Não cometa estes erros no exterior!
Você sabe aquela sensação de quando alguém se sente insultado por algo que você fez sem que você entenda o que aconteceu? Bem, isso pode ocorrer até com o melhor de nós, especialmente quando viajamos ao exterior e tentamos navegar no “pode e não pode” da nova cultura. Mas não se desespere! Siga as dicas abaixo, compartilhe com os seus companheiros de viagem e tente evitar passar por aqueles momentos completamente estranhos.
E lembre-se: Independente de onde você vem e da cultura que você está visitando, um sorriso verdadeiro e algumas expressões corporais bem escolhidas serão bem vindas mesmo que você acabe cometendo erros!
NA ITÁLIA…
Foque no café | Não peça cappuccino após o almoço. Cappuccinos são feitos para serem apreciados na parte da manhã e expressos depois do jantar (o leite no cappuccino é conhecido por atrapalhar sua digestão da tarde).
Saiba as regras da alimentação | Se abstenha de pedir recheio extra em sua pizza (essas combinações no menu de pizza que são cuidadosamente elaboradas). E lembre de não colocar queijo parmesão em massas que contenham frutos do mar – é considerado algo que definitivamente não se faz nesse paraíso culinário.
NA ALEMANHA…
Siga as regras | Espere o semáforo ficar verde para atravessar a rua. Se não, as pessoas podem te olhar de cara feia e ainda levar uma multa de brinde.
Consiga um lugar | Sinta-se livre para sentar em mesas vazias em restaurantes sem que arrumem uma mesa para você. E esteja pronto para dividir a mesa com pessoas que você não conhece.
Seja educado | Se você planeja usar o seu alemão, certifique-se de usar a forma educada de “você” que é “Sie” ao invés de “Du” quando se referir a pessoas que você não conhece.
NA FRANÇA…
Tente usar francês | Tente não começar uma conversa direto em inglês e se você tiver que recorrer ao inglês, faça o esforço de perguntar se a pessoa com que está falando fala inglês, diga: “Parlez-vous anglais?”.
Esqueça o bem passado | Pense duas vezes antes de pedir sua carne bem passada. Ao invés disso, você pode pedir por “à point” (ao ponto para mal) ou apenas coma o seu bife “bleu” (azul) ou “saignan” (sangrando) – Esse é o jeito francês!
Saiba os tratamentos | Mantenha o controle dos tratamentos pessoais ao conversar com os franceses. Tente usar “Madame”, “Mademoiselle” ou “Monsieur” sempre que possível e para a pessoa certa, é claro!
NO REINO UNIDO…
Fila à direita ou nem se dê ao trabalho | Ingleses levam filas muito a sério e não obedecer às rigorosas regras de filas será um ato bem malvisto.
Bata um papo | “How are you?” é uma forma de saudação e nem sempre uma pergunta que pede resposta. “Fine thanks, and you?” seria, no entanto, uma resposta adequada e educada.
NA ESPANHA…
Coma tarde | A hora do almoço nunca é antes das 2 da tarde e o jantar não começa antes de tarde da noite, geralmente depois das 10 horas. Lembre-se também que lá ninguém vai para a balada antes das 2 da manhã, então prepare-se para comer e ficar acordado até tardão!
Durma | As lojas geralmente são fechadas entre as 2 e 5 horas da tarde para que os lojistas (e todo o resto) tirem a soneca da tarde, também conhecida como ‘siesta’. Há outra razão, talvez mais importante que essa, para a pausa: é um pouco quente demais no meio da tarde, então nenhum cliente fica passeando pelas ruas! Pensando em fazer compras em uma grande cidade ou no Norte? Não se preocupe: a pausa para a siesta não são tão comuns lá e grandes lojas como Zara estão praticamente sempre abertas!