9 razões do porquê saber inglês é importante
Vá a qualquer lugar no mundo vai encontrar alguém que fala inglês. E daí vem a pergunta: quais as razões do porquê o inglês se tornou tão importante no mundo?
Como é que o inglês se tornou na língua de locais tão distantes como o Reino Unido e a Polinésia Francesa? Vamos descobrir as 9 razões do porquê o inglês é importante no mundo e entender por que esta é um dos idiomas mais falados no mundo e considerado uma língua internacional.
1. É o idioma mais falado no mundo
Dependendo um pouco de como você conta, além dos aproximadamente 400 milhões de falantes nativos, o inglês é compreendido e/ou falado por cerca de 1,6 bilhão de pessoas. Com mais de um quarto do mundo falando o idioma, sempre há alguém com quem praticar.
2. É o idioma dos negócios internacionais
Com as sedes das empresas mundiais predominantemente nos centros financeiros do Reino Unido e dos Estados Unidos, o inglês é há muito tempo o idioma padrão do comércio. Isso também pode ser, em parte, devido ao fato de os falantes de inglês não serem os primeiros a querer aprender outro idioma e, bem, você precisa encontrar um ponto em comum com pessoas de todo o mundo de alguma forma, não é mesmo?
3. A maioria dos filmes é em inglês
Hollywood é uma potência do entretenimento global, portanto, é natural que o inglês se torne o principal idioma para a produção de filmes. É claro que os filmes são frequentemente dublados, mas é melhor apreciá-los no idioma em que foram criados.
4. É fácil de aprender
Isso é discutível dependendo da pessoa com quem você fala, mas é geralmente aceito que o inglês não é o idioma mais difícil de aprender. O vocabulário é simples de entender e sua relação com muitos outros idiomas significa que os falantes desses idiomas podem ver a origem dos conceitos em inglês. Isso me faz lembrar...
5. Ele está relacionado a muitos outros idiomas
O inglês tem uma história longa e fascinante que abrange guerras, invasões e influências de todo o mundo. As culturas que ajudaram a moldar o inglês moderno incluem os romanos, os vikings e os franceses. Por esse motivo, é um idioma híbrido composto por elementos latinos, germânicos e românicos.
6. Você pode dizer as coisas de cem maneiras diferentes
Um dos melhores recursos do inglês é sua flexibilidade: muitas vezes é possível encontrar várias maneiras diferentes de explicar a mesma coisa graças à ampla variedade de vocabulário. Diz-se que o inglês tem bem mais de 750.000 palavras (dependendo um pouco de como você conta - algumas estimativas generosas colocam esse número em 1 milhão) e está adicionando novas palavras todos os anos (veja o item 8 abaixo).
7. Ele soa diferente em todo o mundo
Um desenvolvimento ainda mais recente na evolução do inglês é o surgimento de dialetos distintos entre os países onde o inglês é o idioma nativo. O Reino Unido, a Austrália e os Estados Unidos têm maneiras diferentes de falar e soletrar, influenciadas pelos eventos culturais e históricos que moldaram seu desenvolvimento.
8. É realmente flexível
Os falantes não nativos de inglês que o aprendem como segundo idioma geralmente comentam sobre quantas maneiras existem para dizer as coisas. Isso ocorre porque o inglês não discrimina - você pode usá-lo como quiser. Países como Singapura levaram esse conceito a sério, inventando um tipo totalmente novo de inglês chamado "Singlish", que absorveu facetas de outros idiomas, como o chinês e o malaio.
9. Ele continua a mudar
Selfie. Bae. Smasual. Todas essas palavras são novas no idioma inglês, mas já se tornaram membros valiosos do léxico. Mais do que qualquer outro idioma, o inglês continua a evoluir e a absorver novas palavras que se ramificam - muitas vezes sem tradução - em outros idiomas. Definitivamente, o inglês é um idioma que sabe onde está a festa.
Minha conexão com o inglês pode ser herdada, mas há muito que ele pode oferecer a todos, independentemente de onde estejam no mundo. Além disso, todo mundo deve saber o que significa "selfie", certo?
Image por David Goehring, Flickr / Creative Commons