Onde devo estudar? Nova York vs. Londres
Cachorros quentes vs crumpets, café vs chá, táxis amarelos vs táxis pretos: Está na hora de colocar Nova York e Londres lado a lado para vermos qual o melhor local para estudar.
Um coisa é verdade, não há outras duas cidades no mundo tão semelhantes quanto Nova York e Londres, e estudar em qualquer uma das duas permite que você mergulhe nos maiores centros cosmopolitas do mundo. Indo mais a fundo, no entanto, há contrastes sutis entre as duas cidades que farão uma enorme diferença para a sua experiência de estudar no exterior.
Comparamos os dois destinos em várias categorias para responder à pergunta que vale milhões de dólares/libras: Onde devo estudar? Londres ou Nova York?
VIDA NOTURNA E ENTRETENIMENTO
Londres e Nova York bombam com tantas possibilidades – e não só durante o dia. Quando o sol se põe, aponta vários caminhos que te levam para as diversões da noite. Ambas possuem locais reservados para o melhor do teatro (Broadway em Nova York e The West End em Londres), oferecem uma gastronomia variada (alguns pratos que nunca pensou que existiam!) e concertos que estão no topo da lista. Então o que os torna diferentes? É simples – Nova York é apelidada “a cidade que nunca dorme”, com motivos. Os bares, restaurantes e até algumas lojas na Big Apple ficam abertos até tarde, enquanto em Londres os bares e restaurantes normalmente fecham às 23h durante a semana.
FUGINDO DAS MULTIDÕES
Londres está distribuída numa área muito maior do que a sua rival americana, o que quer dizer que há imensos espaços para você conhecer. Na verdade, 40% de Londres possui áreas verdes comparativamente com 14% de Nova York. Devido a isto, é bem fácil fazer uma pausa do ritmo frenético de Londres e fazer um passeio por parques e jardins. Richmond Park, por exemplo, tem quase 1000 hectares de mata intocada (incluindo cervos!) mesmo estando na capital do Reino Unido. Nova York, por sua vez, é o lar do mais famoso parque urbano do mundo, Central Park, e possui uma série de parques menores, como Riverside Park e Prospect Park, que você pode aproveitar durante os meses mais quentes de verão.
CONHECENDO A CIDADE
Os táxis, ônibus e metrôs da Big Apple são mais baratos do que em Londres, e o metrô funciona 24 horas por dia x 7 dias por semana, sempre. O “Tube” de Londres, a partir de setembro de 2015, começará a ter algumas linhas 24h, mas apenas durante os finais de semana. Ambos os serviços de metrô tem os prós e contras de uma grande cidade – é conveniente mas, por vezes, fica muito lotado e, no verão, muito quente. É sempre bom lembrar que ambas as cidades podem ser exploradas a pé – é desta forma que encontrará os cafés escondidos, as boutiques secretas, e a arquitetura impressionante que fazem a descoberta da cidade tão memorável.
ESPORTES
Desde o momento em que Londres passou à frente de Nova York e Paris para sediar os Jogos Olímpicos de 2012, a cidade emergiu como a capital esportiva do mundo. Estádios considerados “estado-da-arte” estão espalhados por toda a cidade e dão a sensação de que, a cada fim de semana, são novamente a sede para uma competição mundial. Isto não quer dizer que Nova York seja um desleixo quando se trata de eventos esportivos – Londres apenas tem mais opções. Nova York é o lar de algumas das mais reconhecidas equipes esportivas do mundo; todas as pessoas que já colocaram o chapéu dos Yankees, pelo menos uma vez, e tanto os Jets, os Giants e até os Knicks chamam a cidade de casa.
GRAUS DE FRIO
A cidade de Nova York desfruta de verões quentes, mas invernos frios e com neve, enquanto Londres tem verões frescos e invernos suaves. O Reino Unido pode ser conhecido pelo seu clima chuvoso e sombrio, mas a verdade é que Nova York tem ainda mais precipitações do que o seu amigo do outro lado do Atlântico. No entanto, se quiser realmente um bom tempo durante o verão, em Nova York as temperaturas podem ir acima dos 30 graus, comparativamente com Londres, que tem uma média de 23 graus.
COISAS GRÁTIS
Londres é excelente quando se trata de atividades grátis para fazer – perfeito se for um estudante com um orçamento apertado. Pode ver os artefatos do British Museum e do National History Museum e não custará nem uma libra, mesmo as tão aclamadas exposições da National Gallery, Tate Britain ou Tate Modern são gratuitas. Nova York não consegue competir com tantas excelentes atividades grátis ao ar livre, mas você pode encontrar várias jóias pela cidade – só precisa pesquisar um pouco mais. Alguns museus, galerias e pequenas salas de concertos são grátis (ou pague o quanto vale) em dias específicos.
PRATOS SABOROSOS
Ambos os destinos são um paraíso para os amantes de comida: é importante olhar para além dos pratos estereotipados dessas cidades, mas, claro, nunca ignorá-los. O chá da tarde e uma saborosa carne assada para o jantar são essenciais em Londres, tal como os cachorros quentes, hambúrgueres e baguetes em Nova York. Se for mais além, encontrará pratos de todas as partes do mundo, barracas de comida de rua e chefes inovadores que cozinham pratos que dão água na boca e que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar.
O MUNDO NUM SÓ LUGAR
Nova York e Londres são símbolos de diversidade: ambos tem cerca de 8,3 milhões de habitantes, e a percentagem de residentes nascidos no exterior está um pouco abaixo dos 40%. O mundo está aqui, e irá te receber de braços abertos. Tamanha diversidade significa que nunca deixará de ser surpreendido pela constante mudança, pela diversidade de bairros, comida e vida noturna, e mesmo assim sempre se sentirá em casa.