Quanto custa fazer um intercâmbio?
Essa é a pergunta que passa na cabeça da maioria das pessoas quando elas pensam em viver por um período no exterior. E eu posso dizer, por experiência própria, que em um primeiro momento fazer intercâmbio parece uma coisa de outro mundo. Afinal, quanto custa fazer um intercâmbio?
Uma notícia boa: é uma experiência bem mais acessível do que parece.
É caro?
Sim e não. Intercâmbio é um investimento – tudo que você aprende em um intercâmbio você leva para toda a vida. Parece clichê, mas a verdade é que vai ser muito mais fácil se lembrar dessa experiência que lembrar dos tipos de anfíbios ou daquela fórmula de estequiometria que você estudou na época da escola.
É claro que não é uma experiência super barata, mas você precisa levar em conta que você está combinando um experiência educacional, com um experiência turística e mais que isso, uma experiência de vida.
De quanto eu preciso?
Isso depende do quão econômico você for e do que você está disposto a abrir mão. Ficar em uma residência estudantil é mais caro do que ficar em uma casa de família, por exemplo. Andar de transporte público é bem mais barato que ficar pegando uber todo dia. Então isso realmente vai depender de você.
Uma conta que sempre faço é de mais ou menos 100 USD por dia. Esse valor meio que cobre as despesas de curso, moradia e alimentação básica para a maioria dos destinos, então você precisaria de só mais um dinheiro para passeios, viagens de fim de semana e compras. A notícia boa é que se você optar por ficar por mais tempo (a partir de 6 meses) os custos com curso e alimentação acabam diminuindo e você gasta menos.
Quando você compara com uma viagem de lazer, por exemplo. É difícil conseguir um hotel por menos 80 USD o dia. E se você pensar que para aprender inglês no Brasil, você tem que desembolsar entre R$300 e R$900 por mês em um curso e estudar por no mínimo 6 anos para chegar em um nível avançado do idioma…fazer um intercâmbio parece uma boa idéia, não?
E vale a pena?
Muito. Como eu disse antes, é uma experiência que a gente leva para a vida toda.
E pensando do ponto de vista do aprendizado do idioma, quantas pessoas você conhece que estudam inglês há anos e mesmo assim não falam direito ou não se sentem seguros para falar inglês em público?
Isso acontece com qualquer idioma, não só com o inglês. Está imerso em um ambiente onde você é obrigado a se virar falando o idioma muda uma chavinha no cérebro.
Por quanto tempo eu deveria estudar?
O tempo que você puder! Muitas pessoas acabam desistindo por não ter disponibilidade de fazer por períodos mais longos, mas isso é uma grande besteira. É claro que quanto mais tempo você ficar, mais você vai aprender, mas a partir de 2 semanas você já pode ter uma experiência incrível! Uma conta que você pode fazer é que a cada 6 meses estudando em um curso o Brasil equivalem a no máximo 6 semanas no exterior. Assim você consegue saber mais ou menos o seu nível atual e quanto falta para o seu objetivo
E aí, ficou animado para sua próxima experiência?