O que é um Gap Year?
O que é um Gap year?
Gap Year é um conceito que surgiu em 1980 e foi promovido por Cornelius H. Bull, com a ideia de dar mais espaço aos estudantes para que eles crescessem pessoalmente. Ele consiste em um período de tempo investido em si mesmo para se conhecer mais, sair da rotina e aprender pelo mundo. Se chama Gap Year porque as pessoas costumavam a viajar por um ano, mas hoje em dia, ele está muito mais relacionado com o objetivo da viagem do que com o tempo.
Por que as pessoas fazem um Gap Year?
Este fenômeno, que está revolucionando as novas gerações, tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
Não há um número exato a nível mundial, mas o The American Gap Association (AGA) estima que cerca de 70.000 estudantes norte americanos fazem um Gap Year anualmente.
Veja:
A maior parte dos estudantes que opta por um Gap Year o fazem ao sair do ensino médio, tirando um tempo para refletir antes de ingressar em uma universidade.
Mas…
Também há aqueles que decidem trancar ou mudar de curso quando se dão conta de que não gostam do que estão estudando e aqueles que acabaram de concluir sua universidade e decidem investir em um programa como esse para ter fluência e mais oportunidades no mercado de trabalho.
Há ainda aqueles que, na fase adulta, aproveitam esse momento para redirecionar suas carreiras ou que decidem investir no sonho de conhecer o mundo, sonho esse que não puderam realizar quando jovens, devido a outras responsabilidades.
Essa pausa na rotina, seja qual for o motivo, nos ajuda a olhar para dentro, entender o que não nos faz feliz e nos ajuda a descobrir onde está nosso verdadeiro “chamado”. E mais que isso, nos proporciona autoconhecimento, confiança e amadurecimento para se dedicar às coisas que são realmente importantes na nossa vida.
Diferença entre Gap Year e Ano Sabático
Um Gap Year é também um “Ano Sabático”, mas é muito mais que isso. Não é apenas um tempo para “não fazer nada” e viajar o mundo. Um Gap Year é um tempo que você investe em você. Trata-se de estudar e trabalhar em diferentes projetos que motivem o seu desenvolvimento – pessoal e profissionalmente.
Viajar ao exterior tem, então, um papel muito importante nisso tudo: significa sair da zona de conforto e superar imprevistos.
Se um em um Ano Sabático você viaja e conhece o mundo, com um Gap Year, você viaja, conhece o mundo, estuda, e aprende muito mais sobre você mesmo. Você volta mais preparado pessoal, acadêmico ou profissionalmente. Não é a toa que os famosos programas “Work and Travel” estão mudando para “Study and Travel”.
Mas o que eu posso estudar?
Dentre os projetos mais escolhidos pelos “Gappers”destacam-se os cursos de idiomas, preparação para alguns exames como o de Cambridge, TOEFL, IELTS e GMAT, cursos para preparação universitária ou MBA, projetos que incluam algum voluntariado ou práticas profissionais, dentre outros.
Um dos programas mais populares entre nossos estudantes são os Advanced Diplomas, que combinam três características: viagem + curso de idiomas + práticas profissionais ou voluntárias.
E quanto custa?
Um Gap Year é um investimento em você.
O preço varia de acordo com o curso que você escolher, o destinos (ou destinos) e o tipo de conforto que você vai optar. Pensando em um curso de idiomas, por exemplo, esse preço pode ser em torno de 100 USD por dia – com curso, acomodação, refeições e um dinheiro para você gastar com transporte e outras pequenas coisas do dia a dia.
Pode até parecer muito, mas você já parou para pensar quanto dinheiro você investe em um curso de idiomas aqui no Brasil? A média é de 5 a 7 anos para chegar em um nível avançado. E muitas vezes, a falta de contato com o idioma no dia a dia dificulta muito o aprendizado.
Se você fizer essa conta, certamente vai chegar a conclusão de que o investimento vale a pena. Você economiza dinheiro e também o seu tempo e ainda tem a garantia de que vai aprender o idioma. Isso tudo sem contar na experiência de vida, já que todos aqueles que já tiveram a chance de viver essa experiência são unânimes em dizer: é a melhor parte!