GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

5 mitos comuns sobre o aprendizado de idiomas

5 mitos comuns sobre o aprendizado de idiomas

Há muitas concepções errôneas sobre o aprender um novo idioma, e algumas delas podem fazer com que a tarefa de se tornar fluente pareça completamente impossível. A verdade é que muitas das coisas que você pode ter ouvido são apenas ficção, e aprender a falar francês, por exemplo, não é tão difícil quanto parece.

Para ajudá-lo a começar, desmascaramos alguns dos mitos comuns sobre o aprendizado de idiomas e reunimos algumas dicas importantes sobre como progredir.

1. Você precisa de talento natural para se tornar fluente

Não é verdade. É claro que ter um talento natural para idiomas pode ser benéfico à medida que você aprende, mas certamente não é essencial. Na realidade, alcançar a fluência tem tudo a ver com prática. O uso constante de suas novas habilidades é o que as desenvolve e aprofunda sua compreensão do idioma e da cultura que você está estudando. O intercâmbio cultural também é fundamental, pois muitos elementos do próprio idioma - como expressões idiomáticas comuns, frases peculiares e gírias - estão intimamente ligados à cultura popular e à história de um país.

Dica extra: Mergulhar no idioma e na cultura estudando no exterior é uma das melhores maneiras de obter fluência e habilidades sólidas que durarão por toda a vida.

2. O aprendizado é um processo linear

Você estuda, aprende e melhora, certo? Bem, não é tão simples assim. Em algumas semanas, você sentirá que está progredindo muito e, em outras, ficará preso em regras gramaticais específicas ou terá dificuldade para se lembrar do novo vocabulário. Sua jornada no idioma terá altos e baixos, assim como o aprendizado de qualquer nova habilidade. O truque é seguir o fluxo e permanecer consistente.

Dica extra: Pode ser útil manter um diário do seu progresso e registrar tanto os erros comuns quanto os marcos. Até mesmo as pequenas vitórias, como a primeira vez que você faz um pedido em um restaurante em seu novo idioma, merecem ser comemoradas!

3. Se você não for fluente, não adianta tentar falar o idioma

É muito importante que você fale regularmente o idioma enquanto estiver aprendendo, pois essa é uma das melhores maneiras de melhorar. Na verdade, você provavelmente nunca se tornará fluente se não fizer isso! Quanto mais você falar, melhor ficará sua pronúncia, mais fácil será manter a conversação e mais confiante você se tornará.

Se possível, tente conversar com falantes nativos em diferentes ambientes, desde amigos, colegas de classe e de trabalho até funcionários simpáticos de cafés e restaurantes. Se estiver estudando no exterior, pratique também com sua família anfitriã ou colegas de quarto. Isso ajudará a ampliar seu vocabulário e colocará suas novas habilidades à prova.

Dica extra: Não tenha medo de cometer erros. Esses são geralmente os momentos em que você aprende mais.

4. Falar outro idioma não é tão importante assim

Isso não faz sentido! Pesquisas mostram que aprender outro idioma é, na verdade, excelente para desenvolver suas habilidades de resolução de problemas, empatia e comunicação, e pode até mesmo proteger a saúde do seu cérebro à medida que você envelhece. Ele permite um intercâmbio cultural enriquecedor e ajuda você a se conectar com pessoas interessantes e maravilhosas para criar experiências totalmente novas. Além disso, abre todos os tipos de oportunidades de emprego, permitindo que você trabalhe com equipes internacionais ou leve sua carreira para o exterior.

Dica extra: Certifique-se de incluir suas habilidades bilíngues em seu currículo - os empregadores adoram ver que você estudou outro idioma, pois isso mostra que você é capaz de se dedicar ao trabalho.

5. Você precisa aprender quando criança para se tornar fluente

Embora seja verdade que geralmente achamos mais fácil aprender novos idiomas quando somos jovens porque nosso cérebro tem maior flexibilidade (conhecida como neuroplasticidade), tornar-se fluente quando adulto ainda é totalmente possível. Com o ensino, a atitude e a prática corretos, você pode se tornar fluente em um idioma em qualquer idade. De fato, alguns dizem que as habilidades cognitivas avançadas, a motivação, a experiência de vida e a compreensão da gramática e das nuances sociais que vêm com a idade são, na verdade, uma grande vantagem para o aprendizado de um idioma.

Dica extra: Você nunca será mais jovem do que é agora, portanto, não importa sua idade, comece sua jornada de aprendizado de idiomas!

Dê o pontapé inicial em seu aprendizado de idiomas no exteriorExplore nossos destinos
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Teste seu inglês em minutos

Saiba mais