GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

Depoimento: Isabel

Ex-aluna EF Paris
Depoimento: Isabel

Aprender uma língua no exterior durante as férias é uma experiência transformadora – em qualquer idade e para qualquer quantidade de tempo. Além disso, estudar nas férias não é apenas para impressionar  seus colegas e turbinar seu CV e sim uma grande e divertida forma de conhecer novas pessoas, enquanto desvenda outro país e uma nova cultura.

Conversamos com a Isabel e ela contou tudo sobre suas duas semanas em Paris.

ISABEL POR QUE VOCÊ DECIDIU FAZER INTERCÂMBIO?

Eu sempre tive vontade de melhorar o meu francês. Eu aprendi na escola, mas eu não o tenho usado muito, então agora é a hora. Duas semanas era o máximo de tempo que eu poderia ficar longe do trabalho, por isso ir a Paris por apenas duas semanas foi uma boa decisão para mim, mas na minha classe, haviam pessoas que decidiram estudar mais tempo ou até mesmo desistiram de seus trabalhos para aprender o francês.

VOCÊ CONSEGUIU RELAXAR NESSAS DUAS SEMANAS?

Eu não vou mentir, estudar no exterior por duas semanas não é tão relaxante quanto uma férias na praia. Eu tive aulas todos os dias (menos no fim de semana, é claro), mas depois da aula, eu andava muito aproveitando a atmosfera nas brasseries francesas. Era um ambiente diferente e um ritmo diferente. Depois de dois dias, eu realmente esqueci tudo sobre o trabalho.

O QUE VOCÊ APRENDER NO SEU INTERCÂMBIO?

Mesmo que eu não tenha falado o idioma por mais de 15 anos, eu percebi que eu ainda lembrava bastante, especialmente quando eu estava lendo, mas foi difícil falar em francês. Assim, as duas semanas realmente me ajudaram a falar francês. Para obter o máximo de proveito, eu escolhi algumas classes com foco em gramática e conversação e, depois de alguns dias, me senti muito mais confiante para me comunicar com alguém. Eu era capaz de pedir comida em restaurantes e ter conversas curtas com as pessoas.

QUAL FOI SUA MAIOR SURPRESA?

Isto pode parecer estranho, porque eu trabalho para EF, mas a maior surpresa foi a localização da escola. Eu sempre soube que EF Paris estava no meio da cidade, mas eu nunca imaginei o quão central era. Ela fica muito perto da Galeries Lafayette. A escola fica em um belo edifício histórico, mas no interior, é muito moderna, iluminada, tem um terraço na cobertura, uma perfeita máquina de café e professores maravilhosos.

QUAL É A MAIOR VANTAGEM DE FAZER INTERCÂMBIO NA FÉRIAS?

A maior vantagem foi definitivamente poder relembrar meus conhecimentos de Francês. Estudar no exterior foi uma boa motivação para continuar a melhorar minha habilidades neste idoma – eu ainda tenho meus livros e eu quero começar a assistir filmes franceses. Mesmo com o curso intensivo com cerca de 30 horas de aulas por semana, tive tempo para realmente explorar Paris: eu tinha tempo para descobrir os bairros e realmente mergulhar na cultura parisiense.

QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO?

Eu estou em com trinta e poucos anos e vivo sozinha faz tempo, então a viver com uma host família foi um pouco difícil de se acostumar. Eram pessoas verdadeiramente maravilhosas que me fizeram sentir em casa: no meu primeiro dia, por exemplo, a minha “homestay mom” me explicou como chegar na escola e como se locomover por Paris. Fazia tempo que não me perguntavam se eu estaria presente no jantar ou o que eu gostaria de comer no café da manhã. Eu simplesmente não estava acostumado com isso mais, eu realmente comecei a me sentir em casa na segunda semana. Já na escola a lição de casa foi um pouco complicada no início, especialmente na primeira semana. Levou algum tempo para pegar o ritmo de estudo – especialmente em francês. Mas depois de alguns dias, eu já tinha amigos na escola e sabia como as coisas funcionavam.

QUAL FOI O DESTAQUE DA SUA VIAGEM ?

O destaque foi definitivamente minha visita à Versailles. Eu já o havia visitado antes, mas agora eu finalmente tive tempo para absorver tudo. Era um dia lindo, passei muito tempo nos jardins e pelos pequenos lagos.

A QUEM VOCÊ RECOMENDARIA FAZER UM INTERCÂMBIO NAS FÉRIAS?

Eu recomendo a todos que querem melhorar seus conhecimentos em algum idioma. Faz anos que tento retomar meu francês, com aplicativos, por exemplo, mas simplesmente não consegui avançar. Durante meu tempo em Paris, tudo o que ouvi era francês, então eu aprendi tudo mais rápido e foi uma experiência muito gratificante. No entanto, duas semanas não é muito tempo, então eu acho que este tipo de programa de intercâmbio nas férias é melhor para as pessoas que têm algum conhecimento básico da língua – é mais fácil e divertido praticar e usar o idioma, se já existe uma base de  compreensão. Se alguém quiser começar do zero, eu recomendo estudar por mais de 2 semanas.

VOCÊ FARIA OUTRO INTERCÂMBIO NAS FÉRIAS?

Sim com certeza! Eu estava pensando em ir para Roma para aprender italiano – eu até olhei alguns hotéis! Eu também gostaria de aproveitar os incríveis mercados locais e supermercados e cozinhar sozinha.

Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Teste seu inglês em minutos

Saiba mais