Oxford: o melhor guia para visitantes
É certo dizer que uma cidade apelidada de “A Cidade dos Pináculos” será repleta de uma bela arquitetura: Em Oxford, é impossível andar mais que alguns passos sem tirar os olhos das altas e elegantes construções que comandam o horizonte. Mas essa cidade, tipicamente britânica e cheia de história, tem muito mais para oferecer do que um passeio pela sua arquitetura – é definitivamente uma ótima opção para umas férias ou pra estudar.
Confira agora o Guia completo para visitantes de Oxford!
FAÇA UM PASSEIO DE BARCO
Deixar Oxford sem pisar em um dos típicos barcos seria quase um crime. Alugue um barco de madeira com fundo chato na Magdalen Bridge Boathouse e vá para o sul com um remo em suas mãos para auxiliar no caminho. Passe pela Oxford’s Botanical Gardens, Christ Church College Meadows, e atravesse o Magdalen School Rose Gardens. Sente e relaxe – se conseguir convencer mais alguém a remar – enquanto flutua serenamente pelas vias de Oxford. Se você não quiser pilotar seu próprio barco, vários roteiros oferecem um incrível e relaxante tour panorâmico pelas águas de Oxford.
VISITE A UNIVERSIDADE
A Universidade de Oxford – você não pode perder isso. Embarque nas pitorescas e impressionantes escolas – muitas delas deixam você dar uma espiada. Uma das mais visitadas e mais ilustres escolas da Universidade de Oxford, Christ Church College, uma vez abrigou Albert Einstein e serviu de inspiração para o grande salão comunal de Harry Potter. Além disso, foi usada como locação durante a produção do filme. Magdalen College, às margens do rio, é conhecida com um dos mais magníficos prédios. Com suas torres, possui claustros repletos de gárgulas e até mesmo seu próprio bosque. Troque a cidade por um espaço verde a passeie pelos grandes parques da universidade ou visite a clássica, e enganosamente grande, Blackwell’s Bookshop.
PASSEIE PELO OXFORD’S COVERD MARKET
Você poderia (e deveria) passar algumas horas andando pela Oxford’s Covered Market, fundada no coração histórico de Oxford. Entre e uma grande variedade de barracas de artesanato, lindos cafés e uma suntuosa loja de bolos esperam por você. (Não perca os cookies fresquinhos no Ben’s). Se presenteie com artesanatos locais e souvenires antes de parar na secção de queijos e carnes e ir embora com uma deliciosa torta do Pieminister.
SAIBA ONDE COMER
O que quer que você esteja procurando, Oxford lhe oferece: Curta uma seleção de paellas de frutos do mar, salsichas picantes e carnes marinadas na An Andulas Tapas. Vontade de comer uma comida japonesa? Vá até o Edame por autênticos e caseiros pratos japoneses e um sushi maravilhoso. No almoço, visite o Taylor’s para uma baguete gourmet que vai lhe deixar com água na boca; e para um jantar com classe, o Cherwell Boathouse, que tem vista para o rio, é imbatível. E se depois de tudo isso, está ficando tarde, mas você está morrendo por um sorvete super cremoso: a deliciosa sorveteria G&D fica aberta até meia noite para lhe satisfazer.
…ONDE BEBER
Escondido em uma rua de pedras, Turf Taverns fica longe de vista, mas com certeza está no coração de qualquer pessoa que conheça e ame Oxford. Há comidas e bebida típicas de pubs ingleses, mas o charme real é o jardim da cerveja no verão e a atmosfera amigável durante todo o ano. Prove coquetéis no pequeno, mas premiado, Rauls ou no Frued Café – um bar impressionate dentro de uma antiga igreja, com um elegante pé direito alto e vitrais. O Kings Arms Pub no cento de Oxford sempre está cheio e o Lamb and Flag ostenta o charme de Oxford, com a estampa xadrez clássica e lareira inclusas.
…E ONDE TOMAR UM BRUNCH
Se sua manhã perfeita começa com pratos a base ovos ou cafés da manhã Inglês ou Americanos completos, vá até o sabiamente chamado Oxfork – suas papilas gustativas vão lhe agradecer. Para um brunch que celebra um café de qualidade e lhe permite aproveitar panquecas caseiras, vá até o Combibos Coffee, e volte mais tarde para uma boa fatia de bolo. Quando as boas cafeterias não são o bastante, experimente o Thirsty Meeples, que oferece mais de 2000 jogos de tabuleiro, e aproveite um cocholate quente com avelã delicioso.
PEGUE UMA CÂMERA
Uma das mais famosas bibliotecas do Reino Unido é também uma das mais belas: 176 km de prateleiras que grunhem sob o peso de se guardar uma cópia de cada livro publicado pela London Stationers’ Company desde 1610. Há mais de nove milhões de livros. Não estamos sugerindo que passe seu fim de semana com seu nariz em um livro empoeirado (não vamos julgar se você fizer isso), mas andar através dos corredores silenciosos é uma boa opção para adicionar ao seu itinerário. Logo ao lado, fica o Sheldonian Theatre, a famosa Radcliffe Camera e o singular Hertford Bridge (Bridge of Sighs). Então você terá uma marca icônica de Oxford para postar nas redes sociais. #EFMoment, alguém?
VISITE OS MUSEUS
Entusiastas da cultura devem ir ao Oxford University Museum, uma versão em miniatura do Natural History Museum em Londres, e veja os esqueletos de dinossauros e animais empalhados que ilustram a história da Terra. A melhor parte? É de graça. Enquanto estiver lá, passe uma hora ou duas admirando as esquisitices culturais perdidas no anexo Pitt Rivers Museum, onde grandes expositores estão cheios de artefatos ecléticos e relíquias curiosas dos quatro cantos do mundo – não podendo faltar totens, cabeças encolhidas e armas antigas.