10 motivos para amar Málaga
Málaga se tornou sinônimo de sofisticação e ostenta uma arquitetura requintada, praias ensolaradas, jardins botânicos belíssimos, gastronomia fabulosa e um bairro artístico extremamente excêntrico. Leia este artigo e saiba mais sobre uma das cidades mais interessantes do sul da Espanha e porquê você deveria amá-la!
1. Cultura
Uma da cidades mais antigas do mundo, com aproximadamente 3.000 anos de história e um centro histórico que exibe influências de seu passado romano, islâmico e cristão, Málaga é puro charme. O presente é tão agitado quanto o passado com seus novos festivais, concertos e exposições ao longo do ano. Em agosto, não deixe de participar da famosa Feira de Agosto, o maior festival da Costa do Sol. Em dezembro, janeiro e fevereiro, aproveite dois festivais tradicionais: Carnaval de Málaga e a Fiesta Mayor De Vediales.
2. Idioma
O idioma falado em Málaga é o castelhano- comumente conhecido como espanhol tradicional. É esta língua que você vai ouvir no rádio, na TV e nas ruas desta cidade que é considerada um importante centro de aprendizado de espanhol. A atmosfera descontraída, uma diversidade cultural única, a cultura vibrante da Andaluzia e o sotaque incomparável, atraem muitos estudantes de espanhol.
3. Arquitetura
Málaga é um exemplo de renovação já que aquela cidade com imagem ultrapassada e desgastada, ressurgiu como um dos destinos mais chiques e descolados da Espanha. Em um só dia, dá para conhecer anfiteatros romanos, igrejas, monumentos religiosos, catedrais belíssimas e ainda visitar atrações modernas como o Estádio la Rosaleda e o Porto. Você não pode deixar de conhecer: Teatro Romano, Manquita, Gibralfario e La Alcazaba, um marco importante contruído no século XI, que oferece as melhores vistas de Málaga.
4. Arte
Não é à toa que Málaga é conhecida como a Cidade dos Museus, afinal oferece mais de 20 opções com exposições de artefatos históricos, religiosos e arte contemporânea. Os mais famosos são o Museu Picasso de Málaga e o Museu de Nascimento de Pablo Picasso. Como se não bastasse, a cidade ainda conta com o Bairro Artístico Soho, uma região repleta de criatividade, cultura alternativa, arte de rua e galerias com obras de artistas de rua mais famosos do mundo.
5. Dança Flamenca
Esta dança tradicional e extravagante surgiu há mais de 500 anos. O flamenco representa o espírito da Andaluzia. Em Málaga você poderá apreciar esta antiga tradição em sua forma mais pura e apaixonante.
6. Culinária
Os apreciadores de comida e vinho vão se sentir em casa. Você irá encontrar a cada esquina os famosos bares de tapas enquanto passeia por ruas pavimentadas de mármore no melhor estilo mediterrâneo. Dentre as iguarias locais estão: frutos do mar, sopa de gaspacho, salmonetes, sardinhas e o vinho produzido localmente servido diretamente do barril.
7. Clima e Praias
Com temperaturas médias de 21°C e 320 dias de sol, Málaga recebe turistas o ano inteiro. E qual é a melhor programação para curtir todo este sol? Praia, é claro. Opções não faltam tanto na cidade, quanto nos arredores. Não deixe de conhecer a Playa Puerto Banus e Cabopino.
8. Povo Acolhedor
Os malagueños, como sã chamados os moradores locais, têm a fama de ser extremamente acolhedores e tranquilos. Eles não se levam muito a sério e valorizam coisas simples da vida como sentar em um bar de tapas com os amigos para apreciar o pôr do sol.
9. Jardins Botânicos e Parques Naturais
Málaga abriga jardins botânicos e parques naturais espetaculares. Dois deles não podem ficar de fora do seu roteiro: Jardín Botánico de la Concepción, fundado em 1855 e Jardín del Retiro, amplo e exuberante, famoso por ser um dos mais belos de toda a Espanha.
10. Vida Noturna
Os malaguenõs sabem aproveitar a vida como ninguém, adoram curtir a noite e não deixam faltar os tradicionais “churros” no café da manhã. À medida que o sol se põe, você vê literalmente a cidade ganhando vida. As noites podem ser tranquilas e descontraídas ou agitadas e intensas, você decide. Há muitos clubes no centro antigo, ao longo da costa e no terraço dos prédios com vistas inspiradoras.