

10. Miami, EUA

Como se não bastasse o sol o ano inteiro, a principal cidade do sul da Flórida também possui uma cena artística florescente. A "Cidade Mágica" é o lar de uma variedade de murais de rua caleidoscópicos. Miami Beach tem até a honra de ser a cidade anfitriã do renomado festival de arte Art Basel todos os anos.

Não perca: Wynwood Arts District. Uma antiga propriedade industrial, essa área é o indiscutível centro de arte urbana de Miami. Aqui você encontrará quarteirões e quarteirões de murais hipnotizantes dos maiores nomes da arte de rua. Isso faz de Wynwood um lugar fantástico para fazer um passeio imersivo pelo maravilhoso trabalho em exibição.

Esperamos que esta lista o inspire a descobrir algumas dessas cidades incríveis e a conhecer o mundo da arte de rua por si mesmo.

Explore uma nova cultura no exteriorFaça um intercâmbio!
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Aprenda um dos 10 idiomas em mais de 50 destinos

Saiba mais