O que fazer quando a viagem não sai como planejado: 4 dicas para imprevistos de viagem
Morar e estudar no exterior é uma experiência maravilhosa que você vai lembrar para o resto da vida. Claro, como em qualquer experiência que vale a pena ter, às vezes algo acontece fora do esperado.
Embora esses momentos possam causar incômodo, no final tudo o que acontece na viagem torna-se parte da sua história. E isso, viajante, é o principal sentido de viajar! Listamos quatro imprevistos de viagem e nossas principais dicas para lidar com todos eles.
1. A companhia aérea perdeu sua bagagem
Em primeiro lugar: dirija-se ao balcão de bagagem. A equipe de lá solicitará para ver suas etiquetas da bagagem despachada. (Geralmente, é um pequeno adesivo que você recebe ao fazer o check-in. Verifique seu cartão de embarque – muitas vezes a equipe do check-in o coloca lá para mantê-lo em segurança.) O atendente de retirada de bagagem irá procurar o voo no qual você estava e verificar se sua bagagem foi junto com você – normalmente, a bagagem “perdida” está simplesmente atrasada ou foi adicionada a um voo posterior.
Eles provavelmente pedirão um endereço (forneça o endereço da sua casa, acomodação ou escola) para enviar suas malas. Caso contrário, eles informarão o procedimento para coletar sua bagagem atrasada. Para ficar mais tranquilo, é uma boa ideia pedir para que eles registrem um relatório e forneçam uma cópia impressa. Dessa forma, você terá um rastro de informações e terá uma base maior para acompanhar os próximos passos a seguir!
Dicas rápidas:
Ao fazer as malas, amarre um lenço, uma fita ou uma etiqueta colorida para distinguir facilmente sua bagagem mais tarde.
Não guarde seu laptop, iPad, câmera ou outros itens caros em sua bagagem despachada.
Guarde seu cartão de embarque, informações de seguro de viagem e bilhetes de retirada de bagagem juntos em um local seguro; como uma pequena pasta de plástico ou carteira (tipo a que o seu agente de viagens lhe dá).
Tire uma foto da sua bagagem para mostrar aos funcionários do aeroporto, caso seja necessário. (Isso é muito mais eficaz do que tentar descrever uma “mochila preta de tamanho médio”, assim como milhares de outras!).
2. Você perdeu seu voo
Antes de mais nada: vá para o aeroporto mesmo assim, mesmo que esteja claro que você não chegará a tempo. Às vezes, os eventos estão além do nosso controle – como por exemplo um trem do metrô com destino ao aeroporto sofrer um grande atraso ou um acidente de trânsito bloquear a estrada. Se esta é a sua situação, pergunte aos funcionários do aeroporto sobre a “flat tire rule” - às vezes chamada de “two-hour rule”. Embora não seja uma regra formal, a ideia é que a companhia aérea permita que os passageiros embarquem em outro voo, sem custo adicional, caso sua chegada tenha sido prejudicada por circunstâncias alheias ao seu controle. Infelizmente, as companhias aéreas de baixo custo não fazem essa prática, a “regra” em si não está escrita – mas vale a pena perguntar.
Voos internacionais perdidos – a menos que sejam causados pela própria companhia aérea – funcionam de forma diferente. Nesse caso, você normalmente terá que pagar uma “taxa de alteração” para ser adicionado a um voo posterior. Por mais irritante que isso possa ser, respire. Se você deseja viajar internacionalmente regularmente, em algum momento isso pode acontecer. Então, seja bem-vindo ao clube!
Dicas rápidas:
Reserve voos domésticos e internacionais com companhias aéreas associadas (como Oneworld, SkyTeam ou Star Alliance). Quando um voo perdido é culpa de uma companhia aérea (como quando um avião passa por dificuldades técnicas, o que posteriormente impede você de pegar um voo de continuação), é responsabilidade dela colocá-lo em um voo posterior.
Leia atentamente sua política de seguro viagem. Se desejar, considere escolher um que o apoie em caso de perda de voo internacional.
Faça um orçamento para o caso de um voo perdido, reservando o “dinheiro da taxa de alteração” em seu cartão em USD. Se você precisar, não será necessário fazer chamadas de emergência para casa para solicitar dinheiro.
Trate os funcionários das companhias aéreas com respeito. Eles também são seres humanos e sua educação pode ajudar bastante a evitar estresse emocional – e às vezes financeiro.
3. Você se sente nervoso ao falar
O nervosismo é natural e até faz parte do aprendizado de um idioma no exterior. Então, se você se sentir nervoso – relaxe! Saiba que em breve você se acostumará com o ambiente ao seu redor, fará amigos e se sentirá mais confortável falando seu novo idioma. Todo mundo que já aprendeu outro idioma passou por um momento em que se sentiu inseguro sobre suas habilidades e se iria ou não apenas “entender”. A boa notícia é que, se você abordar seu aprendizado com calma, curiosidade, vontade de trabalhar duro e uma boa dose de humor, evoluirá bastante!
Dicas rápidas:
Lembre-se que sentir-se nervoso é totalmente normal – falar ficará mais fácil com o tempo! O ditado “a prática leva à perfeição” está completamente certo..
Diga “sim” às oportunidades de conhecer novas pessoas. As atividades em grupo são ótimas, você pode optar por conversar com uma ou mais pessoas, depende somente do seu humor.
Lembre-se de que caminhar, jogar boliche, passear pela cidade, nadar, visitar uma galeria de arte, ir a um concerto – ou qualquer outra atividade social em que sua mente e seu corpo estejam ocupados – são excelentes formas de conhecer novas pessoas e descontrair conversando. Alguma coisa acontece quando você está ocupado ou se exercitando que ajuda a desligar a voz crítica em sua mente.
Trate-se como você trataria um bom amigo. Você nunca riria dos esforços de um amigo para aprender um novo idioma – então por que ser tão duro consigo mesmo?
4. Você está perdido em sua nova cidade
Excelente! Se perder é uma das partes mais importantes da sua viagem (não, sério – estamos falando sério). Estar no exterior lhe dará infinitas oportunidades de crescer e sair da sua zona de conforto.
Baixe os aplicativos que o departamento de transporte público da sua cidade possui e use-os para entender as rotas de transporte público.
Leve um mapa de transporte público em sua bolsa. Nele, marque sua rota preferida para casa e para a escola, além de anotar ônibus alternativos e linhas de trem que o levarão até onde você precisar.
Em caso de perda, dirija-se a um café, livraria, loja de conveniência, centro turístico ou ponto de referência semelhante. Peça ajuda lá e mostre a eles seu mapa para ilustrar aonde você precisa ir. Não fique nervoso em pedir às pessoas que repitam o que disserem. Lembre-se, as pessoas adoram ajudar os outros a navegar em sua cidade.
Pense nesses momentos como um bônus de aprendizado de idiomas para pontos extras! Você irá praticar a fala em tempo real com as pessoas locais – o que é ótimo para melhorar a fluência e aumentar sua confiança.
Se você tiver tempo e se sentir confortável, saia – este pode ser um ótimo cantinho da sua nova cidade. Você pode encontrar seu novo café favorito, praça, galeria, parque ou loja ao virar da esquina.
Não há razão para suspeitar que essas coisas vão acontecer com você. Mas caso aconteçam – ou um amigo passar por uma situação semelhante – essas dicas ajudarão você a se sentir relaxado e pronto para reagir. Boa viagem!